Conheça alguns chás e seus benefícios

As infusões de chá nos acompanham há milênios em terapias caseiras para curar e tratar algumas doenças

Atualizado em maio 11, 2021 | Autor: Michelle
Conheça alguns chás e seus benefícios

É impossível falar sobre chá e não lembrar do famoso Chá das Cinco, a tarde dos ingleses que é internacionalmente conhecida pela tradição dessas bebidas.

Esse hábito começou no século XVIII pela Duquesa de Bedford que passou a convidar amigos e membros da corte real para tomar uma refeição as cinco da tarde, com comidinhas e chás. A elegância com a qual as tardes da realeza eram conduzidas conquistou a sociedade que aderiu em sua rotina esse ritual refinado. O chá mais consumido no Reino Unido é o chá preto um dos mais completos para a nossa saúde.

Anúncios


Tipos de chás e seus benefícios

 

Chá verde, chá preto e chá branco

Todos eles são originários da mesma planta, Camellia Sinesis, a diferença é o período de secagem das suas folhas para a infusão.

Para o chá branco as folhas estão em seu primeiro estágio de secagem, no caso do chá preto as folhas estão completamente secas, já entrando num estágio de fermentação. São ótimas para prevenir doenças cardiovasculares, pois atuam na redução de gordura no sangue, diminui o colesterol ruim, são amplamente usadas por pessoas que buscam redução do peso.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é um aliado para as pessoas com hipertensão, possui uma característica diurética.  Ele diminui o inchaço corporal provocado pela retenção de líquido, que é responsável pela compressão dos vasos sanguíneos aumentando a pressão arterial.

Chá de cavalinha

A planta que dá origem ao chá de cavalinha se chama cavalinha-dos-campos, um dos seus maiores benefícios são as propriedades anti-inflamatórias. O chá de cavalinha, ajuda a regular o ciclo menstrual, possui minerais antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, também é um poderoso diurético.

Chá de sene

Esse chá ficou super conhecido depois de um meme na internet, onde uma senhora prepara o chá com uma quantidade absurda de sene, prometendo ser um laxante que faria o processo de emagrecimento ser acelerado. A principal função do chá de sene é realmente purgativa, mas deve ser administrado com cautela, pois ele pode deixar as pessoas desidratadas e sentindo muitas cólicas intestinais. É um aliado para quem sofre de prisão de ventre e desconforto ao defecar em decorrência de hemorroidas.

Chá de boldo

O boldo é uma importante planta medicinal da cultura popular, é usada para aliviar sintomas de problemas digestivos e hepáticos. O chá de boldo é usado frequentemente em casos de infecções intestinais e ajuda a eliminar bactérias como o Streptococcus.

Chá de maçã

Pode ser feito com a casca da maçã mais fresca ou ressecada. Sendo utilizado para ajudar na perda de peso devido às suas propriedades altamente digestivas e das fibras solúveis que possui. Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, da pressão arterial e diminui o colesterol ruim. Possui um composto fenólico que pode prevenir alguns cânceres de esôfago, pulmão, fígado, mama e pele.

Chá mate

A erva mate é muito conhecida e consumida de inúmeras formas, desde bebidas preparadas coma com a erva ressecada ou ainda verde para o famoso chimarrão. Quando torrada sua infusão vira chás quentes e bebidas geladas encontradas em lanchonetes. Além de agradar muitos paladares, as infusões de chá mate são benéficas para aumentar a disposição física, melhorar as funções do sistema imunológico, diminuir o açúcar e o colesterol, seus componentes antioxidantes atuam retardando o envelhecimento.

Chá de canela

O chá de canela tem uso milenar como muitos outros, mas é um dos mais ricos em benefícios. Ele combate infecções respiratórias, ajuda na digestão, é emagrecedor, diminui a pressão arterial e o colesterol, auxilia no tratamento de diabéticos e é um afrodisíaco natural.

Chá de hortelã

Pode ser feito só com as folhas de hortelã ou com outros ingredientes, mas é geralmente usado como calmante natural, e no combate as doenças respiratórias, gripes e resfriados. É usado como inalação no seu estado vaporoso, para desobstrução das vias respiratórias.