10 maneiras criativas de economizar dinheiro

O conceito pode parecer simples, mas economizar dinheiro não é uma tarefa muito fácil, especialmente quando se enfrenta períodos mais difíceis como o que vivemos em 2020.

Atualizado em dezembro 18, 2020 | Autor: Michelle
10 maneiras criativas de economizar dinheiro

Somos submetidos a uma grande quantidade de anúncios diariamente que prometem resolver nossos problemas e atender nossos anseios. Serviços de streaming surgem a todo momento com novas propostas de entretenimento e nos deixam realmente em dúvida sobre o quanto realmente precisamos de mais uma assinatura acumulada na fatura do cartão de crédito.

Se você já tentou muitas estratégias e não conseguiu economizar, confira esse especial do Alto Tietê Web com 10 dicas diferentes para economizar um dinheirinho. Confira a seguir!

Anúncios


1- Faça permutas

Se você tem algum item em casa que não usa mais ou tem alguma habilidade para fazer artesanato ou serviços domésticos, por exemplo, você pode oferecer em troca de algo que esteja precisando. Converse com as pessoas em grupos de compras – hoje há muitos em redes sociais como Facebook e WhatsApp – e negocie.

2- Guarde o que você ganha de maneira inesperada

Surgiu uma proposta para um trabalho que você não imaginava fazer agora? Um “freela” de última hora? Reúna todas essas receitas inesperadas em uma conta – aqui vale, na pior das hipóteses, até mesmo uma conta na poupança. Ao final de seis meses ou um ano, verifique a quantia guardada. Você irá se surpreender! E depois, que tal aplicar em um investimento mais rentável ou transformá-lo em seu fundo de emergência?

3 – Incorpore o truque dos R$5

Toda vez que você receber uma nota de R$5 nas mãos, guarde. Não importa se é de troco ou como pagamento, de presente ou se encontrou na rua. Guarde sempre, sem nem mesmo pensar, automatizando a ação. No final do ano você também vai se surpreender com a quantia guardada.

4 – Desafio do reuso

Antes de descartar qualquer coisa, faça uma pausa para pensar: eu posso reaproveitar isso de alguma maneira? Isso vale até mesmo para sacolas de compra e papel alumínio. Pode parecer uma bobagem, pode ser que sua família comece a rir de suas atitudes, mas além de ser algo ecológico, esse hábito cria novos caminhos no seu cérebro e você terá mais criatividade para reutilizar várias coisas que, antes, iriam parar no lixo sem nenhuma chance de reconsideração.

5 – Reforme suas roupas e use brechós

Sabe aquela calça que não serve mais? Que tal transformá-la numa saia? E o vestido velho, será que não rende uma nova peça também? Contudo, se você não suporta mais olhar para aquela roupa, você pode vende-la ou trocá-la num brechó. O mesmo pensamento vale quando você quiser uma “brusinha” nova. Os brechós de hoje têm peças super interessantes, as vezes até mesmo novas, com etiquetas. Além disso, estão surgindo com força total nas redes sociais e enviam para qualquer canto do Brasil.

6 – Não espere quebrar para consertar

Que tal dar uma checada no carro antes de deixar que ele quebre no meio de um passeio e isso se torne um gasto ainda maior e totalmente não contabilizado? Dê aquela conferida nas calhas para evitar um problema no telhado, enfim, faça uma inspeção a caça de problemas que você pode resolver com o dinheirinho extra do final de ano e evite ficar no aperto num momento em que esses valores podem fazer muita falta.

7 – Revise seus planos de celular, internet e assinaturas em geral

Sabe aquele serviço de streaming que você assinou e nem está aproveitando por falta de tempo? E o seu plano de internet, será que seu provedor não tem uma oferta melhor? O mesmo vale para planos de celular ou qualquer outra assinatura anual. Vale a pena revisar tudo isso e encontrar o que pode ser eliminado ou ao menos trocado por uma proposta mais vantajosa.

8 – Planeje suas refeições

Que tal fazer uma lista de compra semanal e preparar suas refeições com antecedência? Se você usar a sexta para fazer a lista e comprar os ingredientes, poderá adiantar o preparo do seu jantar durante o domingo de manhã, por exemplo. Isso poupará tempo e dinheiro ao evitar comer fora naqueles dias em que você teve um dia mais difícil e está sem energia para cozinhar.

9 – Faça seu próprio café

Café em cápsula é prático e delicioso. Tomar um café na cafeteria também é extremamente tentador. Mas se você quer levar a sério essa história de economizar, pode investir num copo térmico e garantir muito mais café, com os grãos de sua preferência, e de quebra gastar muito menos. Para não deixar de aproveitar sua cafeteira expressa, você também pode investir em uma cápsula de inox – que além de ser ecológica, é também livre de alumínio (que é tóxico para o organismo) e custará infinitamente menos. São gastos que, no final do ano, fazem todo o sentido para a sua economia.

10 – Beba mais água

Você vive com fome? Gasta com vários lanchinhos durante o dia? Não consegue abrir mão do suco no meio da tarde? E o refrigerante, então? Mas sabia que na verdade tudo isso pode ser apenas sede? Beber água não vai apenas fazer com que você economize dinheiro diretamente, mas também poderá poupar algum dinheiro com seus gastos de saúde. Hidrate-se e economize!