7 dicas de planejamento para começar um negócio

Saiba como fazer o planejamento para começar um negócio

Atualizado em setembro 13, 2022 | Autor: Michelle Verginassi
7 dicas de planejamento para começar um negócio

No auge da pandemia o empreendedorismo ganhou um destaque que até então não tinha no Brasil.
Seja pela demissão do emprego ou pela necessidade de se reinventar ou dar uma guinada na carreira, muitos brasileiros começaram a refletir sobre empreender.
Mas a grande questão do brasileiro sempre foi a falta de planejamento.
E como não se pode sair por aí abrindo negócios sem análises anteriores, abrindo para onde aponta o nariz, preparamos um post para te ajudar um pouco neste intuito.

Conheça 7 dicas de planejamento para começar um negócio

Para abrir um negócio não é necessário apenas uma ideia boa e dinheiro para bancar os investimentos.
É preciso de muito planejamento e muita pesquisa antes de abrir as portas.
Você já deve ter ouvido falar que boa parte dos negócios fecham as portas antes de completar um ano.
Isso acontece por uma série de coisas, como a burocracia, impostos e outros, no entanto, a falta de planejamento pode ser um dos principais motivos.
Sendo assim, ajudar a fazer o planejamento é o foco deste post.
Bora conferir o que levar em conta ANTES de você abrir seu negócio e se frustrar por não ter dado atenção a alguns pontos enquanto era possível?

Dica 1 – Amadureça mais sua ideia inicial

Antes de abrir seu negócio, você precisa pensar em uma ideia.
Ou várias ideias, para, enfim, poder escolher a melhor opção antes de colocar a mão na massa.
Então, você precisa refletir e pensar bastante.
Este é o primeiro passo que você deve dar se deseja abrir um negócio.
Esta reflexão é importante para você amadurecer sua ideia inicial e evitar a tomada de decisões por impulso.

Dica 2 – Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir seu negócio

Sabe o efeito mulher grávida?
Já ouviu falar no efeito cor de carro?
Não? Pois bem, nós vamos te explicar cada um deles e depois você vai entender o que estas metáforas tem a ver com esta segunda dica.
O efeito mulher grávida funciona assim: você anda na rua e não “vê” mulheres grávidas, no entanto, quando você estiver grávida (ou sua esposa), de uma hora para a outra vai surgir mulher grávida em todos os lugares.
Da mesma forma o efeito cor do carro.
Quando você compra um carro ou troca, na hora da compra, você dá aquela conferida mentalmente na garagem do seu edifício ou na sua rua, ou mesmo entre seus familiares, e ninguém tem um veículo do modelo e cor que você está comprando, certo?
Mas basta você sair à rua com seu novo carro e vai encontrar o mesmo modelo e cor em todas as esquinas.
Como pode isso?
Pois é, assim como as mulheres grávidas e os carros da cor e modelo iguais ao seu sempre estiveram lá.
Mas como, se você nunca os viu?
Aí é que está: eles não estavam no seu radar, você não os notava. Apenas isso!
E o que queremos dizer com estas duas historinhas dentro da segunda dica, que é fazer uma pesquisa de mercado?
É que você pode nunca ter notado a padaria do seu bairro ou a loja de venda de marmitas.
Mas, se você se decidiu por um destes dois, na hora de fazer a pesquisa de mercado, como seu foco mudará, é provável que apareça concorrência antes de você abrir seu negócio.
Ou seja, o “concorrente” já estava lá, mas você é que não notava.
Então, antes de colocar a mão na massa e abrir seu negócio, assim que você se definir pelo modelo e pelo tipo de negócio que pretende abrir, faça uma pesquisa.
Isso mesmo, nesse primeiro momento, você deverá fazer uma boa pesquisa, para conhecer o mercado, analisar concorrentes (prováveis) e descobrir quais são as possibilidades deste negócio dar certo.
Então, como já falamos, esta etapa vai exigir muita atenção e foco para desenvolver a sua ideia de uma forma viável.

