11 passos para entender o que é Bitcoin

Entenda o que é e como funciona uma das criptomoedas mais valorizadas do mundo

Atualizado em março 22, 2021 | Autor: Michelle
11 passos para entender o que é Bitcoin

Que o bitcoin é uma tecnologia revolucionária ninguém aqui pode negar.

Mas se você não é economista ou um grande conhecedor do mercado financeiro, tentar entender sobre bitcoin pode ter dado um nó na sua cabeça.

Anúncios


Por ter uma tecnologia complexa, envolvendo dois conceitos amplos como dinheiro e tecnologia, você pode achar que aprender sobre bitcoin não é para você.

É por isso que estamos aqui, para esclarecer e desmistificar esse bicho de sete cabeças e explicar as principais informações e conceitos dessa moeda criptografada, o bitcoin:

 

  1. É dinheiro: Sobre isso você não deve ter dúvidas, mas para entender sobre bitcoin é bom deixar tudo explicadinho.

O bitcoin é uma moeda digital. Diferente do dólar, real ou euro ela não existe no mundo físico, apenas no virtual.

 

  1. É uma criptomoeda: Criptomoeda é uma espécie de moeda digital que usa um sistema descentralizado e avançado de criptografiapara proteger as transações, suas informações e os dados de quem transaciona.

 

Por curiosidade o bitcoin foi a primeira criptomoeda criada.

 

  1. Um dinheirinho para chamar de seu: É isso mesmo, com o Bitcoin, o dinheiro é realmente seu e pode ser usado como você preferir.

Não é necessário nenhum intermediário como banco, gerente chato, empresa ou governo para movimentá-lo.

 

  1. Você precisa de uma carteira: Não é possível guardar bitcoins embaixo do colchão, então você precisa de um lugar para guardá-las, transferir e acessar suas moedas, e por isso existem as carteiras virtuais.

 

Elas funcionam semelhante a uma conta bancária, mas são criadas em uma rede blockchain.

Existem quatro tipos de carteiras de bitcoin, sendo elas:

  • Carteira de papel, que funciona semelhante a um cartão pré-pago e recarregável;
  • Carteira mobile, que funcionam de forma muito parecida com uma conta online em um banco, onde você pode acessar diretamente pelo seu celular;
  • Carteira desktop, são aquelas criadas para você usar no notebooks ou computadores.
  • Carteira hardware, é um dispositivo físico que guarda determinada quantia de criptomoedas.

 

  1. Blockchain não é um monstro: O nome pode até parecer, mas blockchain é tipo um caderninho online de anotações financeiras.

 

Ele é uma rede onde fica armazenado todos os registros de uma transação de uma moeda virtual como o bitcoin, por exemplo, a quantia de bitcoins transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e por aí vai.

 

 

  1. Não tem segredos para fazer transações: Fazer uma compra com bitcoin é tão simples quanto fazer com dinheiro em cédula ou cartão de crédito.

Depois de acertado o valor da negociação do produto que será comprado, o vendedor informa um endereço para receber o pagamento, aí o comprador só realiza a transferência do bitcoin.

 

  1. Ter saldo e chave válida para transação: Para garantir que não há fraudes, toda transação exige um código. Ele é analisado e confirmado para checar a validade, além disso, tem o óbvio: você precisa ter saldo suficiente para completar a transação.

 

  1. Santos moderadores: Os moderadores servem para verificar e validar todas as transações realizadas e conectar as duas carteiras digitais envolvidas.

Uma transação é validada quando a maioria simples (50%+1) dos moderadores da rede concordarem que aquela transação é legítima e correta.

 

  1. Mistura de anonimato com transparência: Todas as transações e valores ficam públicos, ou seja, podem ser consultados por qualquer pessoa, mas as pessoas ou empresas envolvidas nas transações não são identificadas, se mantendo anônimas.

 

  1. O dinheiro virtual também pode ser físico: Se você receber um pagamento em bitcoins pode trocá-los por dinheiro, de acordo com a moeda física escolhida, em casas de câmbio específicas de bitcoin.

 

 

  1. Não há segredos para comprar e vender bitcoins: É bem simples, existem sites especializados nesses processos de compra e venda, como o Mercado Bitcoin. Basta criar um login nesses sites e fazer as transações.

Para leigos ou investidores conhecer sobre uma das moedas criptografadas mais famosas e valorizadas do mundo é de extrema importante.

Mas se você pretende entrar nesse universo do bitcoin, e se tornar um investidor, tome cuidado com as promessas de dinheiro fácil e rápido. Todo tipo de investimento exige cautela, informação e muito conhecimento.