Neste post, o Alto Tietê Web preparou uma lista com as principais profissões que estarão em alta no mercado brasileiro nos próximos anos.

Podemos perceber que as profissões relacionadas à tecnologia da informação (TI) são as que mais estão em alta no mercado. Entretanto, essas não são as únicas tendências profissionais para os próximos anos.

A seguir, confira quais são as 15 profissões mais promissoras para  os próximos anos.

1 – Engenheiro de segurança virtual

Esse tipo de engenheiro é o responsável pela criação de sistemas e mecanismos cibernéticos para a proteção de dados de empresas e usuários

Em um mundo cada vez mais digital, o trabalho desses profissionais se torna essencial para a proteção de dados, uma vez que hackers podem invadir sistemas e causas prejuízos enormes.

Por fim, esse profissional é muito requisitado por empresas de tecnologia, de desenvolvimento de softwares e até mesmo de finanças.

2 – Engenheiro de dados

Esses profissionais são os responsáveis pela a criação, processamento e manutenção de sistemas para o armazenamento de diversos tipos de dados. Logo, eles são os profissionais por trás da criação de bancos de dados.

As empresas de TI e desenvolvedoras de softwares e de aplicativos, sempre estão atrás desse tipo de profissional, já que o uso de bancos de dados é essencial para alguns tipos de aplicativos, por exemplo.

3 – Cientista de dados

Ao contrário dos engenheiros de dados, os cientistas de dados são responsáveis pela análise de dados, a fim de compreender dados econômicos, financeiros, mercadológicos e até sociais.

Esses profissionais são buscados por empresas de diversos segmentos, em especial as empresas de TI e de serviços online.

4 – Especialista em Inteligência Artificial

As empresas de tecnologia e de serviços online estão cada vez mais interessadas em algoritmos inteligentes, capazes de executar diversas funções de maneira independente e autônoma.

Anúncios


Por esse mesmo motivo os especialistas em inteligência artificial estão tão em alta no mercado. Com o seu conhecimento em deep learning, machine learning e em linguagem de programação, esses especialistas são essenciais para empresas da área de TI.

5 – Motorista

Os profissionais de áreas relacionadas à tecnologia estão entre os mais requisitados atualmente. Entretanto, os motoristas também se encontra no leque de profissões em alta.

Eles podem ser os profissionais responsáveis pela execução da logística de uma empresa, sendo assim, profissionais essenciais para o bom funcionamento da mesma.

6 – Gestor de redes sociais

Os gestores de mídias sociais estão entre os profissionais mais buscados por empresas de marketing e de publicidade.

A função desses profissionais é planejar as estratégias de postagem de conteúdo em mídias sociais, além de analisar as visualizações e interações dos usuários com a empresa. Sendo assim, eles são essenciais para manejar as campanhas de marketing de uma empresa, por exemplo.

7 – Assistente de redes sociais

Os assistentes de redes sociais são tão requisitados por empresas de marketing, quanto os gestores de redes sociais.

Esses profissionais também devem saber analisar dados obtidos a partir das interações entre a empresa e usuários. Além disso, eles também são os responsáveis pelas postagens e interação com usuários.

8 – Gestor de talentos

O gestor de talentos é um profissional da área de recursos humanos. As atividades desse consistem em contratar e treinar pessoas talentosas para uma empresa. Além disso, eles também são responsáveis por criar um ambiente de trabalho motivador, que contribua para o crescimento da empresa e de seus funcionários.

Mesmo que boa parte dos processos de recrutamento e seleção sejam automatizados, as habilidades sociais de um candidato ainda precisam ser avaliadas por um profissional humano.

9 – Especialista em e-commerce

O comércio eletrônico já faz parte da vida do brasileiro. Sendo assim, as lojas virtuais estão cada vez mais interessadas em otimizar seus sites para que a experiência de seus consumidores seja a melhor possível.

Dessa forma, os especialistas em e-commerce se tornaram profissionais essenciais para essas empresas. Esse tipo de profissional tem como função otimizar as lojas eletrônicas, e elaborar estratégias para fazer com que o processo de compra seja melhorado.

10 – Consultor de investimentos

O número de brasileiros investidores está aumentando a cada dia que passa. Sendo assim, muitos deles procuram por uma pessoa para ajuda-los a tomar decisões e a buscar a melhor aplicação para seu perfil.

Os consultores de investimentos são os profissionais que ajudam os investidores a entenderem melhor sobre o mundo do investimento, e a elaborar estratégias para que o dinheiro de seus clientes tenham os melhores rendimentos.

Por fim, esses profissionais são contratados pelas empresas do setor financeiro, como bancos e demais instituições financeiras.

11 – Coordenador de logística

Os coordenadores de logística são os profissionais responsáveis pela gestão da lógica de distribuição, recebimento e armazenamento de materiais de uma empresa.

Eles também acompanham todo esse processo de perto, com o objetivo de analisar esse processo para medir seu desempenho, e buscar melhorias.

12 – Especialista em sucesso do cliente

Esse tipo de profissional busca meios para garantir que uma empresa satisfaça as demandas de seus clientes. Dessa forma, a função desse especialista é fazer com que os clientes fiquem satisfeitos com os produtos da empresa e, principalmente, tenha uma excelente experiência com a mesma.

Os especialistas em sucesso do cliente precisam estar familiarizados com conceitos de inbound marketing, relações com o cliente e marketing digital para garantirem essa experiência satisfatória.

13 – Representante de vendas

Os representantes de vendas estão sendo cobiçados por empresas de TI e que oferecem serviços na internet.

Esses profissionais atuam diretamente na área de vendas de uma empresa e, como o próprio nome indica, são os responsáveis pela representação comercial da empresa.

Além disso, eles também são responsáveis pela comunicação com os clientes da empresa.

14 – Desenvolvedor em JavaScript

O JavaScript, juntamente com o HTML e o CSS, é uma das principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de páginas para a web.

Sendo assim, o desenvolvedor em JavaScript nada mais é do que o profissional especializado em desenvolver sites utilizando essa linguagem.

As empresas do setor de tecnologia, que trabalham com o desenvolvimento de software e serviços online são as companhias que mais contratam esses profissionais.

15 – Recrutador especializado em TI

Ao longo dessa lista, é possível perceber que a maioria das profissões promissoras estão na área da tecnologia. Sendo assim, antes de contratar um profissional da área, as empresas precisam analisar o perfil dos candidatos e o seu conhecimento.

Por isso o recrutador especialista em TI ação está tão em alta. Além de conhecer todas as práticas relacionadas a Recursos Humanos, como entrevistas e técnicas de recrutamento, eles também possuem um conhecimento relacionado à demanda das empresas do setor.