O número de desempregos no Brasil, infelizmente, segue crescendo. A crise da pandemia de Covid-19 fez com que isso se agravasse, a situação ficou ainda mais complicada.

Talvez você tenha percebido que serviços autônomos cresceram e as pessoas estão investindo em produzir mais, fazer mais em caso.

Pensando nisso, separamos uma lista com 12 trabalhos que podem te ajudar a conseguir uma renda extra ou um bom dinheiro no final do mês. Confira a seguir!

1. Social Media

Se uma empresa não está na internet, ela pode estar perdendo tempo e oportunidades valiosos. Por isso, a imagem das empresas na web é tão importante e, adquirindo os conhecimentos necessários, você pode fazer de social media uma profissão – muito valorizada atualmente, inclusive.

2. Tradutor

Trabalho que nunca “sai de moda” é o de tradutor. Seja para empresas ou eventos, se você tem fluência em outra língua, essa pode ser uma ótima oportunidade para se destacar. Tradução de textos e livros também são boas apostas!

3. WebDesign

Gosta de trabalhar com programas gráficos como photoshop, corel e semelhante? Esse tipo de produção está em alta! Que tal produzir peças, logomarcas e artes para empresas? Pesquise um pouco sobre as oportunidades e você com certeza encontrará ofertas, já que a demanda é grande.

4. Tutor

Muitas vezes os pais não têm tempo para acompanhar integralmente o aprendizado dos filhos na escola ou para ajuda-los a sanar alguma dúvida. Por isso, recorrem a tutotes, professores de reforço, para ajudarem com essa necessidade. E costuma pagar-se bem, hein!

5. Cuidador de animais

Um casal vai viajar de férias e não pode levar o cãozinho de estimação: você poderia ficar com ele? Recebendo para isso, é claro. Muitos profissionais são especializados em cuidar de animais, seja em ocasiões especiais ou até diariamente. Procure saber mais!

6. Fotógrafo para sites de imagens

Você já parou para pensar como sites como Shutterstock e Alamy conseguem ter um catálogo fotográfico tão grande? Sim, comprando fotos. São milhares de fotos vendidas diariamente e de diferentes pessoas, lugares e situações do mundo. Além disso, você pode ganhar comissões a cada download.

7. Copywriting

A americanização do nome faz parecer algo complexo, mas pode ser mais simples do que você imagina. Esse profissional é o redator que escreve textos especificamente para atrair clientes, focado na prospecção de vendas. Se você tem esse talento, não perca tempo!

8. Vendedor de comidas

Uma receita diferente de hambúrguer, o feijão tropeiro que você aprendeu com sua avó, os doces que você aprendeu na internet: isso pode render um bom dinheiro para você! Vender comida é uma das oportunidades do momento, que é facilitada em grandes cidades por aplicativos como Uber e Ifood. Que tal tentar?

9. Estampador de camisetas

Outra coisa que nunca saiu de moda, nesse caso literalmente, são as camisetas personalizadas. Seja daquela banda coreana que virou febre ou da turma de formatura do terceiro ano, esse tipo de produção, quando feita com qualidade, pode virar febre no seu bairro ou na sua cidade. Que tal investir nisso?

10. Redator

Se você é especialista em alguma área, porque não levar seu trabalho para produzir conteúdos para empresas que necessitem desse tipo de textos? Em alta atualmente, o redator pode se aproveitar de sua expertise para contribuir com material para empresas.

11. Revendedor

Você já conhece os produtos Hinode? O Boticário? Natura? Essas empresas tradicionais vêm mantendo suas vendas assim há anos e você não precisa investir nada, recebendo pela quantidade de vendas. As comissões podem ser generosas se você alcançar um número considerável de clientes.

12. Locador de espaço/quarto

Sua casa é grande e você mora sozinho? Que tal alugar um espaço? Pode ser um quarto que você não utiliza, uma sala vazia ou até mesmo uma garagem. Isso pode te ajudar com as contas e trazer um dinheiro extra no final do mês, sem nenhum tipo de esforço. Pense nisso!