A maneira como você lida com as perguntas de um público pode ser o fator decisivo sobre como sua apresentação é recebida. Se você está apostando em negócios, é absolutamente vital lidar bem com as perguntas. 

1. Esteja preparado para perguntas – Quando você escrever sua apresentação, pense sobre o que provavelmente será perguntado e qual será sua resposta. Talvez você não queira responder a uma pergunta específica de vez em quando, então pense no que vai dizer para satisfazer o questionador.

2. Deixe claro no início – Você pode decidir fazer perguntas no final da apresentação. Seja o que for que você decida, deixe claro no começo e não mude de ideia. Eu sugeriria perguntas no final em uma breve apresentação; Se você responder a perguntas, seu tempo será eliminado. E lembre-se sempre, um público não vai te perdoar por tomar meia hora quando você estava programado para falar por quinze minutos. 

3. Nunca termine com perguntas – É muito melhor fazer perguntas cinco ou dez minutos antes do final, lidar com as perguntas e depois resumir para um final forte. Muitas apresentações terminam com as perguntas e a coisa toda fica um pouco plana – especialmente se você não obtiver nenhuma.

4. Ouça – Quando perguntado uma pergunta, ouça e se pareça com a sua escuta. Pode ser algo que você já ouviu um milhão de vezes antes. Trate o questionador com respeito e não banalize seu ponto de vista. 

5. Agradeça ao questionador – É apenas educado, mostra respeito e lhe dá um pouco mais de tempo para considerar sua resposta. 

6. Repita a essência da pergunta – Algumas pessoas podem não ter ouvido a pergunta, então sua resposta pode não fazer sentido para elas. Também pode ser irritante para eles não ouvirem a pergunta. Mais uma vez, isso lhe dá mais tempo para pensar na resposta e faz você parecer tão inteligente e no controle.

7. Responda a todos – Não caia na armadilha de apenas responder ao questionador. Se acontecer de estar perto da frente, você pode acabar tendo uma conversa com eles e excluir todos os outros. 

8. Mantenha a simplicidade – Muitos oradores, quando se trata de perguntas, tornaram-se mais relaxados e o fato de alguém estar interessado o suficiente para fazer uma pergunta, leva-os a ficarem muito tempo com a resposta – NÃO FAZER. 

9. Não bluff ou bluster – Se você não sabe a resposta a uma pergunta, diga e descubra. Sugira ao questionador que você irá telefonar para ele ou vir e vê-lo com a resposta. Pode até ser uma boa maneira de fazer contato posterior após a apresentação.

Como todos sabemos, é possível que você não seja questionado e você tenha um silêncio constrangedor. As pessoas podem estar pensando sobre o que você acabou de dizer e pode precisar de mais tempo para perguntar. Eles também podem ser um pouco tímidos e podem levar alguns minutos para falar. Por que não ter uma pergunta sua preparada e dizer algo assim? “Você pode estar se perguntando ………?” Se você ainda não conseguir qualquer pergunta, vá direto ao seu resumo e declaração final. 

Lidar bem com uma sessão de perguntas e respostas, demonstra seu profissionalismo e reflete em sua mensagem.