Sua atitude determina sua altitude – nos negócios e na vida. Você não pode mudar a atitude de outra pessoa por eles. Mas este poderoso ditado é um ótimo lembrete de que você pode colocar na frente de qualquer um que precise de um ajuste de atitude. Eu quero falar sobre algumas das muitas maneiras que cada um de nós pode desenvolver uma atitude vencedora todos os dias. É o que os líderes fazem. 

Marco Aurélio, o grande filósofo que governou o Império Romano, disse simplesmente: “Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem”.

Dale Carnegie, falando a essa frase, disse: “Sim, se pensarmos em pensamentos felizes, seremos felizes. Se pensarmos em pensamentos miseráveis, seremos infelizes. Se pensarmos em pensamentos de medo, ficaremos com medo. Se pensarmos em pensamentos doentios, provavelmente ficaremos doentes. Se pensarmos em fracasso, certamente falharemos. Se nos afundarmos em autopiedade, todos quererão nos evitar e nos evitar ”. 

Estou defendendo uma atitude de Pollyanna em relação a todos os nossos problemas? Não. A vida não é tão simples. Mas estou defendendo – nos termos mais fortes – que assumamos uma atitude positiva em vez de negativa.

Atitude mental – o poder que temos em nossas cabeças. A realidade pode ser mudada dramaticamente por um único pensamento. Na nutrição, o ditado é que você é o que você come. Em termos de liderança, é mais provável que você seja o que pensa. Ao contrário do que as pessoas querem acreditar, influências externas geralmente não determinam sua felicidade ou sucesso, mas sim como reagimos a essas influências – boas ou ruins. Então, como você muda suas reações a essas forças externas? 

Faça como você reage a uma prioridade consciente, o que significa praticar diariamente. 

Humor é vital. Quando as coisas não estão indo do seu jeito, mantenha tudo em perspectiva e relaxe. Eu ri. Outros levantam as mãos. Indústrias inteiras ficam muito cínicas.

Sentimentos autoconfiantes positivos não apenas ajudam você a alcançar mais; eles também fazem com que os outros queiram estar associados a você. As pessoas são atraídas para outras pessoas que têm uma perspectiva otimista, que têm uma atitude de poder fazer. Reclamantes constantes não cobram um acompanhamento fácil. 

Sentimentos autoconfiantes positivos não apenas ajudam você a alcançar mais; eles também fazem com que os outros queiram estar associados a você. As pessoas são atraídas para outras pessoas que têm uma perspectiva otimista, que têm uma atitude de poder fazer. Reclamantes constantes não cobram um acompanhamento fácil.

Um dos trabalhos mais importantes de um líder é estabelecer um tom positivo e autoconfiante, exalando a atitude de que o fracasso não é uma opção. Uma atitude positiva é a pedra angular da liderança. É a mesma confiança que um quarterback, um jogador de golfe ou uma estrela do tênis projeta cada vez que eles saem do vestiário. 

Para ganhar força a partir do positivo e não ser minado pelo negativo, aqui estão algumas ideias: 

Concentre-se nos 90% da sua equipe que irá correr com a sua visão e o seu plano – não deixe as “nellies negativas” drenarem você ou envenenar sua equipe. 

Toque sua essência espiritual no trabalho também – use seu espírito e seu coração para mover você e seu trabalho para frente.

Quebre o ciclo de energia negativa – se você se vê caindo em espiral ou em um barranco, misture-o, interrompa a rotina e faça algo rápido que o levante. Quando você vê um dos membros de sua equipe em uma rotina de comportamento improdutivo ou não profissional, não deixe que ele apodreça. 

Escuta ativa – leva tempo. Trabalhe para ouvir o que sua equipe deseja. Muitas vezes, apenas por ser ouvido, os problemas podem desaparecer e as pessoas realmente fazem uma grande reviravolta.

Você deve ser o gerente emocional de seu escritório – não seu assistente, não o novo especialista que acabou de contratar. Em uma família, os pais devem ser os gerentes emocionais ou o caos que governa o lar. Em seu negócio, você deve usar esse manto, embora com relutância às vezes. Faz parte do seu papel de liderança e poder. Afie, assim como suas reações a eventos externos, e você verá a cultura ao seu redor mudar para o positivo.

Jim Collins aponta em Good to Great: Em caso de dúvida, não contrate – continue procurando. Você não pode aumentar as receitas consistentemente mais rápido do que sua capacidade de obter o suficiente das pessoas certas para implementar esse crescimento e ainda se tornar uma grande empresa. Então, a menos que os candidatos para a posição aberta tenham essa atitude positiva e sejam fortes para a sua empresa em quem eles são – não os contratem. As habilidades podem ser ensinadas; a e-então-alguma atitude positiva não pode.

Como meu amigo Doug Emerson ([email protected]) disse recentemente: “O pré-requisito é a atitude. Atitude é a única coisa que não podemos mudar nos funcionários. Você tem uma boa atitude ou não. Dada a capacidade adequada e o desejo de aprender, tudo o mais pode ser ensinado aos funcionários com boas atitudes. Eu tentei muitas vezes ensinar boas atitudes e cheguei à conclusão de que é tão fácil quanto fazer uma cerca de lama. ”

Uma atitude negativa irá puxá-lo para baixo e com isso seus resultados profissionais. Uma atitude positiva irá puxá-lo sobre os pontos difíceis e energizá-lo para elevar seus resultados a novas alturas – para combinar com sua visão. Se você precisa de um ajuste de atitude algumas vezes por dia, uma vez por semana ou apenas ocasionalmente, nunca se esqueça de que sua atitude determina sua altitude. Não deixe que pessoas ou eventos externos tragam o seu.