Apesar de uma boa oratória na hora de apresentar um trabalho estudantil ou algum projeto na empresa que você trabalha, transmitir qualquer conhecimento é muito mais explicativo e didático quando você tem os recursos visuais como aliados. Sabe aquela apresentação linda que você pensa: “nossa, deve ter sido muito difícil fazer isso!”?

Então, às vezes, não é tão difícil assim, não. Isso porque existem alguns sites especializados em criação de conteúdo visual para leigos, aqueles que não entendem muito bem como utilizar os softwares mais avançados de edição, como Photoshop, por exemplo.

A partir dessas plataformas, é possível elaborar e personalizar uma apresentação de slides com a sua cara e ainda com aquele toque profissional.

Quer saber como fazer e impressionar a galera que está assistindo? Então continue lendo!

Canva

O Canva é um site completamente gratuito que oferece inúmeras possibilidades para o usuário trabalhar de forma digital e com eficiência. Além de proporcionar diversos temas para apresentações, de diversos assuntos, a plataforma ainda permite a criação de outros documentos visuais, como cartazes, panfletos, currículos, posts para redes sociais, entre outros.

O usuário ainda tem a possibilidade de criar também pelo celular, através do aplicativo que está disponível para download tanto na AppleStore (sistema iOS como na PlayStore (sistema Android). Dentre as funções, estão as possibilidades

  • Várias opções de layouts, temas, fontes, vídeos integrados e animações;
  • Salvamento automático;
  • Edição simultânea em tempo real;
  • Conversão para outros formatos, como “.ppt”

Google Slides

A Google é uma empresa conhecidíssima por apostar em facilidades virtuais, tanto que o pesquisador mais conhecido no mundo é o Google Search. E, assim como essa ferramenta, a empresa ainda oferece muitas outras facilidades para o desenvolvimento de trabalhos digitais, como o Google Drive, que oferece diversas opções para escrever, gravar, apresentar, e se comunicar, num geral. Tudo isso de graça.

Um exemplo disso é o Google Slides, ferramenta super prática e fácil de utilizar para realizar a apresentação de um trabalho, seja acadêmico ou profissional. Por meio dessa plataforma, o seu trabalho terá as opções:

  • Vários temas, fontes, vídeos integrados e animações;
  • Salvamento automático;
  • Aplicativo para o celular;
  • Edição simultânea em tempo real;
  • Apresentações compatíveis via AirPlay ou Hangouts no Chromecast, além do PowerPoint, da Microsoft.

PowerPoint

Esse programa é muito conhecido por diversos usuários do Windows. Geralmente, esse sistema operacional já vem com alguns programas da Microsoft Office, que incluem o Word e o Excel, por exemplo. Junto com esses programas, um dos mais conhecidos é o PowerPoint, que tem diversas opções para fazer uma apresentação para lá de profissional. Particularmente, acreditamos que este é o mais completo das três dicas que listamos aqui, e as ferramentas disponibilizadas e oferecidas são realmente muito amplas. Além disso, o programa é bem intuitivo, mas existem vários tutoriais na internet de como utilizar as ferramentas para criar uma apresentação de slides super viável, bonita e profissional!

Para ter ideias: Pinterest

Para você que leu até aqui, vai uma dica bônus 5 estrelinhas para você arrasar na hora de fazer aquela apresentação ou alguma outra criação! Antes de começar a desenvolver os recursos visuais do seu trabalho, acesse a plataforma Pinterest, que está disponível tanto em desktop como também via aplicativo para celular. Nesse site, você confere diversas ideias e ainda pode encontrar templates que tem a ver com o assunto do seu trabalho! Além disso, você também pode se inspirar em apresentações profissionais que são disponibilizadas na plataforma para outros usuários usarem como base. Legal, né? Vale a pena conferir!