Banco Central anuncia que 33.7 milhões de chaves Pix foram cadastradas
O Banco Central divulgou nesta quarta, 14 de outubro, que foram cadastras cerca de 33,7 milhões de chaves Pix desde o início do cadastramento, que ocorreu no dia 5 de outubro.
O Pix é o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos do Banco Central. Ele utilizará chaves de endereçamento para identificar os usuários no sistema do Pix.
A chave pode ser o número do celular, CPF/CNPJ, uma sequência de caracteres aleatórios ou o e-mail do usuário.
Apesar de que o cadastramento já tenha começado, as operações com o Pix vão se iniciar em novembro. No dia 3, terá início a fase de testes, disponível apenas para alguns clientes. No dia 16, todos os usuários cadastrados poderão fazer pagamentos e transferências.
Espera-se que o Pix substitua o TED e o DOC. Com o Pix, as transações serão feitas em cerca de 10 segundos, a qualquer hora e dia da semana, incluindo domingos e feriados. Além disso, as transações não terão nenhum custo para as pessoas físicas. Desse modo, o Pix se mostra como uma opção muito mais viável do que o TED e Doc.
Número de chaves cadastras por instituição
As fintechs foram as instituições financeiras com o maior número de chaves cadastradas, superando até os bancos mais convencionais do país.
O Nubank lidera a lista, com 8.086.037 chaves cadastrada. O Bradesco foi o banco com o maior número de chaves cadastradas, com 3.710.035 chaves. A seguir, veja a lista completa, divulgada pelo Banco Central.
Nubank 8.086.037
Mercado Pago 4.731.115
PagSeguro 4.317.25
Bradesco 3.710.035
Caixa 2.499.903
Banco do Brasil 2.147.744
Itaú Unibanco 1.756.684
Santander 1.637.709
PicPay 1.135.336
Inter 889.588
Original 523.850
C6 335.738
Como cadastrar uma chave Pix?
O cadastramento pode ser feito por qualquer pessoas interessada em utilizar o sistema. Ou seja, você não é obrigado a fazer um cadastro.
Você precisa ter um conta corrente, poupança ou carteira digital em uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.
O cadastramento é feito pelo aplicativo para smartphone ou pelo internet banking.
Você pode usar os seguintes dados para cadastrar a sua chave PIX:
- Número do CPF e CNPJ;
- E-mail;
- Número do celular;
- Sequência aleatória com 32 caracteres, incluindo números e letras.
A chave deixará as transações mais práticas, pois não haverá a necessidade de informar vários dados bancários. Dessa forma, você informa a sua chave e os dados são preenchidos automaticamente.
Cada usuário não poderá vincular uma mesma chave a outra instituição financeira. Ou seja, se você cadastrou o seu CPF em um banco, não poderá usá-lo novamente em outros. Nesse caso, será necessário usar outro dado.
Além disso, os usuários terão um limite de chaves cadastradas. Pessoas físicas terão um limite de 5 chaves por conta, enquanto que pessoas jurídicas poderão cadastrar 20 chaves por conta.
No entanto, se o usuário possuir uma outra conta em outro banco, ele poderá cadastrar mais cinco chaves, ou vinte, caso seja pessoa jurídica.