Auxílio-doença: veja como ser aprovado mais rápido

Saiba como solicitar e como ser aprovado de forma mais rápido no auxílio-doença

Atualizado em dezembro 24, 2023 | Autor: Michelle
Auxílio-doença: veja como ser aprovado mais rápido

Você vai solicitar o auxílio-doença? Então, se você está na dúvida de como fazer, saiba como facilitar o processo de aprovação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que agora existem duas maneiras de solicitar o benefício.
Desta forma, as medidas reduzem o tempo de espera para quem está requerendo o benefício.
Então, além desta boa notícia de que o órgão vai facilitar sua aprovação, saiba que o processo vai ficar mais simplificado.
Se você já precisou deste auxílio no passado, com certeza você lembra que a solicitação sempre foi lenta e burocrática, ou seja, uma grande fila de espera.

Sendo assim, o Ministério da Previdência Social (MPS) autorizou uma nova forma de solicitação do auxílio-doença e nós vamos te contar tudo aqui neste post. Bora!

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Saiba o que é o Benefício por Incapacidade Temporária – auxílio-doença

O serviço para pedir benefício, em primeiro lugar, precisa de comprovação.
Então, é preciso comprovar com perícia médica.
E, para isso, você deve, por 15 dias seguidos, estar incapacitado para o trabalho ou para sua atividade habitual.
Além disso, durante a perícia médica também será avaliado o benefício, seja temporário (auxílio-doença) ou o auxílio permanente, também chamado de aposentadoria por invalidez.
Mas, a solicitação é iniciada pela internet, então, você não precisa ir ao INSS, ou seja, você faz tudo de forma online e só será chamado ao INSS para a perícia médica.

Conheça o auxílio-doença e veja como ser aprovado com o passo a passo

A partir de agora, vamos te explicar algumas dicas de como ser aprovado com o passo a passo para fazer a solicitação.

Então, como já falamos, o INSS efetuou mudanças com objetivo de facilitar aprovação do auxílio-doença.
Dessa forma, basta acessar o site do Meu INSS ou pelo app e realizar seu login com o gov.br.
Então, procure pelo “benefício por incapacidade” e selecione a opção “temporária”.
Desta forma, o sistema vai te guiar para as próximas etapas, lembrando que os documentamos devem ter o nome do profissional médico e o número de seu registro.

Saiba quem pode solicitar o auxílio-doença

Mas, afinal, quem pode utilizar este serviço?
Em primeiro lugar, a solicitação pode ser feito por pessoa que esteja doente e incapaz para o trabalho ou atividade habitual.
Além disso, vale frisar que o auxílio-doença é para brasileiros que necessitam se afastar temporariamente de suas atividades profissionais por um período determinado.
Contudo, para isso, você precisa ter sido contratado sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Sendo assim, veja as etapas para a realização deste serviço:
-Pedir o serviço
-Entre no Meu INSS;
-Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade” e escolha o serviço desejado.

Veja a documentação em comum para todos os casos

E, então, quer saber a documentação que é necessária?
Em primeiro lugar, o número do CPF.
Além disso, procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS), então, confira a lista:
-Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
-Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
-Além disso, entre no Meu INSS;
-Clique no botão “Consultar Pedidos”;
-Encontre seu processo na lista;
-Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Agora, confira os canais para tirar suas dúvidas, app móvel, baixe o Meu INSS.
Além disso, você pode ligar 135 ou acessar pelo site Meu INSS.