Você sempre quis ou está pensando em abrir um negócio, mas a falta de grana é o empecilho que está impedindo que você coloque a sua ideia em prática?

De fato, empreender não é fácil, principalmente quando o dinheiro para investir no negócio é pouco. Mas essa não é uma tarefa impossível, principalmente se você se organizar e planejar tudo com muita atenção.

O Alto Tietê Web entende as dificuldades enfrentadas por quem quer abrir seu negócio, mas não possui muito capital para colocar a ideia em prática. Por isso, nós criamos esse post com o intuito de ajudar você a se organizar para que o seu negócio saia do papel.

As dicas deste post são bem práticas, e podem ser executadas por qualquer pessoa, mesmo por quem não possui muito dinheiro para investir no negócio.

Desenvolva a sua ideia

Você já deve ter uma noção de como será o seu negócio. Entretanto, você deve analisar e desenvolver essa ideia inicial. Para isso, é necessário reservar um bom tempo para analisar os prós e contras de sua ideia, com o objetivo de concluir se a sua ideia é viável ou não, e o que precisa ser feito para que ela se torne viável.

Essa tarefa não precisa ser solitária. Inclusive, procurar ajuda de outras pessoas para analisarem a sua ideia pode ser uma ótima ferramenta para desenvolve-la.

Entretanto, você não deve mostrar suas ideias apenas para seus amigos, já que a tendência é que eles sejam parciais. Sendo assim, procure pela ajuda de empreendedores mais experientes, e ouça as suas dicas com atenção.

Aprender com a experiência dos outros é muito importante para que o seu empreendimento tenha mais chances de sucesso.

Conheça os seus clientes

Quem é o seu cliente? O que ele procura? Essas são apenas algumas questões que devem ser respondidas para que você entenda o futuro público do seu negócio.

Um conhecimento profundo sobre seu cliente permite que você saiba quais são as expectativas dele, e assim, poderá oferecer serviços e produtos que possam superar as suas expectativas.

Além de essencial, esse tipo de pesquisa não envolve necessariamente muitos custos, podendo ser feita com pouco dinheiro.

Anúncios


Planeje o orçamento do seu negócio

Se você quer iniciar um negócio com pouco dinheiro, é preciso ter cuidado redobrado ao planejar o pagamento das suas contas. Portanto, a organização e a disciplina são essenciais aqui.

Para começar o planejamento, tente esboçar todos os possíveis gastos que você terá com o seu negócio. Considere as contas, taxas, impostos e, se necessário, o custo com pessoal. Não deixe nenhum custo passar batido, por menor que ele seja.

Você pode utilizar uma folha de papel, uma planilha eletrônica ou um software para isso. Se você não é tão bom com organização, as planilhas eletrônicas ou aplicativos podem ser a opção mais viável aqui, já que o orçamento de um empreendimento exige muita precisão.

Esse tipo de planejamento também é importante para saber se a sua ideia é viável. Afinal, se os custos registrados forem mais altos do que aquilo que você dispõe, será necessário repensar o seu negócio, ou ainda considerar outras opções.

Faça cursos sobre empreendedorismo

Existem muitos cursos gratuitos para quem está querendo abrir um negócio. Portanto, fazer um desses cursos antes de colocar o negócio em prática é uma excelente ideia.

É importante procurar por cursos relacionados ao setor que você deseja se inserir, mas existem alguns cursos que poderão te ajudar independentemente da área.

Dessa forma, procure por cursos sobre como iniciar um negócio do zero, que abranjam todo o processo que envolve a criação de um negócio. O Sebrae, por exemplo, possui ótimos cursos gratuitos sobre o tema.

Financie o seu negócio

O financiamento pode ser a solução se o seu dinheiro não for suficiente para abrir o negócio dos seus sonhos. Entretanto, é bom tomar alguns cuidados se você for optar por um empréstimo.

Primeiramente, conheça as opções para obter um financiamento. Os bancos podem oferecer diversas opções, por isso é importante entender como cada uma delas funciona.

Em seguida, é importante planejar tudo antes de fazer qualquer tipo de financiamento, pois é preciso saber em quanto tempo você terá rendimentos suficientes para pagar as parcelas tranquilamente.

Além disso, é importante pensar em outras formas de obter fundos para concretizar o seu negócio. Verifique com amigos ou familiares se eles podem emprestar dinheiro, ou ainda tente obter dinheiro via financiamento coletivo.

Há também a opção de conseguir um investidor-anjo, que nada mais é que um empresário que financia pequenos negócios com ideias inovadoras.

Considere ter um sócio

Um sócio também pode ser uma solução para abrir um negócio com pouco dinheiro. Dessa forma, se você conhece e confia em alguma pessoa que possui o mesmo interesse pelo produto ou serviço que você deseja oferecer, faça uma proposta.

Ao ter um sócio, você consegue dividir os custos do negócio, e ainda tem mais um pessoa para te ajudar a planejar tudo.