Um container refrigerado com venda de cerveja é o líder em microfranquias no Brasil. São quase 2.000 unidades espalhadas pelo país.

A segunda maior microfranquia é mais antiga. Trata-se do Kumon, um método de ensino e a terceira maior, inspirada em uma diva do Egito que criava seus cosméticos há mais de 3.000 anos.

Como sabemos disso? A Associação Brasileira de Franchising criou um ranking específico das 10 Maiores Microfranquias no Brasil por unidades.

Este toplist passará a ser divulgado a partir deste ano, motivado pelo crescimento do número e projeção das microfranquias no mercado brasileiro.

Se você gosta do assunto ou está no seu radar abrir uma franquia, sem gastar muito, quem sabe este post não acaba por te inspirar?

Confira nesta lista, o ranking completo das 10 maiores da ABF em 2020 e a lista das que mais cresceram de 2019 para cá. Vamos lá?

 

Quais as microfranquias têm mais unidades no Brasil

As microfranquias podem ser uma alternativa de ocupação de renda para muitos desempregados, o que já vem ocorrendo em anos de pandemia.

É uma maneira de investir em um negócio já validado e a custo baixo e pode ser uma boa opção para quem quer investir ou recomeçar na carreira.

Esta iniciativa da ABF, além de trazer luz ao assunto, pode servir de inspiração e opção a quem procura uma renda extra, seja para investimento ou mesmo uma nova rota na carreira.

Anúncios


A ideia da ABF foi dividir as franquias por perfil de investimento, para acompanhar melhor a evolução de cada bloco.

Neste sentido, com esta 1ª edição do ranking, nas microfranquias, as maiores do país são de segmentos bastante variados.

 

Microfranquia com o selo da gigante Ambev

A começar pela líder de acordo com o levantamento. O 1º lugar dentre as Top 10 é da rede Pit Stop Skol (setor de alimentação e bebidas), com 1.866 unidades.

Pit Stop Skol é um ponto de venda sob o portfólio da Ambev. Trata-se um container refrigerado que é instalado em pontos de grande circulação de pessoas.

 

O que é o Kumon? Um método para incentivar seu filho a estudar

A rede Kumon (serviços educacionais) vem na segunda posição, com 1.585 operações.

Kumon é uma metodologia para incentivar a autonomia nos estudos, principalmente de crianças.

O método foi criado por um professor de matemática, preocupado com o processo de aprendizagem do seu filho. Com o Kumon, o aluno passa a gostar de aprender e se sente seguro.

 

Acqio é a maquininha sem adesão e e sem aluguel

Já a Acqio (serviços financeiros) é a terceira colocada, com 1.036 unidades.

A Acqio, que reduziu em mais de 600 o número de unidades de um ano para outro. É uma fintech de produtos e serviços financeiros, presente em quase todo o Brasil.

Entre os destaques destes produtos oferecidos está a maquininha de cartão sem aluguel e sem taxa de adesão.

 

Touti cresceu 100% desde 2019

Na lista das maiores, a Touti (cosméticos) apresentou a maior variação em número de unidades, com crescimento de 100% entre 2019 e 2020.

A Touti Cosmetic é uma microfranquia voltada a homens e mulheres, inspirada em Dame Touti, uma egípcia onde há registros de 3.000 anos como a primeira diva, que produzia seus próprios cosméticos.

Franquia de venda de cosméticos a partir de R$ 12 mil de investimento inicial, a marca fechou contrato com a Rede Assaí para abertura de unidades em seus mercados.

 

Saiba o que é a microfranquia Maria Brasileira

Já a rede Maria Brasileira alcançou a segunda maior variação do ranking.

Esta franquia atua no segmento de limpeza, explorou um novo nicho na pandemia com a realização de desinfecções em estabelecimentos comerciais e residências.

 

Conheça os Top 10 das maiores microfranquias do Brasil

Confira a lista das 10 maiores microfranquias no franchising brasileiro, de acordo com o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela primeira vez.

Saiba, em total de unidades em 2020, quem são as 10 maiores:

1º Pit Stop Skol – 1.866 unidades

2º Kumon – 1.585 unidades

3º Acqio – 1.036 unidades

4º Ceopag – 357 unidades

5º Ceofood – 331 unidades

6º Maria Brasileira – 317 unidades

7º Touti – 292 unidades

8º Lava e Leva Lavanderia – 276 unidades

9º Solarprime – 263 unidades

10º É Seguro Corretora – 196 unidades

 

Touti foi a que mais cresceu em um ano

Para fechar este post, vamos com mais uma tabelinha. Agora, a variação, o crescimento do número de unidades de 2019 em relação a 2020 das duas maiores em crescimento do país.

1º Touti – cresceu 100%

2º Maria Brasileira – cresceu 52%