Conhecido de nós brasileiros o abacate é uma fruta que sempre foi associada a receitas doces, vitaminas, sorvete e a própria polpa da fruta servida com açúcar. Com a popularização mundial do Avocado, o abacate começou a ser consumido em receitas salgadas, por ser uma opção mais barata.

Existem mais de 500 espécies de abacate, suas manipulações genéticas para adaptação de plantio foram criando uma grande variedade. O Brasil produz 7 delas: Breda, Quintal, Fortuna, Ouro Verde, Avocado Hass, Geada e Margarida. O abacate mais consumido no Brasil é o tipo Quintal e Fortuna, ambos têm uma polpa mais amarelada e são maiores que o Avocado, são ricos em nutrientes e gordura boa, porém o avocado possui 10% menos calorias e por isso mais indicado nas dietas para emagrecimento.

 

Primo rico x primo pobre

Em 2019 a alta demanda de avocado pelo Estados Unidos, gerou uma crise de escassez mundial, levando o preço dessa fruta a disparar, foi alvo inclusive de tráfico. Após os americanos descobrirem o alto valor nutricional e sua contribuição no processo de dietas emagrecedoras, o consumo disparou e envolveu até mesmo o cartel do tráfico de drogas mexicano, que constantemente roubavam cargas dos produtores de avocado. Durante essa crise o México, maior produtor de avocado mundial, ficou sem o produto para o consumo nacional, mantendo as negociações internacionais de importação.

Embora o Avocado, esteja ganhando popularidade no Brasil, ele ainda custa quase 3x o valor do tipo Quintal, e a explicação é que a produção por aqui ainda é pequena e ele é um fruto sazonal, não é possível encontrá-lo o ano todo.  Com a procura crescente, já existem produtores interessados em expandir a produção do avocado, com isso seu valor tende a ficar mais competitivo.

Nosso abacate, já é utilizado há muitos anos não só na indústria de alimentos, mas também na indústria de cosméticos, na fabricação de cremes para pele e produtos pro cabelo, devido aos benefícios de seus componentes.

 

Benefícios

Ambos, possuem óleos saldáveis, são agentes reguladores do colesterol ruim, são antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce, rico em potássio, fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E, possui vitamina A que é um ótimo fortalecedor para o cabelo, ajuda a combater a queda. É um importante alimento contra a ansiedade e controle do estresse.

No caso do Avocado ele ajuda a reter mais nutrientes, e é menos calórico, por isso é mais indicado pelos nutricionistas para aqueles que tem a redução de peso como objetivo.

 

Receitas salgadas

Para quem ainda não provou o abacate na sua forma salgada, ou só conhece o Guacamole, aqui vão algumas dicas que podem ser usadas com os dois tipos.



Maionese de abacate

Ingredientes

1 Abacate ou 2 Avocados maduros

½ cebola picada

Suco de 1 limão

Sal e pimenta a gosto

Bata no liquidificador ou processador de alimentos até ficar uma pasta homogênea

 

Molho pesto de abacate

200g de abacate ou avocados maduros

1 xícara de folhas de manjericão fresco

4 dentes de alho

1 colher de chá de sal

5 castanhas-do-pará

½ xícara de queijo parmesão ralado

½ xícara de azeite

Pimenta do reino a gosto

Reserve o azeite, e bata num processador os outros ingredientes por 2 minutos, então vá acrescentando o azeite aos poucos até ficar homogêneo. Sirva com a massa de sua preferência.

 

Ceviche de abacate com salmão

200g de salmão cortado em cubos

150g de abacate ou avocado em cubos

1 colher de sopa de azeite

Cebola picada

1 limão

1 ramo coentro ou salsinha

Pimenta rosa

1 colher de chá de gengibre em pó

 

Em um recipiente de vidro misture os ingredientes, leve à geladeira 20 minutos antes de servir.