7 dicas infalíveis para economizar na volta às aulas

Prepare o material escolar dos seus filhos sem estourar o orçamento

Atualizado em janeiro 7, 2025 | Autor: Michelle Verginassi
7 dicas infalíveis para economizar na volta às aulas

Comprar todo o material escolar dos seus filhos sem estourar o orçamento não é uma tarefa fácil, mesmo assim, economizar na volta às aulas não é impossível.
Descubra 7 dicas práticas para economizar tempo e dinheiro, garantindo um volta às aulas organizado e sem estresse.
Em alguns estados, as aulas retornam no início de fevereiro, em outros um pouco mais tarde. Há casos em que no final de janeiro a criançada já estará a toda.
Independente do calendário escolar de cada região do país, a volta às aulas se aproxima.
Sendo assim, a compra do material escolar vai tirar algumas horas do seu precioso sono a partir de agora.

Mas, se por um lado essa tarefa pode se tornar desafiadora, por outro lado, com um pouco de planejamento, dá para ganhar tempo e economizar na volta às aulas.
Pensando nisso, preparamos 7 dicas infalíveis para te ajudar a economizar na compra do material escolar. Cola aí e vem conferir junto!

1. Crie uma lista detalhada

A primeira dica é ter em mãos (ou no seu celular) uma lista completa do material escolar que a escola enviou.
Além disso, para facilitar a organização, você precisa criar algumas categorias ou sub-categorias, pois isso vai te ajudar a ganhar tempo e a pesquisar com mais exatidão.

Ou seja, há itens do material escolar como as mochilas, por exemplo, que você pode pesquisar em lojas de outros segmentos, como as de confecções, não sendo exclusividade das papelarias.
Então, para ampliar seu leque de pesquisa, divida sua lista em categorias (fica a seu critério essa sub-divisão) para evitar compras duplicadas e não ficar nenhum material de fora.

2. Reaproveite materiais em bom estado para economizar na volta às aulas

Por falar em mochila, você já conversou com seu filho ou sua filha sobre a “mochi” do ano passado?
Quem sabe, para economizar na volta às aulas, não dá para reutilizar materiais do ano anterior, a começar pela mochila? Mas, além delas, as réguas, tesouras e até estojos podem estar em bom estado, permitindo novo uso em 2025.

Dessa forma, você economiza dinheiro e contribui para a sustentabilidade, sem contar que essa revisão do material pode ser usada para ensinar sobre a importância da reutilização e do consumo consciente aos seus pequenos.

3. Antecipe as compras para evitar preços mais altos

Além disso, você não precisa sofrer por antecipação duas vezes.
Ou seja, em vez de sofrer com o custo da lista e com a correria e as filas na última semana, pelo menos, um desses sofrimentos pode ser evitado.
Dessa forma, evite a correria de última hora, pois comprar o material escolar com antecedência vai te tirar do fluxo e das filas intermináveis.
Além disso, essa antecipação vai garantir mais tempo para pesquisar preços e aproveitar promoções, sem contar que isso ainda te deixa longe dos gastos impulsivos.

4. Divida as compras em etapas para economizar na volta às aulas

Lembra que falamos em dividir por categorias?
Então, além disso, você pode dividir em etapas para economizar na volta às aulas.

Ou seja, divida as compras em etapas para que não caia tudo em uma única fatura.
Sendo assim, priorize os itens mais essenciais, como cadernos e lápis antes, deixando as demais compras para a fatura do mês seguinte.
Dessa forma, você dilui os gastos e alivia o impacto no seu bolso agora em janeiro.

5. Avalie fazer compras coletivas ou em atacado

Você sabe que os supermercados estão dando lugar aos atacados nos últimos anos, então, já pensou em economizar na volta às aulas comprando em atacado?
Então, quem sabe, converse com outros pais e considere a possibilidade de realizar compras coletivas – ou em atacado.
Dessa forma, vocês podem obter descontos para compras em maior quantidade, economizar juntos e garantir preços mais vantajosos.

6. Não se esqueça dos itens complementares

Mas, a lista não termina aí.

Além dos materiais básicos, para economizar na volta às aulas, lembre-se dos itens complementares, ou seja, lancheiras, garrafas de água, etiquetas para identificação e outros.
Apesar de parecerem detalhes, esses itens fazem a diferença no dia a dia escolar.

7. Pesquise preços e compare

Por fim, a sétima das dicas infalíveis: usar a internet para pesquisar.
Então, pesquise preços em diferentes lojas online e compare as opções disponíveis. Além disso, pesquise no bazar da esquina e, quem sabe, faça um passeio com seus filhos para uma papelaria a fim de conferir os preços.
Dessa forma, com calma e cautela, você encontra as melhores ofertas e economiza tempo e dinheiro.
Além disso, com planejamento, você tem tempo para ficar atento aos cupons de desconto e promoções exclusivas online.

Dica extra para economizar na volta às aulas: usar o cartão de crédito

Com organização e planejamento, é possível garantir todo o material escolar necessário sem comprometer o orçamento familiar. Portanto, siga essas dicas e tenha uma volta às aulas tranquilo e econômico. Afinal, a organização é a chave para um ano letivo de sucesso.

Mas, a dica extra traz um ingrediente “novo”: o uso do cartão de crédito para economizar na volta às aulas.
Quais as vantagens? Confira como o porquê o cartão de crédito, usado com responsabilidade, pode salvar sua vida e suas finanças neste início de 2025:
— Já pensou em pagar o material escolar até julho? Ou seja, o cartão permite parcelamento sem pagar juros;
— Que tal viajar na Páscoa ou nas férias de julho sem gastar muito? Com os pontos acumulados no cartão com as compras de material escolar, você pode conseguir, pelo menos, uma hospedagem para o final de semana da Páscoa.
— Que bom ganhar dinheiro de volta, não é mesmo? Se o seu cartão oferece cashback, você pode ganhar um bom dinheiro de volta.