Black Friday: consumidores vão apostar nas compras com cartão de crédito

De acordo com pesquisa, 72% dos entrevistados vão usar o cartão para realizar compras parceladas nesta Black Friday

Atualizado em novembro 23, 2021 | Autor: Michelle
Black Friday: consumidores vão apostar nas compras com cartão de crédito

Em novembro de 2021 acontece a Black Friday, época mais aguardada para aproveitar os melhores preços do mercado.

Neste ano, a aposta é realizar as compras parceladas no cartão de crédito.

Anúncios


Como afirma a pesquisa de intenção de compra realizada pela rede Méliuz neste ano, cerca de 71% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a data.

Desse índice, 72% pretendem usar o cartão de crédito para realizar compras parceladas na Black Friday.

A pesquisa ainda destaca que mais da metade das pessoas vão comprar itens por desejo em 2021.

Anúncios


As respostas vão em contrário ao que aconteceu no ano de 2020, quando a maioria dos respondentes pretendia se voltar apenas para os itens necessários.

Por que comprar no cartão de crédito?

Por ser uma das opções de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros atualmente, o cartão de crédito é o escolhido para acompanhar o carrinho de compras. Isso acontece principalmente por ser um método mais prático, mais fácil de pagar e mais seguro.

Outro motivo do cartão de crédito ser protagonista na vida de muitas pessoas é a acessibilidade aos usuários. Com os cartões que utilizam a agência virtual, os usuários podem monitorar tudo com um só clique.

É possível consultar as movimentações, fazer o acompanhamento da conta, das transações, etc.

Além disso, o cartão também pode oferecer diversas vantagens para os usuários. Muitas opções oferecem Programas de Benefícios, cashback, milhas, pontuações, descontos com lojas parceiras, entre outros.

Esse é um dos grandes motivos para os usuários optarem por tal marca, tal bandeira ou tal banco.

Mas comprar com cartão de crédito é realmente mais seguro?

Apesar do avanço tecnológico, a clonagem de cartões de crédito ainda acontece, e diversos usuários que compram virtualmente acabam sendo alvo dos golpistas.

Os criminosos são extremamente criativos e a cada dia surgem novas fraudes nos estabelecimentos físicos e virtuais, então é preciso ter alguns cuidados para evitar ser enganado.

Por isso, é preciso ter cautela na hora de fazer compras virtuais com seu cartão de crédito. Principalmente na Black Friday, que será um ambiente muito propício para os golpes online.

E como se proteger dos golpes com cartão de crédito na Black Friday?

Por ser um dia com muito movimento nos sites de compras, os criminosos vão aproveitar esse ambiente frágil para pescar vítimas.

Isso pode rolar em sites falsos ou réplicas muito bem feitas. O cliente acredita ser verídico e finaliza a compra, mas é aí que acontece a clonagem do cartão, com a captura dos dados “oferecidos de mão beijada.”

Além disso, muitos anúncios com preços exorbitantes irão circular na rede. É preciso estar atento e ser esperto nesse momento, pois quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Finalize a compra pagando com o cartão virtual

Essa é uma opção que os bancos oferecem e tem menos risco de clonagem. O cartão virtual é aquele que tem um número e código gerados temporariamente, podendo expirar em determinado tempo.

São “temporários”, digamos assim. Dessa forma, caso algum golpista clone esse número, não terá tanto perigo porque ele logo vai expirar.

Atente-se aos detalhes

Além do cartão virtual, existem alguns fatores a se considerar para tomar cuidado quando for fazer compras.

Opte por sites que você já conhece e confia. Também escolha aqueles sites que possuem certificado de segurança. Se tiver um cadeado ao lado do endereço do site, significa que o site possui o certificado, e que seus dados estão protegidos.

Além disso, toda loja virtual deve informar seus dados para contato em algum local visível do site. Se você não encontrar nenhuma informação, é melhor desconfiar e comprar em outro site.