Nos últimos anos só tem se falado neles no Brasil quando o assunto movimentações financeiras: as contas e os bancos digitais. Eles são a novidade nessa área por aqui, não param de crescer e vêm conquistando milhões de clientes todos os anos. As opções são múltiplas: Banco Inter, Nubank, C6 Bank, Superdigital (que pertence ao Santander), Next, Banco Original, dentre vários outros.

Mas você sabe por que os bancos digitais caíram no gosto dos brasileiros? Desde suas taxas até os rendimentos, eles provaram que podem ser muito mais compensatórios aos clientes do que os bancos tradicionais.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns bons motivos para que você considere mudar de vez e abrir sua conta em um deles. Confira!

Sem taxa de manutenção

Sabe aqueles reais mensais que seu banco cobra mensalmente pelo uso da conta? Os clientes de contas digitais não sabem. Nenhum desses bancos e contas digitais aplica esse tipo de cobrança de seus usuários. Seu uso é completamente grátis!

Cartões de crédito sem anuidade

A grande dor de cabeça dos bancos tradicionais: boa parte dessas fintechs, como Inter e Nubank, não têm nenhuma cobrança mensal ou anual em seus cartões de crédito. São os mesmos recursos de gigantes como Bradesco e Brasil sem cobrar nada por isso. Tentador, não?

Juros mais baixos no cartão

Até os juros do cartão de crédito em bancos digitais são menores. O Inter é o líder dos juros baixos com 79% ao ano na taxa do rotativo de qualquer um de seus três cartões. Nem mesmo os cartões black e infinite do Itaú superam essa taxa, chegando a 92% ao ano.

Fácil abertura de contas

Baixe o app, faça seu cadastro, mande uma foto de frente e verso do seu RG, talvez peçam a foto de sua assinatura. E não se esqueça de fazer uma selfie. Pronto! É muito fácil abrir uma conta em bancos digitais, o Nubank é o mais imediato deles. Você nem precisa aguardar qualquer tipo de aprovação.

Não ter que ir até uma agência

Quem nunca perdeu horas sentado esperando atendimento em um banco? Obviamente isso não existe em um banco digital. Todo o atendimento pode ser feito diretamente da sua casa. E se você precisar de algum atendimento pessoalmente, a maioria deles permite que você marque.

Ter acesso ao banco 24 horas por dia

Transfira, pague, receba, programe de onde e quando quiser. Você pode utilizar seu banco a qualquer hora do dia e da noite sem se preocupar. Algumas operações costumam ter horário de funcionamento, mas para resolver isso basta agendar para o próximo dia útil.

Praticidade

Do aplicativo no seu celular, do site, no máximo por telefone: é tudo rápido, fácil e não tem burocracia. Transferir dinheiro, por exemplo, na maioria dessas contas é gratuito e o dinheiro cai praticamente na hora na conta do destinatário. É revolucionário!

Agilidade

É tudo muito rápido nas contas digitais e você não precisa se preocupar com muitas coisas. As demandas são resolvidas em poucos cliques, sem a necessidade burocrática de liberação de solicitações na agência ou assinatura de documentos, por exemplo.

Não ter que pegar filas

Essa é uma das minhas vantagens preferidas! Bancos e filas quase se tornaram palavras sinônimas no passado. O atendimento é o grande diferencial dos bancos digitais, já que tudo pode ser resolvido através de canais eletrônicos, como o app ou ou site.

Segurança

Se você ainda tem dúvidas quanto à segurança desse tipo de conta, eu posso ajudar a te aliviar. O Banco Central tem um processo rigoroso para que essas instituições como C6, Inter e Nubank sejam considerados bancos e uma das etapas desse processo é a segurança. E no caso de cartões, você pode bloqueá-los a qualquer momento. Claro, a segurança do seu celular ajuda nesse processo.

Conforto

Um banco tradicional dentro de um app: a comodidade de fazer tudo online! Sem preocupação, sem burocracia e até mesmo sem obrigar você a ir até uma agência para resolver coisas que estão a um clique. Simples!

Inovações tecnológicas

Tudo o que foi citado aqui está incluído no pacote da modernidade, estamos na era da revolução digital! Esses bancos e contas promovem várias iniciativas tecnológicas para garantir uma melhor experiência aos seus clientes, como benefícios, redução (ou eliminação) de taxas e melhores produtos. E isso já é uma constante.

Rendimentos

O melhor para o final: alguns deles, como Inter e Nubank, dão a possibilidade para que seus clientes invistam. E a melhor notícia para quem deseja guardar um dinheirinho é que nestes bancos ele rende mais do que na caderneta de poupança.