Dica 3 – Defina seu público alvo e seu mercado

Pois bem, se você já fez a pesquisa e a ideia está indo bem, então, antes de abrir as portas, literalmente, você precisa definir duas coisas.
Defina qual será o seu mercado e o público alvo.
Além de conhecer a concorrência e avaliar os riscos, é importante conhecer (ou definir) para qual público você pretende trabalhar (ou vender).

Dica 4 – Busque ajuda e dicas de quem já está no mercado

Se você já passou pelas etapas anteriores, esta dica pode ser muito valiosa.
Procurar a ajuda de empreendedores mais experientes ou amigos que estão neste ramo (em outra cidade ou bairro) ou que já estiveram neste ramo pode ser uma boa ideia.
Nesta conversa com eles, você vai conseguir informações valiosas sobre o mercado em que você pretende atuar.
Então, muita coisa que passou despercebida por você até agora, pode pular à sua frente e isso pode salvar seu negócio ou dar aquela alavancada com a dica de ouro.
Sim, ela existe e pode te ajudar a resolver problemas futuros e que foram apontados por pessoas mais experientes, fazendo com que você não cometa estes erros em seu novo negócio.

Dica 5 – Monte um plano de negócios

Está chegando a hora!
A hora de colocar a mão na massa.
Então, agora que você já refletiu bastante e amadureceu a sua ideia inicial, chega a hora de iniciar a criação do seu plano de negócios.
Aqui está outra das etapas mais importantes na criação de um negócio, então, não hesite em dedicar muito tempo nesta etapa, combinado?
Lembre-se, é melhor seu negócio morrer na casca, ou seja, você parar por aqui se surgiu alguma questão insolúvel, do que abrir seu negócio mais tarde e depois não ir para a frente e herdar uma série de dívidas.

Dica 6 – Defina os objetivos do seu negócio

Você ainda não abriu as portas, mas precisa definir quais serão os objetivos do seu negócio.
Para que você está abrindo este negócio? Além do lucro e da renda, qual é o propósito?
Os objetivos devem ser muito bem planejados, considerando o curto, médio e longo prazo.
A partir daí, você pode definir o valor do investimento e outros planejamentos.

Dica 7 – Conheça o mercado, a legislação e o cliente

A última dica é de grande importância também, mas não precisa segui-la exatamente nesta ordem em que escrevemos.
Você precisa, neste ponto, se cercar de pessoas que possam te ajudar. Talvez aqui você vai ter que começar a investir uma grana, seja contratando contador, advogado, marqueteiros e assim vai.
Ou seja, antes de colocar a fantasia na rua, avalie a legislação, o mercado e quem será seu cliente, bem como o poder aquisitivo dele.
E estas informações talvez você não tenha como conseguir, então, é melhor ter por perto alguém que tenha o “pulo do gato”.

Dicas extras

Pois é, não podemos parar o texto por aqui, afinal, você nem abriu as portas do seu negócio, ainda!
Entretanto, a ideia era justamente te mostrar algumas coisas que você deve levar em conta ANTES de abrir seu negócio.
E como o brasileiro não é bom de planejamento, pois o coração é maior que o cérebro, que é racional, colocamos sete dicas para planejar o ANTES.
Por fim, confira algumas dicas finais que você também não deve perder de vista:
8 – Networking – Tenha contatos no nicho em que você pretende empreender pode facilitar a sua pesquisa.
9 – Cliente – Conheça seu tipo de público para saber como interagir com eles e como direcionar o marketing.
10 – Defina quais serão os produtos ou serviços a serem oferecidos.
11 – Defina o foco ou o nicho do seu negócio.
12 – Além de conhecer a legislação, tente descobrir anteriormente quais impostos seu negócio vai pagar quando estiver em funcionamento.
13 – Escolha do ponto comercial ou das plataformas digitais que pretende trabalhar.
14 – Ter planejamento bem elaborado durante todos os processos.