Alimentos ricos em proteínas

Você ouviu falar das dietas emagrecedoras com base na ingestão de proteínas, mas conhece a importância para o nosso corpo?

Atualizado em junho 9, 2021 | Autor: Michelle
Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são formadas por aminoácidos que são responsáveis por garantir diversas funções vitais do nosso organismo, tais como desenvolvimento do sistema imunológico, regular a função de alguns hormônios neurotransmissores como dopamina e serotonina, promover a reparação do tecido muscular, controlar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na cicatrização de ferimentos, além da produção dos hormônios responsáveis pelo crescimento.

Essas são algumas das funções fundamentais das proteínas para o sistema do corpo humano. É por isso que deve ser observado e consumido da maneira correta por todas as pessoas.

Anúncios


Proteína animal x proteína vegetal

Existem vários tipos de aminoácidos, cada um deles com uma função e estão presentes em todo o corpo, pele, cabelos e ossos, ou seja, todo o nosso sistema é formado de proteínas. E diferente de outros nutrientes, o organismo não a produz.

Os alimentos possuem uma diferença na combinação de aminoácidos e, para o nosso corpo funcionar corretamente, precisamos de pelo menos 22 tipos.

As proteínas animais são bem mais completas e por isso ao se optar por uma dieta vegetariana ou vegana, deve-se consultar um médico para saber quais os alimentos podem fornecer a combinação ideal para não comprometer as funções biológicas do organismo.

Proteína de origem vegetal

Embora eles não sejam os mais completos, existem uma variedade bem maior, são bem mais digestivos e possuem uma concentração baixa de gorduras. Por isso, selecionamos as melhores fontes de proteína vegetal para ajudar a equilibrar a alimentação dos veganos e vegetarianos e complementar a dieta de quem ainda faz uso da proteína animal.

Quinoa – É um dos mais completos na variedade de aminoácidos presentes. É um carboidrato de baixo índice glicêmico e por isso algumas pessoas usam como “arroz” low carb, mas pode ser consumido em saladas, em forma de farinha vira a base de muitas receitas para pães, biscoitos, bolos.

Tremoço – Semente da família da ervilha e muito utilizado por cervejarias, o tremoço é rico em proteínas. Seus nutrientes são tão positivos que ele é indicado para pessoas com diabetes e colesterol alto. É encontrado em conserva, mas sua forma em grão natural precisa ser bem cozida antes de consumir. Pode ser usado de forma bem democrática, em saladas, sopas, cozidos de carne, macarronadas e em tudo que a criatividade mandar.

Soja – Além de ser rica em proteínas, a soja é reguladora do hormônio feminino, contribui para a redução do colesterol LDL e possui ômega 3. Hoje, é a base de muitos produtos que substituem o leite de vaca, sendo uma opção para pessoas com intolerância ou sensibilidade a lactose. O PVT da soja é usado em receitas para substituir carnes e frangos, além de estar na indústria em diversas outras formas de alimento ou compostos para culinária.

Amendoim, castanhas e amêndoas – essas oleaginosas também são fonte de proteínas, mas seu consumo deve ser moderado, pois também concentram gordura. Comumente indicado pra pessoas com dietas vegetarianas e veganas, são sugeridas pequenas porções diárias para complementar a falta da proteína animal.

Chia – Essa pequena sementinha é rica em proteínas essenciais. Deve ser adicionada em sucos e vitaminas, misturada em receitas e saladas, mas também podem ser consumidas em doses de água com limão. A chia hidratada forma uma liga que pode substituir a clara do ovo em receitas veganas.

Arroz e feijão – A combinação mais adorada do brasileiro possui aminoácidos essenciais que se complementam.

Outras fontes de proteína vegetal

Lentilha

Ervilha

Grão de bico

Semente de gergelim

Semente de linhaça

Proteínas de origem animal

Basicamente todas as carnes bovinas, frango, peixes e ovos são completos na combinação dos aminoácidos essenciais. Abaixo segue uma lista com a quantidade de gramas de proteínas, encontradas por porções de 100g do alimento:

Frango 32,8g

Carne bovina 26,4g

Carne de porco 22,2g

Salmão fresco 19,3g

Atum fresco 25,7g

Bacalhau 29g

Ovos 13g

Leite 3,3g

Queijo 26g

Presunto 25g

Camarões 17,6g