5 Comportamentos que causam endividamentos

Confira quais comportamentos devem ser evitados para ficar longe das dívidas

Escrito em outubro 25, 2020 | Autor: Michelle
5 Comportamentos que causam endividamentos

A falta de planejamento e de controle financeiro podem trazer consequências desastrosas para a vida de qualquer pessoa. Afinal, uma das maiores causas de endividamento é a falta de planejamento.

Pensando nisso, criamos este post listando alguns comportamentos que podem causar o endividamento.

Anúncios


Ao saber quais são esses comportamentos, você descobre o que não fazer com o seu dinheiro e, consequentemente, evita a criação de dívidas.

A seguir, confira a nossa lista!

1 Não planejar as suas finanças

A falta de planejamento financeiro com certeza é uma das causas mais comuns do endividamento. É impossível ter uma boa saúde financeira sem saber para onde o seu dinheiro está indo.

Para começar a planejar suas finanças, basta criar uma planilha para fazer o seu orçamento mensal. Na planilha, você registra todas as suas receitas e despesas.

Ao fazer isso, você toma consciência da movimentação do seu dinheiro. Consequentemente, fica mais fácil de administrar o seu dinheiro. Assim, você pode definir onde gastá-lo e onde não gastá-lo.

Além de criar o seu orçamento, você também precisará monitorá-lo com frequência. Afinal, é preciso estar atento à movimentação do seu dinheiro, para assim evitar as dívidas.

Dessa forma, não deixe de anotar todas as suas despesas no orçamento, o que inclui os gastos pequenos que, a princípio, parecem não pesar muito no orçamento.

É comum pensar dessa forma, mas esses gastos corriqueiros podem ser os culpados pela falta de dinheiro no fim do mês e pelas dívidas. Portanto, é bom dar a eles a mesma atenção que você dá a seus gastos maiores.

Por fim, não deixe de ficar de olho no seu orçamento, e de registrar cada uma das suas despesas.

2 Gastar como se não houvesse o amanhã

Pensar apenas no presente quando o assunto é finanças pode representar um grande risco de endividamento. Se você gasta todo seu dinheiro sem nenhum planejamento, sem pensar no amanhã, pode ser que aconteça alguma coisa e fazer com que a situação fique bem apertada para o seu bolso.

Esse comportamento pode estar relacionado pela falta de capacidade de pensar e se planejar para o futuro.

Para evitar esse comportamento, é necessário que você pare um pouco e reflita sobre o seu futuro. Quais são seus sonhos? Onde você pretende estar futuramente?

Ao responder a essas perguntas, fica mais fácil de se orientar, e saber como utilizar o seu dinheiro para fazer com que você atinja os seus objetivos.

3 Comprar por impulso

Compras impulsivas são um problema para muitas pessoas. Esse tipo de compra acontece quando uma pessoa vê um produto e, sem pensar duas vezes, o compra.

Se você se identifica com esse tipo de comportamento, é hora de parar. A compra por impulso é mais um tipo de comportamento que pode te levar ao endividamento.

Antes de fazer qualquer tipo de compra, reflita um pouco. Será que essa compra realmente trará algum benefício para a sua rotina? A disciplina é a sua melhor aliada para se livrar desse comportamento.

4 Cair no cheque especial

Algumas pessoas acreditam que o cheque especial funciona como um tipo de complemento a sua renda, mas não é bem assim.

O cheque especial é na verdade, um tipo de empréstimo pré-aprovado pelos bancos, que é automaticamente concedido a você quando você fica sem saldo na conta corrente.

A princípio, o cheque especial pode soar como uma boa ideia, no entanto, as taxas de juros dessa modalidade de crédito são altíssimas, e ele pode se tornar uma dívida muito cara.

Dessa forma, se você sempre cai no cheque especial, é hora de repensar a sua relação com o seu dinheiro. Portanto, é hora de começar a organizar as suas finanças para descobrir o que pode ser cortado para sair do vermelho.

5 Usar o cartão de crédito descontroladamente

O uso desenfreado do cartão de crédito é um comportamento que pode gerar muitas dívidas. E não são dívidas baratas, afinal, o rotativo do cartão possui uma das taxas de juros mais altas do mercado, podendo chegar a mais de 500% ao ano.

Se você usa o cartão para fazer muitas compras parceladas, é bom repensar a forma que você utiliza o cartão de crédito. Ao fazer muitas compras parceladas, a fatura do seu cartão fica cheia de prestações, o que pode dificultar o seu pagamento.

O cartão de crédito, se usado de forma “saudável”, pode sim ser um grande aliado. Entretanto, se você ainda não aprendeu a controlar as suas finanças, o cartão de crédito pode representar um grande perigo. Sendo assim, o cancelamento pode ser uma boa alternativa para você.