Esqueça tudo o que você conhece sobre marketing até hoje! As transformações no mundo digital e no comportamento diário dos usuários mudaram completamente o jogo do marketing tradicional. 
Antes, as empresas usavam de diferentes técnicas para roubar a atenção dos consumidores na sua rotina de tarefas para oferecer o seu produto e as vantagens deles. 
Além de ineficiente, muitos dos produtos não entregavam o que era ofertado, as empresas se mostravam muito distantes dos clientes e a burocracia para dar voz ao consumidor quando algo não saia como planejado era muito mais difícil. 
Com isso, as empresas tiveram que se reinventar para criar formas novas de conquistar e manter seus clientes. Foi assim que nasceu a tão importante ferramenta chamada INBOUND MARKETING. 

Mas o que é isso?

Bom, o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é a criação de um conjunto de estratégias de venda para um público-alvo específico. 
Com essa técnica, as estratégias servem para conquistar a atenção da persona do seu público de maneira direta, natural, fluida e não-invasiva. 
Dessa forma, você consegue propor uma relação mais duradoura e respeitosa e quase à prova de falhas, diferente do marketing tradicional. 
Uma vez que atraídos pela sua empresa, são os clientes que chegam até você, e  não o contrário. A partir daí, fica muito mais fácil de apresentar suas soluções e ter resultados positivos com uma clientela fiel!

E qual a vantagem de utilizar o Inbound Marketing?

Indo direto ao ponto, a maior vantagem do Inbound Marketing é a abertura para uma comunicação mais próxima e acessível com seus clientes. 
Assim, a sua empresa e o seu público-alvo se engajam em discussões e iniciativas de forma conjunta. Isso envolve uma maior continuidade, menos oscilações de resultados, maior engajamento e mais fácil de calcular por meio das métricas, situação muito difícil no marketing tradicional.

Como posso começar a aplicar o Inbound Marketing no meu site?

Ficou interessado em como usar o Inbound Marketing no seu blog? Aqui seguem 3 passos imprescindíveis para começar:

Monte um funil de vendas completo

Essa é a estratégia mais difundida no Inbound Marketing. Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda. 
Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra. Ela consiste de 3 fases: topo, meio e fundo de funil. 
Os benefícios dessa técnica são a previsibilidade de resultados, maior produtividade, otimização de gestão, melhor aproveitamento de oportunidades e respostas para o desenvolvimento de produtos. 
Para isso, use e abuse do fornecimento de  materiais gratuitos como e-books, webinários e SMS para atingir seu público.

Eduque o seu mercado

É preciso ter consciência que nem todos os consumidores conseguem entender a funcionalidade de um produto ou serviço. Assim, produza conteúdo buscando explicar e construir valor na cabeça da sua persona.
Além disso, educar o mercado gera maior eficiência no seu time de vendas, já que os compradores já estarão preparados pelo seu conteúdo e agora enxergam o valor do que você oferece.

Se posicione!

Você precisa ser visto além da sua empresa, uma vez que o público atual busca autenticidade. Com artigos, infográficos, vídeos ou podcasts, sua empresa pode se posicionar no mercado de muitas formas diferentes. 
Dessa forma, você acaba criando conteúdo não só para vender algo, mas para criar um universo mais complexo e completo ao redor dele. É preciso criar seu espaço de forma a ser referência no assunto, assim sua comunidade fica mais consistente de maneira natural!
Para finalizar, é importante saber adaptar as dicas para o seu blog de maneira individual, já que não há fórmula mágica de desenvolvimento digital. Entender seu blog como algo único é o primeiro passo para aplicar as estratégias de forma certa e conseguir resultados consistentes! 
Boa sorte!