13º salário chegando: o que fazer?

Confira essas dicas de ouro que vão ajudar você a se planejar e a gastar o dinheiro do seu 13º salário de maneira inteligente

Atualizado em dezembro 7, 2021 | Autor: Michelle
13º salário chegando: o que fazer?

O fim de ano, além das festas e comemorações, também é marcado por um evento importante: o pagamento do 13º salário, também chamado de gratificação natalina. Para muitos, é a oportunidade perfeita para investir no período de festas e carnaval, de modo a aproveitar ainda mais as datas.

Mas como aproveitar o 13º salário sem entrar numa fria?

É importante não sair por aí torrando essa grana para depois se arrepender! Afinal, existem muitas formas de gastar o 13º salário de maneira inteligente, como pagar as dívidas ou investir.

Anúncios


Afinal de contas, é muito importante viver o momento, mas é bom ter um pouco de ponderação e se preparar para o amanhã, certo?

Como gastar o dinheiro do 13º salário de maneira inteligente, evitando desperdício e priorizando a economia?

Se liga! Se você está no vermelho ou seu CPF está negativado, então pagar a sua dívida com certeza é uma das maneiras mais inteligentes para usar o seu 13º salário!

Assim, você pode começar o próximo ano com a consciência tranquila, já que estará livre de todas as suas dívidas, e ainda terá o seu poder de compra de volta!

Planejamento é tudo! Principalmente quando o assunto é dinheiro

Se estar negativado não é o seu caso e esse dinheiro estiver “dando sopa”, é recomendável que você planeje muito bem seus gastos, e coloque a economia como prioridade.

Sendo assim, crie uma planilha ou use um aplicativo de finanças para organizar o seu orçamento, e tente analisar qual é a melhor forma para gastar o 13º salário sem ter prejuízos.

Além disso, tente não gastar todo o seu dinheiro do 13º, reservando uma parte para colocar em sua reserva de emergência, ou mesmo investir.

Não se esqueça que precisa pagar as contas do início do ano

O ano começa e, logo de cara, já temos várias contas e lidar com diversas despesas. Só em janeiro, tempos que pagar impostos como o IPTU e o IPVA e, no caso de quem tem filhos, também é necessário pagar pelo material escolar, uniforme, matrícula, entre outros débitos.

Então, nesse caso, é super importante que você coloque na ponta do lápis o que está por vir. Afinal, você vai precisar pagar de qualquer forma, então por que não aproveitar o dinheiro que você já tem?

Assim, você vai começar o ano mais tranquilo, com o orçamento mais folgado e sem a possibilidade de criar dívidas. Ou seja, essa mais uma maneira bem inteligente de utilizar o seu 13º salário!

Investir é uma ótima opção!

Os investimentos são essenciais para aqueles que não querem deixar o dinheiro parado na conta corrente e, ainda, obter algum lucro em cima dos rendimentos. Sendo assim, o seu 13º salário pode servir para iniciar a sua carteira de investimentos.

Existem muitas aplicações diferentes disponíveis no mercado, e cada uma delas possui características distintas. Portanto, é necessário reservar um tempo para estudar como cada uma delas funciona.

Porque, se você colocar todo o seu dinheiro no primeiro investimento que aparecer, você arrisca perder todo o seu dinheiro sem nem saber o motivo.

Ou seja: pesquise e pesquise mais! Não se esqueça de definir o seu perfil de investidor, para você poder selecionar as aplicações mais adequadas para você e acabar tendo mais vantagens próximas às que você procura.

Agora é com você!

Agora que você tem uma pequena base do que pode fazer com o seu 13º salário, pense bem, reflita e faça uma boa escolha — que não te deixe se arrepender depois.