Foto: Divulgação

Segundo a tradição chinesa, é comemorada a chegada do ano 4719. Este é o Ano do Boi de Metal, que começa nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro. O Instagram decidiu homenagear este ano chinês que promete ser de muitas energias – positivas ou negativas.

Na China o clima é de festas, assim como nossas tradições de final de ano aqui no Brasil. A China hoje é o país mais populoso do mundo, com 1,38 bilhões de pessoas e a rede social mais queridinha do mundo não poderia deixar passar em branco uma data tão especial.

Logo que você acessa o app, ao lado do ícone de criar novo post, temos a figura de um boizinho. Por ali mesmo, você produz seu conteúdo e o joga na rede, onde todas as pessoas que te seguem podem assisti-lo. Tem desenhos do animal caindo pela tela, figurinhas e seu storie fica destacado no app.

Foto: Divulgação

Mas afinal o que significa a figura do boi?

Segundo a tradição, o boi representa ordem, disciplina e adaptação. De acordo com astrólogos, o boi vem para nos ajudar a resolver problemas e pendências trazidos pelo ano do Rato (2020). Esse ano seria de colhimento dos frutos plantados, do trabalho, de superação e dos esforços recompensados. Está também ligado ao metal pela questão da sua estabilidade, por ser um material estável. É um ano de introspecção e manutenção para os indivíduos.

Por que os chineses relacionam os anos a animais?

Essa relação com os animais vem da tradição budista e, segundo eles, Buda teria convocado os bichos para uma reunião, buscando decidir como seria o calendário chinês. Contudo, só apareceram doze e, assim, os  anos foram dedicados a eles, de acordo com a ordem de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).

Os anos trazem outras características que os completam. Eles recebem o nome de um elemento (água, metal, terra, fogo e madeira). O ciclo que damos início agora é o do metal e são inúmeras as combinações de animais e elementos. Por isso, há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.

As comemorações são um espetáculo a parte, regadas de muitos doces, bolos, festival de lanternas, painéis por toda a cidade e reuniões familiares que duram dias. Mas, por conta da pandemia, neste ano as comemorações terão um apelo mais virtual.

Feliz ano novo chinês e que se inicie um novo ciclo repleto de energias boas! Ahh… e não se esqueça de usar o novo filtro. Assim você garante sua presença nos destaques do Instagram! #anodoboi