5 dicas para escolher a melhor opção de curso online
A internet está cheia de opções de cursos, esse é o melhor momento para se especializar ou aprender algo novo

Já tem alguns anos que a internet tem ajudado muitas pessoas a estudar pela rede, e até fazer faculdade EAD.
O recurso digital de aprendizado possui entre suas vantagens o baixo custo, tanto para quem está ofertando o curso, como para quem vai se matricular.
Algumas considerações precisam ser avaliadas antes de fazer a sua escolha, nem todo curso que é barato terá menos reconhecimento no mercado ou menos qualidade, e nem todo curso caro será ideal para o seu perfil.
Para quem deseja aprender novas profissões, ou se especializar em alguma área pode contar com muita coisa boa e grátis na internet.
Vamos para as nossas 5 dicas
1. Escolhendo a área de atuação
Seja uma graduação ou curso de idiomas, o primeiro passo é se conhecer, saber o que estar buscando e aonde quer chegar com aquele diploma na mão.
Estudar a distância não é fácil, nem mais simples como muita gente pensa, dependendo do curso e da instituição, as aulas podem não prender a atenção ou não combinarem com a sua dinâmica e o seu tempo.
Por isso o primeiro passo será saber qual o seu perfil pessoal e como você gerencia o seu tempo.
O segundo passo é definir bem o que está procurando e o que está te motivando, se quer apenas agregar um conhecimento a sua formação em busca de um salário melhor, ou pretende mudar de profissão.
Isso é necessário para não perder tempo com um curso que não vai te levar ao objetivo.
2. Verifique se o curso oferece certificado, diploma e reconhecimento do MEC
Para quem vai fazer uma graduação ou pós-graduação precisa pesquisar, antes de mais nada, se a instituição tem aprovação do MEC.
Nos últimos anos a quantidade de faculdades particulares cresceu muito e para uma instituição ofertar um curso ela não precisa ser reconhecida, pode ter iniciado um processo junto ao órgão nacional, mas que ainda não foi concluído, e se você chegar ao final dele sem esse reconhecimento, seu diploma não terá validade.
Na internet você vai encontrar milhares de instituições desse tipo, esteja atento e pesquise.
Se você quer fazer um curso de culinária, ou fotografia apenas por hobby, tudo bem, mas se deseja atuar no mercado de trabalho ou colocar como atividade complementar a sua faculdade, fique atento a origem do curso, ao profissional que ministra as aulas, e se o curso possui certificado.
Existem algumas ferramentas de curso online, onde qualquer pessoa pode criar um curso e vender como sendo profissional, mas além de não oferecer um certificado, o palestrante não é mestre, apenas alguém que detém um bom conhecimento sobre uma certa área, e está compartilhando com mais pessoas por algum valor significativo.
3. Cuidado com anúncio de “Curso Grátis”
Mesmo sendo grátis se não estiver de acordo com o seu objetivo, você sai perdendo. Não se esqueça que tempo é dinheiro!
Alguns cursos ofertados como gratuitos possuem uma amostra grátis, onde você tem acesso a algumas aulas com uma parte do curso, para aprender tudo que é necessário ou a cereja do bolo como eles costumam dizer, é preciso pagar por essa etapa.
Outros são totalmente gratuitos, você paga apenas pelo certificado, esses são os cursos de gratuitos de Harvard que você encontra pessoas falando a respeito na internet.
Com esse formato existem muitos empreendedores do ensino digital trabalhando pela rede.
Se você quer fazer um curso totalmente grátis eles existem e são bons, pesquise antes de se matricular ou iniciar para não perder suas horas preciosas.
4. Analise o conteúdo antes de começar
Outra coisa muito importante é escolher a grade curricular, para não se matricular achando que vai obter um conhecimento específico e acabar ficando sem o conteúdo.
Ou caindo em coisas que você já domina como por exemplo um curso de idiomas que você possui alguma familiaridade. Não são todos que oferecem um teste de nível e você pode perder 6 meses com assuntos dos quais já domina, até avançar para o que realmente precisava aprender.
5. Dinâmica das aulas
Nossa última dica talvez seja a mais importante pro seu êxito. A dinâmica das aulas, vão influenciar na sua aprendizagem, quem faz curso extra curricular ou faculdade, pretende adquirir conhecimentos reais para aplicar numa profissão, ou mesmo num hobby, isso não é que nem na escola que alguns só estudam pra passar de ano.
Se você não é uma pessoa que gosta muito de ler, ou seu tempo não te permite, verifique se a aprendizagem do curso vai depender mais de vídeo aulas ou muita leitura.
Aulas ao vivo, ou gravada?
Para quem trabalha ou possui outras funções o melhor pra conciliar o tempo serão aulas gravadas que possam ser vistas em qualquer horário.
Atividades práticas podem ser exigidas e precisam estar dentro do seu planejamento para se dedicar ao curso.
Por fim a duração das aulas e do curso precisam ser bem avaliadas, não da pra aprender medicina em 2 anos e meio, claro que isso é só um exemplo, mas fique ligado a esse tipo de situação, assuntos abrangentes com promessa rápida devem ter algo de errado.