A demanda por trabalhadores autônomos e freelancer tem aumentado desde o início da pandemia. Além disso, o número de trabalhadores cadastrados em plataformas que oferecem esse tipo de trabalho aumentou nesse mesmo período.

Esse tipo de trabalho se mostra como uma opção viável para os trabalhadores que perderam seus empregos ou estão buscando renda extra durante a pandemia.

De acordo com o G1, a Workana, uma das principais plataformas de freelancers, teve um aumento de 32% no número de cadastros, e atualmente conta com cerca de 3,2 milhões de usuários cadastrados.

Ainda segundo o G1, a GetNinjas, uma plataforma destinada a contratação de profissionais autônomos, também registrou 400 mil novos cadastros em sua plataforma.

A seguir, veja quais são as áreas com maior demanda.

Os profissionais freelancer estão com uma demanda cada vez maior

Somente em setembro, 293 mil profissionais freelancers se cadastraram na Workana. Desde março, a plataforma recebeu 1,6 milhões de cadastros.

Além disso, a quantidade de oferta de trabalho para esses profissionais também aumentou. Se comparado a setembro do ano passado, houve um aumento de 18,39% na quantidade de projetos.

De acordo com a plataforma, o aumento no número de cadastros e ofertas de trabalho dentro da plataforma está relacionado ao aumento do desemprego no país, e porque alguns profissionais escolhem, por conta própria, trabalhar à distância.

Veja agora as categorias mais procuradas na plataforma durante o mês de setembro:

  1. Design & Multimídia: 34,52%
  2. TI & Programação: 25,87%
  3. Tradução & Conteúdos: 22,73%
  4. Marketing & Vendas: 12,14%
  5. Engenharia e Manufatura: 1,4%
  6. Suporte Administrativo: 1,19%
  7. Finanças & Administração: 1,15%
  8. Legal: 1%

Demanda por serviços também cresceu

A demanda por prestadores de serviço autônomos também cresceu durante a pandemia. O GetNinjas, plataforma que possibilita a contração desses profissionais, registrou mais de 2,4 milhões de solicitações de serviços desde março.

O aumento é 86% maior em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com a plataforma, o aumento se deve ao aumento da demanda por serviços em casa, graças ao isolamento social e a necessidade de adaptações e reformas em casa.

Anúncios


Sendo assim, entre os serviços mais solicitados, os pedreiros foram os profissionais com o maior número de demanda, 119 mil solicitados desde o início da pandemia. Em seguida vieram os profissionais responsáveis por mudanças e carretos, com 108 mil solicitações, e em terceiro, os técnicos de celular, com 105 mil solicitações.

A seguir, veja a lista completa com as profissões mais solicitadas no GetNinjas:

  1. Pedreiro
  2. Mudanças e Carretos
  3. Técnico de Celular
  4. Técnico de Televisão
  5. Montador de Móveis
  6. Eletricista
  7. Diarista
  8. Técnico de Geladeira e Freezer
  9. Advogado
  10. Encanador
  11. Marceneiro
  12. Psicólogo
  13. Técnica de Notebooks
  14. Marido de Aluguel
  15. Técnico de Lava roupa