7 Etapas Para se Pensar Antes de Comprar uma Casa

Comprar a casa própria é o sonho de muitas pessoas.Por esse motivo é normal que as emoções acabam influenciando no momento de comprar o tão sonhado imóvel. Mas antes de tomar essa decisão é muito importante saber se esse é o momento certo para encarar um financiamento.

É uma das decisões mais importantes ao longo da vida, tanto pelo esforço financeiro que envolve, como o compromisso que exige. Pode não ser um compromisso para a vida toda, mas será por um longo prazo. 

Evite problemas futuros e faça sua escolha equilibrando o lado emocional e o racional. Coloque tudo no papel e veja os prós e os contras. E sempre lembrando das despesas específicas a ser proprietário de um imóvel como: manutenção, impostos, condomínios, seguros e a prestação mensal do imóvel. 

Para saber se você deve comprar uma casa, vamos dar dicas antes de tomar essa decisão tão importante:

Você poderá pagar

Antes de qualquer decisão a mais importante é se você terá condições de pagar a compra deste imóvel.

Para saber se terá condições você precisará definir algumas questões como: 

 

  • Valor da sua renda atual

 

Como está o nível de estabilidade do seu emprego

Se você tem alguma reserva

Seu histórico de crédito

Quanto você conseguiria pagar mensalmente na prestação do financiamento

Qual o total do seu débito.

Lembrando que depois que você fizer toda essa análise precisará pensar em todos os custos que estarão incluídos na compra da casa e pagar para viver nessa casa. 

 

  • Você realmente precisa dessa casa

 

Pode ser uma pergunta bem óbvia mas é muito importante pensar, eu realmente preciso dessa casa? Muitas pessoas não pensam nessa pergunta, mas é uma das mais importantes questões a ser respondida. Reveja e reflita muitas vezes antes de tomar essa decisão.

 

  • Defina seu orçamento

 

Um dos passos fundamentais para na preparação da compra da casa. Seja realista com você mesmo, e veja se é possível adquirir esse imóvel. Porque você não quer comprar uma casa e depois ter que levar sua casa tão sonhada para um leilão. Por isso é muito importante analisar a situação financeira  da sua família e trace possíveis cenários do futuro, os positivos e negativos. A melhor ferramenta para controlar as despesas familiar e receitas que o orçamento familiar. Coloque no papel, computador ou faça uma planilha com todas as despesas, só assim terá noção de saber se terá condições de arcar com esse investimento. 

  • Será que irá compensar um financiamento longo

Muitas pessoas precisam financiar por longo prazo porque as parcelas são menores as parcelas ou pensam que vale a pena, mas será que vale mesmo a pena? Não,o ideal é parcelar com o menor prazo  possível para que você pague menos juros.

O importante é calcular o valor das parcelas para diferentes prazos e situações para comparar o melhor que  cabe no bolso. Pois o prazo curto é a melhor opção. 

 

  • Valor de entrada

 

É necessário saber que os bancos não financiam o valor total da sua casa. O ideal é ter um valor valor maior em mãos e financiar o menor valor. Portanto, se caso você não tiver esse valor o ideal é esperar e economizar durante alguns anos para pagar menos juros nas parcelas. 

 

  • Gastos contratuais

 

Não são somente os imprevistos que pedem uma reserva financeira, a compra de uma casa inclui um monte de gastos contratuais como os todos os documentos necessários:

  • Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
  • Registro de compra de cartório
  • Escrituras e muitos outros documentos para pagar.

São valores inevitáveis para pagar, por isso devem estar no seu planejamento não somente a entrada, mas também esses valores que são pagos à vista.

 

  • Valor das parcelas

 

As dívidas mensais na vida financeira de todos deveriam comprometer até 30% da sua renda atual. Incluindo prestações de carro, aluguel, cartão de crédito e outros. Se o seu orçamento passar desses 30% é perigoso você se tornar um inadimplente em uma área da sua vida, pode até ser recusado em alguma solicitação de financiamento ou empréstimo.Muitas vezes pensamos que vamos dar conta das dívidas de qualquer jeito. Mas infelizmente imprevistos ocorrem as contas vão chegando, os gastos emergenciais surgem e acontece o inesperado: não conseguimos dar conta da situação. Então vale a pena colocar tudo no papel.

 

A pergunta é, qual o momento certo de comprar uma casa?

O momento certo não dependerá somente das condições financeiras, os assuntos pessoais e profissionais também são importantes para o sucesso da compra da sua casa. Tudo está relacionado ao seu planejamento de vida. Estar com a vida familiar saudável e  carreira estável são pontos positivos e importantes nesse momento. Principalmente para que financiará o seu imóvel ao longo ´prazo. 

Comprar uma casa é um enorme  investimento e de exigência, tempo de procura e análise para tomar uma melhor decisão.

 

Publicado por: Equipe