buscando cartão
site seguro

5 dicas para você utilizar o 13º salário de forma inteligente

Quer gastar o seu 13º da melhor forma possível? Então confira as dicas do Alto Tietê Web!

Atualizado em dezembro 10, 2020 | Autor: Michelle
5 dicas para você utilizar o 13º salário de forma inteligente

O fim de ano, além das festas e comemorações, também é marcado por um evento importante: o pagamento do 13º salário, também chamado de gratificação natalina!

Entretanto, é bom não sair por aí torrando a sua gratificação natalina para depois se arrepender! Afinal, existem muitas formas de gastar o 13º salário de maneira inteligente, como pagar as dívidas ou investir.

Anúncios


Dessa forma, o Alto Tietê Web reuniu neste artigo 5 dicas que vão ajudar você a se planejar e a gastar o dinheiro do seu 13º salário de maneira inteligente, evitando desperdício, e priorizando sempre a economia.

A seguir, você confere todas as dicas que o Alto Tietê Web preparou. Aproveite!

1 Pague suas dívidas e limpe seu nome!

Se você está no vermelho ou seu CPF está negativado nos birôs de crédito, como o SPC ou o Serasa, então pagar a sua dívida com certeza é uma das maneiras mais inteligentes para usar o seu 13º salário!

Anúncios


Dessa forma, você pode começar o próximo ano com a consciência tranquila, já que estará livre de todas as suas dívidas, e ainda terá o seu poder de compra de volta!

2 Use o 13º salário para pagar as contas do início do ano

O ano começa e, logo de cara, já temos várias contas e lidar com diversas despesas. Só em janeiro, tempos que pagar impostos como o IPTU e o IPVA e, no caso de quem tem filhos, também é necessário pagar pelo material escolar.

Sendo assim, se você não possui nenhum tipo de dívida ativa, e não está com o nome negativado, que tal guardar o décimo terceiro para pagar as contas e despesas de começo de ano?

Dessa forma, você vai começar o ano mais tranquilo, com o orçamento mais folgado e sem a possibilidade de criar dívidas. Ou seja, essa mais uma maneira bem inteligente de utilizar o seu 13º salário!

3 Crie uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência, como o próprio nome já indica, é um fundo criado para ser usado somente durante as emergências. Dessa forma, ele é importante para cobrir os seus gastos caso algum imprevisto aconteça, como algum problema com o carro ou até mesmo em caso de desemprego, por exemplo.

Dessa forma, se você ainda não possui uma reserva de emergência, que tal aproveitar o 13º salário para criar uma? Esse pode ser um ótimo investimento, e uma forma de começar o ano com mais segurança.

Caso você opte por criar a reserva, é importante tomar cuidado na hora de escolher a aplicação para colocar o seu dinheiro. É importante que seja fácil retirar o dinheiro quando precisar e, além disso, a aplicação não pode envolver muitos riscos.

4 Faça investimentos

Os investimentos são essenciais para quem não quer deixar o dinheiro parado na conta corrente e, ainda, obter algum lucro em cima dos rendimentos. Sendo assim, o seu 13º salário pode servir para iniciar a sua carteira de investimentos.

Existem muitas aplicações diferentes disponíveis no mercado, e cada uma delas possui características distintas. Portanto, é necessário reservar um tempo para estudar como cada uma delas funciona, pois se você colocar todo o seu dinheiro no primeiro investimento que aparecer, você corre o risco de perder todo o seu dinheiro e ficar sem entender o porquê.

Sendo assim, estude bastante, e não se esqueça de definir o seu perfil de investidor, para que você possa selecionar as aplicações mais adequadas para você.

5 Planeje seus gastos de final de ano e priorize a economia

Se você não está endividado, e pretende gastar o dinheiro do 13º salário para presentear alguma pessoa querida, fazer uma viagem para descansar, ou o que quer que seja, recomenda-se que você planeje muito bem seus gastos, e coloque a economia como prioridade.

Sendo assim, crie uma planilha ou use um aplicativo de finanças para organizar o seu orçamento, e tente analisar qual é a melhor forma para gastar o 13º salário sem ter prejuízos.

Além disso, tente não gastar todo o seu dinheiro do 13º, reservando uma parte para colocar em sua reserva de emergência, ou mesmo investir. Afinal de contas, é muito importante viver o momento, mas é bom ter um pouco de ponderação e se preparar para o amanhã, certo?