Desde o início da pandemia e o imperativo fique em casa, muita gente não soube como lidar com isso e acabou exagerando na alimentação.

O ganho de peso é algo comentado pela maioria dos brasileiros. Seja por não estar trabalhando, seja por estar de home office, o fato é que muitos tiraram o atraso na comida.

E até por questão como o próprio fique em casa, que fez com que muitos se exercitassem menos na rua, inclusive por medo da contaminação.

A questão é: o que fazer com o ganho de peso?

Não há receita de bolo – olha nós falando em comida de novo! – mas é possível controlar o peso ou tomar atitudes para ajudar no emagrecimento e aumento do bem-estar.

Quer saber como? Confira neste post que a gente preparou especialmente para você que se identificou com o assunto, que a gente entende, ninguém é de ferro!

 

Pesquisa aponta que 52% dos brasileiros teve aumento de peso

A alimentação se transformou com as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. E também a mudança na rotina influenciou muito.

O fato é que houve ganho de peso para muita gente nesta pandemia. Isso não é segredo para ninguém, se o espelho da sua casa não mentir.

E foi também o que apontou uma pesquisa da Diet & Health Under feita em 30 países, que colocou o Brasil no topo da lista.

De acordo com este levantamento, os brasileiros estão em primeiro lugar entre os que mais engordaram durante a quarentena.

Anúncios


Pela pesquisa, 52% dos entrevistados afirmaram ter tido um aumento de peso desde março do ano passado. A média global foi de 31% apenas, para você ver como o Brasil está bem à frente na dianteira.

Neste levantamento, atrás do Brasil no topo da lista estão Chile (51%) e Turquia (42%).

 

Dicas para quem ganhou peso na pandemia

É preciso conscientizar todo mundo acerca da importância de cuidar bem da alimentação.

Trocar os carboidratos do prato por um consumo de alimentos ricos em nutrientes é um bom começo.

Aliás, principalmente se estes produtos forem naturais e frescos, pois ajudam no funcionamento do corpo e na manutenção da imunidade.

Evitar comidas industrializadas, para quem aumentou de peso, é outro imperativo.

Por fim, o que não é segredo para ninguém: fazer atividade física também auxilia na qualidade de vida e na perda de peso.

 

Entenda porque a obesidade vem aumentando no Brasil

Sabe por que é importante você tomar cuidado com a questão do aumento de peso? Não é apenas a questão do espelho não!

A obesidade é um dos fatores de risco da Covid-19. E, como em muitos países, a obesidade cresceu 72% no Brasil entre 2006 e 2019.

E isso não tem nada a ver com a pandemia, são números de antes da quarentena de março de 2019. Entende a gravidade do assunto, a bola de neve que isso está virando?

Conforme o Ministério da Saúde, a porcentagem de brasileiros obesos passou de 11,8%, no início do período, para 20,9% em 2019, último levantamento feito.

Em números, isso quer dizer que dois a cada dez brasileiros hoje sofrem com esse problema.

Fadiga, sensação de estufamento, inchaço e o peso na consciência cada vez que vai vestir uma roupa ou cada vez que passa em frente ao espelho.

Muitos de vocês certamente se identificam com alguns desses sintomas, que só aumentaram durante o período de isolamento na pandemia.

É muito açúcar nos alimentos, muita gordura saturada, muito carboidrato junto, sem contar o uso de bebidas alcoólicas, mesmo no estilo “socialmente”.

Em resumo, é muito sal, açúcar, farinha branca e gordura. Isso tudo contribui para causar inflamação no nosso organismo.

 

Para desintoxicar o corpo e a alma

Para ajudar a resolver isso ou combater este quadro, os ingredientes detox são o mapa da mina.

Eles são antioxidantes como o vinho, mas limpam o organismo não só ajudando na perda de peso, como retardando o envelhecimento celular.

Que tal, então, uma receita simples e fácil de fazer para você tomar como suco detox e começar a limpar seu organismo?

Aposto que a maioria dos ingredientes você tem em casa na sua geladeira. Se não tem, nada que uma compra no supermercado ou na quitanda não resolva, e sem gastar muito.

 

Receita simples de suco detox

Já sei, você estava aqui pensando em alguma receita de suco detox. Pois bem, ela está aqui.

Trouxemos uma receita de suco detox testada e aprovada para combater a obesidade. E sabe o que é melhor de tudo? É saudável e saborosa.

 

Suco detox de gengibre e couve

Ingredientes:

Para dois copos de 250 a 350ml cada, eis os itens: Suco de ½ limão, gengibre (se preferir, pode retirar da receita), uma folha de couve, uma folha ou pedaço de capim cidró (ou pode substituir por algum outro chá mais adocicado) e uma maçã.

Se não tem maçã, pode substituir por duas rodelas de abacaxi. A função da fruta é deixar a receita mais saborosa.

Modo de preparo: Bata a maçã (ou abacaxi) sem as sementes no liquidificador, com o suco de limão e a folha de couve.

Vai acrescentando os ingredientes e pondo um pouco de água até a mistura ficar homogênea. Quando isso ocorrer, está pronto o suco, que pode ser servido gelado ou com cubos de gelo.

 

O golpe está aí, cai quem quer

Tem uma música tocando em todo canto por aí que gerou até memes e estes memes dizem assim: “o golpe tá aí, cai quem quer”.

Pois é, você não precisa cair duas vezes “neste golpe”. Se já engordou, dá para reduzir as medidas, não precisa continuar aumentando.

Se já teve aumento de peso, nada que um pouco de disciplina não resolva. Comece devagar antes de encanar em uma dieta complicada e que te faça desistir em poucos dias.

Comece devagar, vá melhorando a alimentação, insira alguns minutos de exercícios diários e não pare. Apenas isso.

Outra saída é trocar o refrigerante e a cerveja pelo suco detox.

O resultado vai aparecer em poucos dias, é melhor persistência e perder poucas gramas por dia, do que perder quilos e mais quilos e desistir antes da virada do mês.

Ah, por fim, “boa sorte”, como ninguém é de ferro, a gente vai precisar!