A poupança ainda é um investimento viável?

Atualizado em outubro 12, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
A poupança ainda é um investimento viável?

A poupança é, sem sombra de dúvidas, a aplicação mais conhecida e a mais utilizada do país. A segurança e a facilidade para sacar o dinheiro com certeza contribuíram para isso.

Entretanto, seus rendimentos estão cada vez maiores, graças às quedas da taxa Selic. Daí, surge a pergunta: A poupança ainda continua sendo um investimento viável?

Neste post, vamos responder essa pergunta por meio de uma breve análise sobre o rendimento, a liquidez e a segurança da caderneta de poupança

A rentabilidade da poupança

Vamos começar o artigo falando sobre a rentabilidade da caderneta de poupança. Para quem não sabe, a rentabilidade diz respeito a quanto o seu dinheiro rende enquanto está investido.

Anúncios


No caso da poupança, os rendimentos são mensais. Eles ocorrem no chamado dia do aniversário da conta, isto é, no dia em que você criou a caderneta.

Sendo assim, se você criou a sua caderneta no dia 3 de determinado mês, o rendimento ocorrerá no próximo dia 3, e assim por diante.

Caso a data de aniversário caia em um domingo ou feriado, o rendimento só ocorrerá no próximo dia útil. Além disso, se você retirar todo o dinheiro da caderneta antes do aniversário, você perderá os rendimentos daquele mês.

Ok, vamos ao que interessa. O rendimento da poupança está atrelado à Taxa Selic e a Taxa Referencial. Ele é definido a partir do seguinte cáculo.

  • 0,5 + Taxa Referencial, se a Taxa Selic estiver superior a 8,5%.
  • 70% da Taxa Selic + Taxa Referencial, se a Taxa Selic estiver inferior a 8,5%.

Atualmente, a Taxa Selic está em 2%, o que é uma queda histórica. A Taxa Referencial, por sua vez, está zerada desde 2017. Sendo assim, a poupança rende 0,11% ao mês. Em um ano, o rendimento será de apenas 1,4%.

Dessa forma, podemos concluir que os rendimentos da poupança estão baixíssimos e, ainda, você pode estar perdendo dinheiro ao investir na caderneta, como veremos a seguir.

A inflação e a poupança

Anteriormente, falamos que você pode perder dinheiro investindo na poupança. Com isso, queremos dizer que não há um ganho real ao investir na poupança, tudo por causa da inflação.

O Índice de Preços para o Consumidor Amplo, o IPCA, é o principal medidor da inflação brasileira. O IBGE, órgão responsável pelo índice, coleta informações sobre a variação dos preços do comércio todos os meses.

No mês de setembro deste ano, o IPCA subiu para 0,64%, acumulando um aumento de 3,14% nos últimos 12 meses. Conforme falamos anteriormente, o rendimento atual da poupança é de 0,11% ao mês e 1,4% ao ano.

Dessa forma, os rendimentos da poupança foram menores que o aumento dos preços. Portanto, quem investiu na poupança não teve nenhum ganho real, e perdeu poder de compra.

Liquidez e Segurança

De modo geral, a liquidez diz respeito à facilidade de resgatar o dinheiro investido. Enquanto alguns investimentos só podem ser resgatados mensalmente ou no dia do vencimento, o dinheiro da poupança pode ser sacado na hora que você quiser.

Isso é uma grande vantagem. Afinal, se acontecer algum imprevisto, você pode retirar o seu dinheiro da poupança sem nenhum problema.

Uma outra vantagem da poupança é a segurança. Você só perde o seu dinheiro se o banco quebrar. Além disso, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) cobre o investimento.

Com a garantia, o FGC pode devolver o dinheiro perdido, desde que a quantia seja menor que R$ 250 mil.

Apesar das duas vantagens, existem outros investimentos que possuem uma liquidez alta, permitindo resgates diários, e que também são garantidos pelo FGC.

Além disso, essas aplicações possuem um rendimento superior ao da poupança, como é o caso do Tesouro Selic, que como o próprio nome indica, é indexado à Selic, e o CDB, que é indexado à taxa CDI.

A poupança é viável ou não?

Por fim, vamos responder a pergunta que dá nome a este post: a poupança ainda é um investimento viável?

Conforme vimos ao longo do texto, os rendimentos da poupança estão baixíssimo, devido à queda na Selic e a Taxa Referencial, que está zerada. Além disso, o rendimento não está acompanhando o aumento nos preços.

A liquidez e segurança do investimento são inegavelmente vantajosas. Tanto que a poupança pode parecer uma boa opção para quem quer uma reserva de emergência.

Entretanto, existem aplicações com um rendimento maior que o da poupança e que possuem liquidez diária e oferecem a mesma segurança da poupança.

Se o seu objetivo é criar uma reserva de emergência, o Tesouro Selic e o CDB com liquidez diária podem ser duas opções viáveis, já que oferecem uma rentabilidade superior.

Se você quer deixar o seu dinheiro rendendo por um tempo, o Tesouro IPCA+ pode ser uma boa ideia, já que a rentabilidade é atrelada a uma taxa prefixada e ao IPCA.