Aprenda a praticar o Mindfullness e melhore sua saúde
Entenda como funciona essa técnica de meditação com atenção concentrada
Com base na prática budista, o professor da Universidade de Massachusetts MIT, Jon Kabat-Zinn, resolveu fazer várias pesquisas cientificas a respeito da meditação, constatando seus benefícios para a saúde, mas aperfeiçoando a técnica para que fosse igualmente positiva, sem reter nenhum tipo de relação religiosa. Em 1979 Zinn, concluiu seus estudos, e conseguiu obter resultados satisfatórios na redução do estresse, no autocontrole, e ainda, muitos pacientes tiveram uma melhora em dores crônicas relacionadas a algumas doenças.
Esse foi o primeiro estudo que seguiu, uma série de outros realizados por pesquisadores clínicos da psicologia, e neurologia, para então desenvolver o que hoje conhecemos como a Mindfullness. Dentre as principais diferenças da prática budista, é que no Sati, a concentração deve-se focar no pensamento correto, que eleve o sentido da alma, e do que pode trazer paz e satisfação, no Mindfullness, todo tipo de pensamento, fantasia, barulho que forem percebidos durante o estado de meditação, devem ser aceitos e não deixados de lado, livrando-se de julgamentos, se tornando mais tolerante, e despertando a curiosidade do que está acontecendo ao redor.
Como o Mindfullness é aplicado por psicólogos?
A técnica de Mindfullness tem como objetivo a concentração nos acontecimentos presentes, na observação do que tem ao redor, com isso muitos psicólogos podem aplicar em pacientes com traumas e depressão com raízes no passado, ou desfocar casos de ansiedade com preocupações futuras. É utilizada para tratar estresse pós-traumatico de pessoas que sofreram violência, assaltos, e abuso sexual.
É usada como terapia que ajuda os pacientes com dores crônicas, a dissiparem a dor através das técnicas de focar na cognição espacial do paciente no momento em que começa a fazer a meditação.
Geralmente os psicólogos acompanham seus pacientes, num plano de 8 semanas para conhecer e aplicar cada etapa, até que se possa guiar no dia a dia sozinho.
Mas essas não somente as formas de se indicar Mindfullness, ela não está limitada ao tratamento de depressão, ansiedade e estresse. A atenção plena concentra tratamentos para regular o sono, a pressão arterial, o controle de compulsão alimentar, parar de fumar e tudo isso de maneira natural, sem indicação de medicamentos sintéticos, que possuem efeitos colaterais, e pouco retorno de tratamento.
Mindfullness para crianças
A concentração é um dos maiores desafios de pais e professores, desenvolver a habilidade das crianças para praticar Mindfullness, tem trazido efeitos importantes no crescimento, amadurecimento e principalmente no aprendizado das crianças.
Pode ser feito com o direcionamento dos pais, mas para ser eficiente, o familiar que for guiar a criança já deve ser praticante para seguir com uma qualidade correta de rapport.
Separamos umas dicas para aplicar com as crianças:
Comece ensinado a respiração concentrada, procurem um lugar calmo e tranquilo, fechem os olhos.
Após entrarem num estado de calma, pergunte a criança sobre os pensamentos, sensações e sentimentos daquele momento. Depois estimule-a a ser grata pelos acontecimentos do dia, enquanto a criança vai tentando lembrar com detalhes tudo que aconteceu no dia.
Pergunte sobre as cores do que ela estiver descrevendo, o tamanho, cheiros, faça-a perceber o chão onde está pisando, caso a criança não consiga lembrar, ensine a perceber isso, para relatar na próxima vez que forem meditar.
Mindfullness eating (comer consciente)
Como se originou nos Estados Unidos, você sempre vai se deparar com nomenclaturas em inglês, e aqui a técnica de comer consciente, vai contribuir principalmente para a sua saúde e equilíbrio do peso corporal.
Muitos de nós realizamos nossas refeições diante de aparelhos eletrônicos, assistindo televisão, ou até concentrando nossos pensamentos em preocupações do nosso dia a dia. Além de não focar no prazer de cada alimento que estamos devorando rapidamente, ainda prejudicamos as funções metabólicas do nosso organismo, quando ingerimos um alimento com pressa enviamos uma mensagem de ansiedade para o cérebro.
Mindfullness eating, pode entrar num plano alimentar e ser acompanhado de dietas para emagrecimento e tratamento de doenças que precisam de controle específico de algumas comidas prejudiciais a condição da pessoa.
Para começar a praticar você pode procurar um psicólogo para traçar o seu perfil, mas é possível encontrar diversos aplicativos com esse tipo de meditação guiada.