Uma alimentação equilibrada favorece a saúde não somente física, mas psíquica também.

Nosso corpo está conectado a neurotransmissores que são afetados por qualquer desequilíbrio que ocorra, e a alimentação faz um papel muito importante nessa função que pode equilibrar ou desequilibrar as nossas taxas hormonais por isso a necessidade de estarmos atentos às substâncias que ingerimos porque elas podem melhorar ou piorar sintomas de ansiedade.

 

Como funciona uma mente ansiosa

Quando passamos por situações perturbadoras que envolvem perigo, medo, preocupações, nosso cérebro reage como forma de proteção enviando para os neurotransmissores uma mensagem de alerta isso causa uma combinação de 3 hormônios:

Cortisol, um hormônio que possui a função de controlar o estresse.

Noradrenalina responsável por aumentar a energia química do nosso organismo aumentando os batimentos cardíacos e expandindo os brônquios para o oxigenar melhor a corrente sanguínea, e aumentar a respiração em resposta a grandes exposições de estresse.

Adrenalina hormônio que atua na corrente sanguínea a fim de manter o indivíduo em alerta em situações de perigo, medo, estresse.

O consumo de pizzas e outras massas, podem piorar os sintomas de ansiedade, isso porque esses alimentos contém uma grande quantidade de carboidratos que aumentam a insulina e a adrenalina, que são produzidos em resposta ao excesso de açúcar no sangue provocado por esses alimentos, esses hormônios entram em ação para defender o corpo dos efeitos nocivos dessas substâncias, mas logo que o os níveis baixam, o organismo sofre com a falta. O café por sua vez, é um estimulante usado por muitas pessoas para se manterem acordados e em alerta, isso porque o café age diretamente no cortisol deixando a pessoa mais agitada.

 

O tratamento vem com uso de ansiolíticos, e acompanhamento psiquiátrico, mas uma boa alimentação vai ajudar a controlar e regular os níveis hormonais, sem riscos de efeitos colaterais e principalmente, se você tiver sintomas leves, ou está apenas vivendo os incertos dias que todos temos testemunhado nessa pandemia.

Alimentos que acalmam

Alguns alimentos possuem substancias que melhoram o humor, regulam o funcionamento do sistema nervoso e das células.



Alimentos rico em Omega3

Salmão, atum, sardinha, são os principais fornecedores de Ômega 3, que é uma gordura boa, reguladora do colesterol ruim, agente anti-inflamatório, que ajuda na memória e proporciona bem estar.

Chocolate Amargo

Possui alto teor de cacau, ajuda a reduzir o Cortisol, e combate o envelhecimento precoce.

Castanha de caju

Além de saborosa, é rica em nutrientes e proteínas que melhoram o humor, também possui Ômega3.

Kiwi

Essa fruta possui o dobro de vitamina C da laranja, é um agente regulador do sono, possui magnésio que melhora as funções do cérebro.

 

Alimentos que Animam

Banana

Uma fonte de triptofano e magnésio, carboidratos e potássio, agentes reguladores da irritação.

Abacate

O abacate possui vitaminas do complexo B, sais minerais, ferro e magnésio, produz serotonina o hormônio da felicidade.

Ovos

Uma fonte de proteína, também possui vitaminas do complexo B e a niacina uma substancia que em falta, piora provoca a ansiedade.

Maçã

Fonte de fibras, possui zinco e selênio um antioxidante que protege contra problemas cardiovasculares.

Laranja

Fonte de vitaminas e cálcio, produz o relaxamento muscular, previne a fadiga e controla o estresse.

 

Ansiedade é um problema clínico e não deve ser tratado somente com alimentação, a ingestão correta de alimentos ajudam a equilibrar as taxas hormonais, nutrientes que são fundamentais pro bom funcionamento do nosso corpo e que só podem ser repostos com uma alimentação saudável.

Evite comer comidas com gorduras saturadas e com muito açúcar porque eles costumam disparar sensações de prazer e rapidamente e em seguida despencam seus principais mecanismos de defesa imunológica. Além disso o excesso de produtos desse tipo, podem contribuir com o desenvolvimento de outras doenças.