Banco tradicional x banco digital: o que é melhor para mim?
Quer abrir uma conta em um banco, mas não sabe se abre em um banco tradicional ou digital? Então leia este post para saber as principais diferenças entre os dois tipos de banco!
A popularização da internet trouxe diversas mudanças para a nossa sociedade. A comunicação ficou mais fácil e rápida, e as informações ficaram mais acessíveis e ágeis.
O sistema bancário também foi afetado pela internet e pela digitalização. Tanto que várias operações passaram a ser realizadas digitalmente, e com isso, surgiu um novo modelo: os bancos digitais.
Sendo assim, esses bancos passaram a concorrer com os bancos tradicionais, outrora consolidados no mercado financeiro.
Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois modelos? E qual deles é a melhor opção para criar uma conta?
Para responder essas perguntas, o Alto Tietê Web preparou este post. Você vai conferir aqui, as principais diferenças entre esses dois tipos de banco, além de uma análise sobre essas diferenças, para mostrar a você qual das duas opções pode ser mais adequada para você.
Quer saber mais? Então leia o post!
Quais são as principais diferenças entre bancos tradicionais e digitais?
Basicamente, os bancos tradicionais funcionam por meio de agenciais físicas, e podem até ter canais digitais, mas suas operações geralmente estão centralizadas nas agencias físicas.
Já os bancos digitais raramente possuem agencias físicas. As suas operações são totalmente digitalizadas, e é possível usar todos os serviços através do site do banco, ou mesmo do aplicativo.
Entretanto, as diferenças entre os dois tipos de banco não se restringem a isso. A seguir, veja mais algumas diferenças entre os dois tipos de banco:
Abertura de conta
Nos bancos tradicionais, a abertura de conta tende a ser mais burocrática e demorada. Em geral, os bancos solicitam vários documentos para serem entregues, e esses documentos podem demorar um pouco a serem analisados.
Em alguns casos, ainda é preciso ir a uma agência física para que a abertura seja realizada. Entretanto, boa parte desses bancos já permitem uma abertura de contas via app, o que diminui a burocracia e demora para abrir uma conta.
Já nos bancos digitais, a abertura de contas costuma ser bem mais rápida e muito menos burocrática. Em alguns casos, todo o processo de abertura é livre de burocracias.
A agilidade dos bancos digitais se deve ao fato de que tudo pode ser feito diretamente do celular, e não há a necessidade de ir até uma agência física e enfrentar filas.
Além disso, a desburocratização e a acessibilidade costumam estar entre os pilares de um banco digital.
Tarifas
Entre os bancos tradicionais, o valor das tarifas e taxas pode variar bastante. Entretanto, eles são obrigados a oferecerem um pacote de serviços essenciais de forma gratuita. Dessa forma, todo mundo que tem uma conta em um banco tradicional pode fazer por mês 4 saques, 2 emissões de extrato e 2 transferências entre contas do mesmo banco.
No entanto, alguns bancos podem oferecer mais serviços gratuitamente, isso pode depender de vários fatores, como a renda da pessoa.
Os bancos digitais, por sua vez, também podem cobrar taxas pelos seus serviços. Mas, se comparado aos bancos tradicionais, o valor dessas tarifas é bem menor, ou até mesmo gratuitos.
Dessa forma, os bancos digitais costumam oferecer conta corrente digital sem nenhuma tarifa, cartão de crédito sem anuidade, e transferências ilimitadas e gratuitas, incluindo TEDs.
Serviços oferecidos
Os bancos tradicionais possuem uma grande infinidade de serviços a disposição de seus clientes. Os serviços a serem oferecidos incluem investimentos diversos, saques, depósitos, extratos, empréstimos, entre outros.
No caso dos bancos digitais, a maioria dos serviços bancários básicos são oferecidos. Entretanto, a diversidade de serviços oferecidos pode ser menor que a de um banco.
Em alguns casos, como os saques, não é possível usar um terminado do próprio banco digital, sendo necessário usar terminais da Rede Banco24Horas, por exemplo.
Atendimento
O atendimento dos bancos tradicionais é feito em diversos canais diferentes. É possível solucionar suas dúvidas ou problemas através de uma agencia física, por meio de um telefonema e, em certos casos, de forma digitalizada.
Entretanto, esse atendimento pode ser um pouco demorado, seja por causa de filas, ou por causa de burocracia.
Os bancos digitais apostam na tecnologia para criar os canais de atendimento. Existem diversos meios online para solucionar os problemas, como chats, redes sociais e tickets.
Sendo assim, o atendimento dos bancos digitais costuma ser muito mais rápido e acessível que os bancos tradicionais.
Mas afinal, qual é a melhor opção?
Os bancos digitais saem na frente dos bancos tradicionais em muitos aspectos. As taxas cobradas por eles costumam ser bem menores, é possível resolver seus problemas através dos canais de comunicação digital do banco, de forma rápida e fácil.
Além disso, é mais fácil abrir uma conta em um banco digital, já que dá pra fazer tudo pelo celular, e o processo é muito menos burocrático e muito mais rápido.
Isso não significa que os bancos tradicionais sejam ruins. A quantidade de serviços oferecidas por um banco desse tipo costuma ser maior, e os serviços podem ser bem diversos.
Além disso, os bancos tradicionais são mais consolidados que boa parte dos bancos digitais. Dessa forma, eles podem apresentar um risco menor se comparado aos digitais.
Por fim, a melhor opção para você pode variar de acordo com as suas necessidades. Os bancos digitais são mais baratos e menos burocráticos, mas os tradicionais possuem mais serviços, e são mais consolidados, representando um risco menor.