5 práticas de bem estar para uma vida mais leve

Viver com saúde e tranquilidade pode ser mais simples do que você imagina, a maior parte está disponível gratuitamente na natureza

Atualizado em abril 28, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
5 práticas de bem estar para uma vida mais leve

Você já deve ter ouvido muitas vezes a frase clichê: os melhores momentos da vida são os mais simples! É uma boa forma de romantizar cenas de filmes e séries de TV, mas a nossa realidade é que vivemos em uma busca frenética por realizações pessoais. Seja no âmbito, profissional, afetivo, educacional ou familiar, para conquistar nossos sonhos a gente se ocupa bastante em uma rotina exaustiva e estressante de cobranças e atividades. Sem perceber vamos deixando a vida passar e nos contentando com pequenos momentos de lazer.

A verdade é que todos vamos continuar estudando muito, trabalhando bastante e correndo atrás de construir uma vida materialmente confortável, mas para chegar lá e conquistar tudo que buscamos, só será possível se tivermos saúde e qualidade vida. E pra conseguir isso é preciso equilibrar alguns hábitos dentro do nosso dia a dia.

Existem 5 remédios naturais disponíveis, que se priorizados, não vão atrapalhar as suas conquistas e ainda irão garantir que você vai estar bem e saudável para aproveitar cada uma delas.

1 – Alimentação saudável

Não está relacionado a dieta, nem a reeducação alimentar, apenas fazer boas escolhas todos os dias. Trocar o refrigerante por um suco de frutas, comer pelo menos 3 frutas durante o dia, trocar carne vermelha pela branca e até deixar de comer carne animal por 1 ou 2 vezes na semana. Dar preferência a alimentos assados ou cozidos, evitando frituras, diminuir o consumo de alimentos com farinha branca e incluir mais alimentos integrais ricos em fibras.

Todas essas dicas, não vão mudar drasticamente seu dia a dia, mesmo para quem trabalha e come fora todos os dias, consegue mudar alguns desses comportamentos, e a médio e longo prazo os efeitos dessas escolhas serão perceptíveis a sua saúde e vitalidade.

2 – Beber mais água

Essa é uma das mais simples e mais comentadas a respeito de um estilo de vida saudável, mas parece que é a mais difícil de nós brasileiros colocarmos em prática.

Em março de 2020, médicos e profissionais da Sociedade Brasileira de Nefrologia SBN se reuniram no Plenário do Senado para discutir e pedir providências ao sistema público para ampliar a prevenção e a capacidade de atendimento aos pacientes com doenças renais. O presidente da SBN, Marcelo Mazza, relatou que 1 em cada 10 brasileiros adultos estão desenvolvendo a doença renal crônica, que é tratada com a diálise, e somente 7% das cidades do país possuem esse tipo de atendimento, o que tem afastado muitas pessoas do mercado de trabalho, pois os pacientes que recebem diálise precisam ir 3 vezes na semana as clínicas para o tratamento e a maioria precisa viajar para uma cidade próxima para encontrar atendimento.

A falta de ingestão de água não arrisca somente o funcionamento dos rins, pois nosso corpo inteiro depende da quantidade de água que bebemos para garantir suas funções.

Quando bebemos água suficiente, nossa pele, unhas e cabelos ficam com aparência melhoradas. Este é o cosmético mais barato da beleza.

Se você é uma pessoa que não bebe muita água por não sentir sede ou não gosta de ingerir por não sentir prazer nenhum em beber algo sem sabor, aprenda a tomar água como se fosse um medicamento. Um medicamento que precisa de uma dose diária de 3 litros, mas a parte boa é que não tem gosto, não é injetável e não possui efeitos colaterais. Vai garantir sua saúde e bem estar sem afetar sua rotina.

3 – Tomar banho de sol

A exposição à luz solar é a melhor forma de se obter vitamina D para um bom funcionamento do nosso organismo. Para que o corpo produza corretamente essa vitamina através da luz do sol, a recomendação é de exposição diária de pelo menos 15 minutos. Nesse caso você não precisa morar numa cidade do litoral e visitar uma praia todos os finais de semana, e se você trabalha o dia todo em ambiente fechado, quando sai já é noite, procure ir a pé quando precisar ir na padaria mais próxima, ou no supermercado. Tente fazer o que for possível para encaixar a exposição de curto tempo na sua semana, use protetor solar no rosto e nas mãos, deixe somente braços e pernas em exposição sem proteção, caso vá ficar mais de 15 minutos passe protetor por completo, pois após esse tempo, os efeitos deixam de ser benéficos e podem causar queimaduras e outras complicações. O banho de sol quando feito diariamente, e de forma segura, contribuem até com a perca de peso.

4 – Atividade física

Nosso corpo foi feito para se movimentar e as principais funções metabólicas só são possíveis quando nos exercitamos. Além disso, a atividade física estimula hormônios responsáveis pelo bem estar e prazer, libera endorfina e serotonina, melhoram a qualidade das taxas de gordura corporal e é um importante regulador do sono. Não precisa ser realizado em academias ou com personal trainers, a atividade física executada com o objetivo de levar uma vida mais saudável e produtiva, não precisa de tanto tempo nem investimento. Fazer caminhadas de 30 a 40 minutos, ligar uma boa música em casa e aprender coreografias, vão ser bastante efetivas para seu organismo, ativar o metabolismo e melhorar sua saúde em vários quesitos.

5 – Descansar

Dormir pode não ser fácil pra todo mundo, principalmente quem vive sob muita tensão e estresse. Mas a qualidade do sono é fundamental para repor as energias, aumentar a memória e evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

E não é somente dormir, todos nós precisamos de uma pausa nas atividades diárias, buscar um dia na semana para relaxar e ter momentos em família, momentos de lazer, ler um livro que goste ou ver um filme. Nenhum organismo vive roboticamente sem parar, cuidar da paz interior e se dar o direito de fazer coisas prazerosas vão beneficiar a sua saúde mental e física, tanto quanto as práticas anteriores.