Já parou para pensar como a economia afeta as nossas vidas?

E se eu te disser que a alta no preço do combustível que estamos vivendo agora, tem como um dos fatores, o valor do barril de petróleo e o valor do dólar, você acredita?

Fatores estes econômicos que afetam o preço dos combustíveis e de uma infinidade de outros produtos, fazendo com que a maior parte dos problemas políticos atuais tenham importantes aspectos econômicos atrelados.

Por isso, aprender sobre economia pode contribuir para conhecermos melhor o mundo à nossa volta, além do nos ajudar a tomar melhores decisões na nossa vida financeira.

Pensando em como te ajudar nesse tema, separamos uma lista com sete documentários sobre economia.

Os documentários estão disponíveis nas plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e muitas outras. Confira agora:

 

  • 12 Moedas

Começando com um documentário sobre o Brasil, 12 Moedas conta a história da economia do país a partir das mudanças de moeda, que foram doze, ocorridas desde 1822.

Foram entrevistadas figuras importantes da política e da história da economia brasileira como Fernando Henrique Cardoso, Maílson da Nobrega, Abílio Diniz, Gustavo Franco, Delfim Netto, Guido Mantega e Luiz Carlos Bresser-Pereira, além do depoimento de pessoas comuns que vivenciaram essas mudanças.

 

  • Trabalho Interno (Inside Job)

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011, Trabalho Interno mostra os bastidores da grande crise financeira de 2008, que começou nos Estados Unidos, mas atingiu todas as economias mundiais.



Retratando todo o panorama político e as práticas bancárias que fizeram ascender uma das maiores crises financeiras do mundo, o documentário traz pesquisas, entrevistas, análises de especialistas, jornalistas e políticos para refletir sobre os efeitos dessa crise sob a economia.

 

  • Dividocracia

A Europa não podia ficar de fora, por isso o documentário mostra como as políticas impostas pelas potências europeias às nações “periféricas” da União Europeia levaram à devastação econômica e social de países como Grécia, Irlanda e Portugal.

 

  • Freakonomics

O documentário baseado no livro de mesmo nome, conversa de forma simples e direta, sobre como as práticas econômicas, estão diretamente ligadas com comportamentos sociais e a própria cultura pop.

Um dos objetivos de Freakonomics é demonstrar a aplicação prática de conceitos da economia em aspectos do cotidiano, explicando assim a sociedade.

 

  • China vs. EUA: Impérios em Guerra (2010)

Estrelando uma nova ‘Guerra Fria”, agora no século XXI, protagonizado por China e Estados Unidos, o documentário retrata como as maiores potências do planeta agora também brigam pelo poder econômico e tecnológico, além da briga pela influência militar no mundo.

Enquanto China reivindica a soberania sobre Taiwan, Estados Unidos discorda e acusa o país de praticar diversos atos contra os direitos humanos.

Com as tensões cada vez mais frequente, todo movimento comercial, político, econômico e tecnológico é motivo de alerta para ambos os países.

 

  • O Monstro Gigante que é a Economia Global (2019)

Aqui temos mais um dos milhares de documentários sobre o capitalismo. Mas não se engane, dessa vez o conteúdo é muito interessante.

Fugindo de todo maniqueísmo que cerca o tema, O Monstro Gigante que é a Economia Global consegue criticar o capitalismo sem atacá-lo, ou seja, listando as falhas e sucessos desse atual sistema econômico.

O Brasil tem uma aparição nessa série de documentário, no “O Episódio da Borracha” contando a história da Fordlândia, no Pará.

 

  • Indústria Americana (2019)

O documentário ganhador da estatueta do Oscar em 2020, e feito pela produtora do casal Obama em parceira com a Netflix mostra o investimento de um bilionário chinês em uma fábrica nos Estados Unidos

O longa discute contrastes e tensões entre as duas nacionalidades, como as divergências na cultura de trabalho chinesa, acostumada com exaustivas cargas de trabalho e péssimas condições e a norte-americana, que segue o famoso American Way Of Life.

E aí, já separou a pipoca? Prepara o seu sofá e aproveite para aprender sobre economia de uma forma leve e descontraída.