5 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica em casa!
Saiba como reduzir os seus gastos mensais economizando na conta de luz

Um dos fatores que mais pesaram no bolso dos brasileiros em 2021 foi, com certeza, a energia elétrica. Em julho deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) passou a contabilizar 52% a mais na bandeira vermelha, a faixa tarifária mais alta de consumo.
Considerando que as usinas hidrelétricas correspondem a 90% da produção de energia no Brasil, a crise hídrica que assolou o país foi uma grande responsável pelo aumento da conta de luz.
Como a seca ainda é uma realidade em muitas localidades, é importante que saibamos nos adaptar, economizando água e também luz. Mas para saber por onde começar, precisamos entender alguns fatores.
Entendendo as cores das bandeiras da luz elétrica
As bandeiras funcionam como uma sinalização de cobrança adicional na conta de luz, influenciada pelas condições de produção de energia elétrica.
● Bandeira verde
Condições favoráveis à geração de energia nas hidrelétricas, coincidente com épocas de chuva e reservatórios cheios — nestas condições não se cobram adicionais.
● Bandeira amarela
Condições razoáveis de geração de energia, quando os reservatórios não estão operando com sua capacidade total devido a certa escassez de chuvas, tendo que apelar para as termoelétricas — nestas condições já se cobra um valor adicional por quilowatts/hora.
● Bandeira vermelha patamar 1
Condições mais caras na geração de energia. É quando os reservatórios das hidrelétricas encontram-se operando com baixa capacidade e as usinas termoelétricas suportam grande carga da energia consumida — nestas condições já se cobra um valor adicional maior por quilowatts/hora.
● Bandeira vermelha patamar 2
Condições ainda mais caras na geração de energia. Aqui, os reservatórios das hidrelétricas encontram-se operando com menor capacidade e as usinas termoelétricas ficam responsáveis pela maior carga da energia — nestas condições, o valor adicional cobrado por quilowatts/hora é o mais alto das categorias.
Os itens que mais consomem energia elétrica
Quando se trata de economizar energia elétrica, é importante evitar todo desperdício possível, principalmente os produtos que ficam ligados sem necessidade.
Também é importante entender quais são os equipamentos que mais consomem energia elétrica e evitar o abuso desses. São eles:
1) chuveiro elétrico;
2) aquecedores de ambiente;
3) secadora de roupas;
4) ar-condicionado;
5) lava-louças;
6) lava-roupas;
7) cooktop;
8) ferro a vapor;
9) geladeira duas portas frost free
10) forno elétrico
11) micro-ondas.
O ranking é listado pela Eletrobrás na ordem de maior consumo para menor consumo.
Como reduzir o consumo de energia elétrica em casa?
Para economizar na conta de luz, é bom ficar de olho e evitar todo desperdício possível, como luzes acesas ou equipamentos eletrônicos ligados sem uso naquele momento.
O Alto Tietê Web reuniu algumas dicas importantes que vão fazer toda a diferença na sua conta de energia elétrica no fim do mês. Confira 5 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica em casa!
Cuidado com ar condicionado e aquecedores
Quando você precisa alterar a temperatura de algum ambiente e utiliza algum eletrônico para isso, como aquecedores ou ar condicionado, evite deixar portas e janelas abertas. Isso faz o equipamento trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais.
Usou? Tire da tomada!
Todos os equipamentos que não precisam estar na tomada o tempo todo, como computadores ou micro-ondas, podem ser desligados após o uso. O mesmo vale para o computador.
Aposte em banhos rápidos
Além de reduzir o tempo com o chuveiro ligado, evite tomar banho em horários em que a temperatura está mais baixa. O chuveiro muito quente tende a gastar mais energia.
Máquinas de lavar
Lava-louças e a máquina de lavar roupa gastam muita energia. Opte por usar somente quando a máquina estiver cheia.
Espere escurecer para acender as luzes
Durante o verão, o dia tende a durar mais. Por isso, não acenda as luzes enquanto não for necessário. Isso ajudará a diminuir um pouco a conta de luz.