7 dicas para aumentar a sua produtividade no home office
Você trabalha de home office e está com dificuldades em ser produtivo? Então confira nossas dicas e aprenda a ser mais produtivo!
O home office se tornou uma realidade para muitas pessoas durante a pandemia. Algumas foram obrigadas a adotar essa modalidade de trabalho, já outras, optaram por conta própria. Mas, indecentemente do motivo, essa modalidade de trabalho traz muitos desafios, especialmente no que diz respeito à produtividade.
Afinal, é muito fácil de se distrair quando o seu local de trabalho é a sua própria casa. Dessa forma, é muito importante manter um ambiente propício para o trabalho e tomar algumas medidas para evitar distrações e manter-se focado.
O Alto Tietê Web separou algumas dicas valiosas que vão contribuir para a sua produtividade no home office. As nossas 7 dicas são simples e práticas, tanto que qualquer pessoa consegue aplicaá-las. Veja quais são elas a seguir.
1. Crie um ambiente adequado para o home office
Para trabalhar de home office é necessário escolher um local de sua casa para usar como escritório. Sendo assim, escolha um cômodo da sua casa para fazer o seu trabalho.
O ambiente deve ser silencioso e, preferencialmente, bem iluminado e arejado. É importante que o ambiente seja livre de distrações, portanto evite qualquer tipo de objeto que possa tirar o seu foco. Lembre-se que você deve organizar o seu espaço como um escritório normal.
O ideal é ter um cômodo exclusivo para trabalhar, mas nem sempre isso é possível, principalmente para quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, e não pode ter um cômodo exclusivo para isso.
Se esse for o caso, é necessário improvisar, e fazer algumas modificações, como reservar um canto para trabalhar e organizá-lo de maneira adequada.
2. Melhore as suas condições de trabalho
O home office implica em ficar sentado na frente de uma tela várias horas por dia. Logo, isso pode trazer alguns problemas físicos, como dores na coluna e em outras partes do corpo.
Os móveis com formato ergonômico são criados com o princípio de evitar qualquer tipo de desconforto, ou dores, decorrentes de horas seguidas de trabalho.
Portanto, investir em um mobiliário ergonômico é indispensável para quem quer ou precisa trabalhar em casa. Afinal, é impossível ser produtivo quando se está sentindo algum tipo de desconforto.
3. Organize seus horários
O home office deve ser como uma jornada de trabalho, isso significa que você deve ter horários para focar no trabalho e horários para descanso.
Trabalhar em casa pode trazer a vantagem de poder trabalhar no horário que for mais adequado para você. Logo, se você é mais produtivo em um determinado horário, você pode iniciar suas atividades nesse mesmo horário.
Entretanto, é necessário que os seus horários estejam bem definidos e que seja seguidos à risca, colocando a sua produtividade sempre em primeiro lugar, e evitando a sobrecarga.
4. Descansos também são importantes
As pausas no trabalho são importantes para se manter produtivo, afinal, não dá pra ficar focado o tempo todo! Ter um momento para dar uma relaxada pode ajudar a evitar a sobrecarga.
Além disso, as pausas também são importantes para refletir e solucionar algum problema relacionado ao trabalho, pois às vezes pode ser importante ficar longe do seu ambiente de trabalho para chegar a conclusões.
Dessa forma, quando estiver organizando o seu horário de trabalho, não deixe de inserir alguns momentos de descanso em sua agenda.
5. Crie uma lista de tarefas
A organização e a disciplina são aliadas da produtividade. Portanto, crie uma lista com todas as tarefas que devem ser cumpridas durante a semana.
Ao se focar nas atividades da lista, você consegue ter mais disciplina e evita distrações para cumprir todas as tarefas. Isso também colabora para que o home office não se torne uma atividade extremamente exaustiva, evitando que o cansaço afete a sua produtividade.
6. Fique longe das distrações
A disciplina e a falta de foco podem acabar com a produtividade de qualquer um. Então, é necessário se organizar e evitar qualquer tipo de atividade que possa tirar o seu foco enquanto você estiver em horário de trabalho.
Converse com sua família e explique a sua situação. Compartilhe a sua agenda e peça para que não o incomodem enquanto estiver trabalhando.
Os celulares também podem ser uma grande fonte de distrações, mas na maioria dos casos, é impossível ficar longe do smartphone durante o horário de trabalho, já que muitos problemas relacionados ao trabalho são resolvidos por meio dele.
No entanto, você pode evitar algumas distrações desativando as notificações dos aplicativos que não são necessários durante o trabalho, deixando apenas as notificações realmente necessárias ativadas.
Além disso, evite colocar qualquer tipo de objeto que possa te desconcentrar durante o trabalho.
7. Não se isole do contato humano
O home office, em muitos casos, pode ser um trabalho muito solitário. Afinal, você está por conta própria e não tem colegas de trabalho para jogar conversa fora enquanto toma café.
A falta de contato humano e o isolamento podem afetar a saúde mental no trabalho e, consequentemente, te deixar menos produtivo e desanimado, especialmente nesse período de pandemia.
Portanto, não resolva as suas questões de trabalho apenas por meio de mensagens de texto ou e-mail. As chamadas por vídeo são uma excelente opção para manter esse contato.
Além disso, não deixe de manter contato com as pessoas que você gosta, sejam elas amigos ou familiares.