5 sinais de que você sofre com estresse

Confira alguns sinais de alerta que o seu corpo dá pelo estresse

Atualizado em abril 11, 2022 | Autor: Michelle
5 sinais de que você sofre com estresse

A sociedade sofre cada vez mais com o estresse, isso é um fato. Enquanto as agendas se tornam cada vez mais apertadas, muitos se acostumam com a rotina frenética sem nem perceber que, às vezes, é necessário pisar no freio. 
Conforme relata a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. No Brasil, a preocupação não fica muito atrás. 
De acordo com um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse no mundo!
Você pode não se sentir exausto, mas há uma boa chance de haver algumas maneiras sutis de seu corpo lhe dizer que você está estressado, e isso pode afetá-lo mental e fisicamente.
Aquelas horas perdidas no trânsito ou aquela loucura de trabalhar dia e noite, sem descanso, passou a pesar. A rotina de “trabalhar, comer e dormir” não é mais suficiente, e acaba gerando um estresse maior que o normal.

O que é estresse?

O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Esse sintoma também pode ser efeito colateral de alguma doença grave. 
Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, problema no carro, aumento dos preços, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.
É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.
Se você se identificar com 3 ou mais dos sinais abaixo, o indicado é procurar um especialista para te ajudar a segurar o freio de mão um pouco mais no seu cotidiano. Olha só alguns sinais de que você está estressado:

Anúncios


  • Queda excessiva de cabelo

Todas as pessoas perdem alguns fios de cabelo durante o dia, é completamente normal e faz parte do processo de crescimento do cabelo. O problema é quando você começa a notar mais cabelo do que o normal na escova, no ralo e nas roupas.
Estresse e queda de cabelo estão relacionados em três casos: uma delas é chamada Eflúvio Telógeno, que acontece quando o folículo capilar é “empurrado” para fora prematuramente, antes de completar um ciclo de crescimento completo, resultando mais perda de cabelo. 
A Alopecia Areata é uma condição definida pelo ataque do sistema imunológico aos próprios folículos capilares, fazendo com que eles caiam espontaneamente.
Já a Tricotilomania é um transtorno psiquiátrico onde o paciente sente um desejo incontrolável de arrancar seu próprio cabelo, o que é exacerbado por altos níveis de estresse ou ansiedade. 

  • Você tem problemas digestivos

Você pode pensar que seu estômago e seu cérebro não tem nada a ver um com o outro, mas a verdade é que a saúde digestiva está intimamente ligada aos seus níveis de estresse. 
Costumam dizer que o intestino é o segundo cérebro, que produz muitos hormônios bons para o nosso corpo. Um intestino ou sistema digestivo desregulado pode significar algumas coisas. Situações de estresse e ansiedade podem desencadear e agravar doenças gastrointestinais, como:

  1. Constipação 
  2. Gastrite
  3. Úlceras
  4. Refluxo
  • Sintomas “comuns” de desconforto

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. São sinais que você pode pensar que fazem parte do dia a dia, mas, quando muito frequentes merecem mais atenção. 

  • Sintomas mais específicos

Problemas com a memória; mal-estar generalizado; formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés); sensação de desgaste físico constante; mudança no apetite; aparecimento de problemas de pele; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada; tontura; sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva; desejo sexual diminuído.

  • Imunidade baixa frequente

Ficar doente muitas vezes seguidas pode indicar que a sua imunidade está com algum problema, e um deles pode ser o estresse. A falta de apetite ou a ingestão de alimentos mais calóricos, apatia, desregulação intestinal, falta de exercícios e outros hábitos saudáveis pode afetar a sua imunidade.