1- Olhos d’agua

Autora: Conceição Evaristo   Editora: Pallas

Nesse livro a autora narra uma série dramática de contos, com uma forte crítica social. Ela mostra em suas estórias, tragédias de pessoas que vivem uma realidade de extrema pobreza, situações de violência urbana, crianças que vivem na miséria, prostitutas e mendigos, mostra principalmente a dura realidade das mulheres pretas e pobres, em contextos que embora fictícios, são bem realistas para a sociedade que conhecemos, o leitor passar a se indagar se são contos, ou fatos. Mas apesar da abordagem de temas pesados, as estórias são bem fluidas e curtas, a leitura pode ser concluída em poucas horas. É com certeza um livro que emociona, e traz uma reflexão sobre essas pessoas que vivem nas comunidades e sofrem com o abando, massacradas pelo preconceito e a pobreza. Olhos d’agua é atualmente, o título nessa categoria, mais vendido na Amazon.

2- Contos de cães e maus lobos

Autor: Valter Hugo Mãe       Editora: Biblioteca Azul

Uma obra feita de 11 contos, com uma literatura que mistura um tom de fábula, com estórias maduras, organizadas para resgatar um olhar sensível que se perde ao nos tornarmos adultos. E por essa textura mista, Valter Hugo atraiu o público infantil para esse título. São contos de princesas, aventuras de crianças, os estigmas dos lobos, todas essas figuras remetem a contos infantis, mas o que o autor quis transmitir foi uma mensagem aos leitores experientes, o despertar de suas crianças sonhadoras que se perdem com o tempo da vida adulta. As reflexões no final de cada conto, emociona o leitor.

3- O chamado de Cthulhu e outros contos

Autor: H. P. Lovecraft         Editora: Principis

É um compilado de 8 obras do autor americano Howard Phillips Lovecraft, conhecido por suas estórias de terror e fantasia da década de 20. “O chamado de Cthulhu”, é o primeiro clássico que deu origem a sequência de histórias do Deus mitológico, e foi fonte de inspiração para bandas de rock como Metallica, jogos de RPG e até filmes. Para quem gosta desse tipo de literatura e ainda não conhece bem H. P. Lovecraft, o livro é uma ótima introdução ao estilo tenebroso de Lovecraft contar suas ficções, o livro traz ainda histórias como: Dagon, A música de Erich Zann, Os ratos nas paredes, A cor que caiu no espaço, e mais.

4- 50 contos de Machado de Assis

Autor: Machado de Assis        Editora: Companhia das letras

Anúncios


Leitura para amantes do maior autor da literatura nacional, ou para quem deseja conhecer títulos não tão sugeridos nos estudos escolares. Nos 50 contos de Machado de Assis, é possível percorrer a genialidade e a visão crítica do escritor, sobre acontecimentos de sua época, em estórias curtas, de leitura prazerosa e fácil. Os contos estão organizados no livro em ordem cronológica, que permite o leitor acompanhar a evolução do romancista. É uma ótima forma de se aprofundar na história do Brasil daquela época.

A leitura é diversificada, passa por estórias hilárias a uma crítica sugestiva a escravidão, e política daquele tempo.

5 O conto da ilha desconhecida

Autor: Jose Saramago        Editora: Companhia das letras

O conto do escritor Português premiado com um Nobel de literatura, Jose Saramago, é nossa indicação de obra literária, mais breve e inspiradora. O livro é pequeno possui 64 páginas, mas conta com uma profundidade em sentimento de persistência e realização dos sonhos. O livro narra a obstinada estória de um homem que vai até seu rei pedir que lhe desse um barco, pois iria seguir em busca da ilha desconhecida, o rei então lhe diz que todas as ilhas já foram descobertas, mas pela tamanha insistência do homem o rei decidiu dar o barco. Esse homem, mesmo não sabendo o destino final, sabia onde queria chegar, e nada o impediria de conseguir realizar seu desejo. Não temeu o rei, não temeria a jornada. Como todo conto, a ilha desconhecida passa uma lição, e só realiza um sonho quem sonha.