5 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

Saiba o que fazer para aumentar a conversão da sua loja online

Atualizado em outubro 3, 2022 | Autor: Michelle
5 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

Não é segredo nem para você e nem para ninguém que a pandemia colaborou para a digitalização de negócios.
Quem estava no digital, desde 2020, saiu na frente.
E desde então o crescimento do e-commerce no Brasil é grande.
Além disso, algo que se tornou comum é que na pandemia ou após ela, muitas pessoas passaram a usar a internet para fazer vendas.
Seja porque ficou desempregada ou mesmo para aumentar a renda, ou ainda para aproveitar o fluxo e surfar na onda.
Certamente você mesmo ou algum familiar ou conhecido aproveitou o período de pandemia para começar a vender algo na internet.
E este “algo” pode ser um prato de culinária via redes sociais no seu bairro, seja itens de artesanato em um marketplace ou mesmo criando uma loja virtual.
Então, caso você já se aventurou neste mundo, vamos te dar dicas preciosas para aumentar a sua conversão e as suas vendas. Vamos lá?

Confira 5 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

1. Tenha atenção às vitrines virtuais
A primeira dica é apenas avaliar e pesquisar.
Como você sabe, cada site ou perfil de rede social de loja é, na verdade, uma vitrine.
Então, antes de tudo, dê uma passadinha nas vitrines virtuais das empresas do seu segmento, as que você conhece.
Por fim, entenda que as vitrines devem ser pensadas para incentivar o cliente a descobrir os seus produtos.
Assim como é na rua ou no corredor do shopping, a vitrine é o chamariz para o cliente entrar na sua loja.
Então, cuide da sua vitrine para atrair o cliente, deixa-lo navegando no seu site até fazer a compra.
Neste caso, se você tem um site ou e-commerce, recursos de inteligência artificial podem auxiliar a tornar sua vitrine mais estratégica.
Lembre-se: você precisa dar visibilidade ao que convém a você, mas também ao que o seu cliente busca.
Então, tente destacar promoções, lançamentos e itens mais vendidos.

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2. Não esqueça de colocar descrições completas dos produtos

Aqui a dica que deveria ser a primeira da lista e não a segunda, de tão importante que é.
Como é uma loja online, lembre-se que o cliente não vai poder pegar a peça e ir para o provador, por exemplo.
E se é uma loja de artesanato, por exemplo, o cliente não via poder tocar na peça e senti-la.
Desta forma, como o seu cliente não vai experimentar os produtos, já que é um comércio online, faça a descrição detalhadinha de cada produto.
Lembre-se que os textos descritivos devem estar acompanhados de fotos e vídeos, de vários ângulos.
E por falar em textos, escreva tudo, absolutamente tudo, principalmente o tamanho das peças que você estiver vendendo, independente se é uma roupa, um jogo americano ou um suporte para TV.

3. Mantenha seu cliente o maior tempo possível no seu site

Assim como se fosse em uma loja de shopping ou de rua, quanto mais itens o cliente ver dentro do seu estabelecimento ou quanto mais tempo ele ficar, mais chances de vender, certo?
A regra também é válida para um quiosque de beira de praia ou uma barraquinha de artesanato ou de feira: quanto mais itens o cliente ver, mais chance de efetuar a venda.
Portanto, como sua loja está na internet e o site é a sua vitrine, use recursos como pop-ups de retenção ou mesmo cupons de desconto.
Sabe aqueles avisos lançados na tela quando você quer fechar um site e aparece um banner te chamando para fazer algo?
Pois é, então, a dica de ouro é, quando o cliente clicar em fechar o seu site ou for abandoná-lo, lance um aviso oferecendo algum desconto ou uma oferta relâmpago.
Lembre-se que o gatilho de escassez é algo que sempre tem um peso importante na hora de fechar vendas.

Dicas bônus

Para finalizar o post, temos mais duas dicas para ajudar a converter mais visitas em vendas no seu site.
Se você puder, invista em sistema de busca e recomendação inteligente. O que é isso?
São sistemas de pesquisa e recomendação baseados em inteligência artificial.
Essa ferramenta vai tornar a visita do seu cliente, dependendo do seu perfil, mais satisfatória para ele e isso poderá converter em mais vendas.
Outra dica bem bacana é melhorar as opções de frete.
Não sei se você sabia, mas um dos motivos de evasão de clientes dos sites são o prazo ou as condições de entrega da mercadoria.
Então, fique atento a isso, bem como aos custos do frete.
Essa estratégia pode evitar que seu cliente desista da compra e você mesmo já deve ter desistido de comprar algo na internet ao saber o valor ou prevendo problemas do frete.