O avanço tecnológico sempre representou um risco para algumas profissões. Os mais pessimistas acreditam que a mão de obra será substituída pela tecnologia, o que impactaria no emprego.

No entanto, historicamente o que vemos acontecer com a evolução da tecnologia é uma transformação no mundo do trabalho, onde algumas profissões podem sim perder relevância, porém outras profissões surgem e exigem novos conhecimentos e profissionais cada vez mais capacitados.

Quais as tendências que mais irão impactar no mercado de trabalho?

O avanço tecnológico vem ocorrendo de forma cada vez mais rápida, e essa é uma realidade que tende somente a se intensificar. A tecnologia, aplicada em diversas áreas sem dúvida é o principal fator que irá influenciar as profissões do futuro.

Não somente surgirão novas profissões, mas todo o trabalho que conhecemos hoje passará por uma transformação digital, exigindo cada vez mais conhecimento e habilidade de adaptação. Essa não é uma tendência para o futuro, e sim a realidade presente. Veja quanto os serviços básicos têm se transformado nos últimos anos. Bancos, supermercados, companhias aéreas, processos jurídicos e até mesmo locação de casas de temporada utilizam meios e ferramentas digitais, que estão constantemente se atualizando e transformando os meios de trabalho.

Outra grande tendência que irá influenciar as profissões e o mercado de trabalho são as questões ambientais. Temas como a destinação de resíduos e o desenvolvimento de novas matérias-primas e tecnologias serão cada vez mais relevantes no futuro próximo e impactarão, sem dúvida, no mercado de trabalho.

E por fim, podemos dizer que o desenvolvimento genético será uma outra grande tendência, que influenciará tanto em profissões na área médica, voltados para as questões genéticas e descobertas relacionadas à cura de doenças, como também diversas outras áreas como biologia, agronomia e veterinária.

Com isso, listamos algumas das profissões que tendem a se tornar cada mais relevantes no mercado de trabalho em um futuro próximo.

Profissionais de Big Data e Inteligência artificial

O aumento da quantidade de dados nas empresas exigirá cada vez mais profissionais aptos para tratar esses dados e transformá-los em informações e soluções relevantes para os negócios.

Profissões relacionadas à análise de Big Data, como são conhecidas, tem o papel de cuidar dos dados e gerar informações claras para que as diversas áreas da empresa possam utilizá-los na tomada de decisão e no planejamento de suas ações.

A quantidade de dados disponíveis é cada vez maior, e por isso esses profissionais precisam desenvolver ferramentas de análise de dados que tornem eficiente esse processo. Para isso a inteligência artificial já vem sendo utilizada e terá um papel cada vez mais relevante para na automatização do processamento dos dados nas empresas.

Profissões na área ambiental

A necessidade de soluções que permitam o crescimento contínuo da produção e do consumo vai exigir cada vez mais o desenvolvimento de novas tecnologias na área ambiental.

Anúncios


As principais tendências estão relacionadas à redução e ao tratamento de resíduos, assim como o desenvolvimento de materiais biodegradáveis, matérias-primas alternativas e fontes de energia renováveis.

O grande desafio ambiental atual está relacionado a encontrar formas sustentáveis, que sejam financeiramente viáveis para serem adotadas de forma massiva nos meios de produção.

As tecnologias atuais podem ser efetivas do ponto de vista ambiental, porém ainda representam um custo alto, o que impede muitas vezes o seu uso comercialmente. Esse será sem dúvida o papel de profissionais da área ambiental nos próximos anos.

Biomedicina e genética

A evolução do conhecimento genético nas últimas décadas, tem permitido o desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas de conhecimento. Nas áreas de saúde e medicina, os avanços vêm possibilitando o desenvolvimento de novos tratamentos médicos, descoberta de cura de doenças, e fortalecimentos dos sistemas biológicos. Isso pode ser facilmente percebido com o aumento da expectativa de vida da população mundial, e essa é uma tendência que deve ser cada vez mais forte. Por isso, profissões relacionadas a estudos genéticos, biologia, medicina e à biomedicina tendem a ganhar cada vez mais espaço no futuro.

O desafio para esses profissionais é imenso, visto que a evolução genética tende a ampliar cada vez mais a qualidade e a expectativa de vida das pessoas.