Black Friday: como aproveitar para fazer compras online?
O Alto Tietê Web separou dicas para quem quer aproveitar a Black Friday para fazer compras online. Confira!

A Black Friday, que atualmente é uma das datas mais esperadas entre os consumidores brasileiros, finalmente chegou!
Para aproveitar a data, muitos brasileiros estão trocando as lojas físicas pelo comércios eletrônico. Os motivos para a troca são diversos, mas boa parte deles estão fugindo das filas ou querem receber os produtos no conforto de seu lar.
Se você faz parte do grupo que vai dar preferência para as compras virtuais, então este post vai ser muito útil.
O Alto Tietê Web elaborou algumas dicas para quem está querendo comprar na Black Friday sem sair de casa. Com as nossas dicas, você conseguirá aproveitar as ofertas da Black Friday, e ainda vai conseguir economizar um bom dinheiro. Confira!
Faça uma lista com os produtos que você pretende comprar
A Black Friday é conhecida por suas ofertas incríveis, com descontos tentadores nos mais diversos tipos de produto. Dessa forma, é fácil se perder em meio a tantas ofertas, e acabar gastando mais do que deveria.
Sendo assim, se você quer aproveitar a Black Friday, mas não quer perder o controle de seus gastos, é preciso ter foco. Para isso, o recomendado é criar uma lista com tudo o que você quer comprar.
A lista é uma das ferramentas mais efetivas para evitar compras impulsivas durante o evento, pois com ela você consegue se ater ao que você realmente precisa comprar.
Antecipe as compras do Natal
A Black Friday é uma ótima oportunidade para você comprar diversas coisas por um ótimo preço. Então, por que não aproveitar a data para comprar os presentes de Natal e economizar um bom dinheiro?
Para isso, acrescente a sua lista os itens que você deseja comprar para presentear os seus entes queridos.
Fique atento às oscilações de preço nos últimos meses
Infelizmente, muitas lojas agem de má fé e aumentam seus preços na véspera da Black Friday, para abaixarem os preços no dia do evento. No entanto, existem ferramentas que ajudam a evitar esse tipo de oferta, que ficou conhecida como “Black Fraude”.
Sites como o Zoom, Baixou Agora e Já Cotei, monitoram o preço de diversos produtos em várias lojas diferentes, e mostram as mudanças no preço nos últimos 6 meses. Dessa forma, é possível verificar se o produto desejado teve aumentos suspeitos nos últimos meses.
Compare os preços até achar a oferta mais barata
Há uma variação de preço considerável entras ofertas da Black Friday. Portanto, é bom comparar os preços antes realizar qualquer compra.
Para facilitar o trabalho de comparar o preço de loja em loja, existem ferramentas que fazem essa comparação. Sites como o Buscapé, Mais Barato, BondFaro são ótimos exemplos.
Faça compras em sites confiáveis
Além de pesquisar pelas melhores ofertas, você também precisa se cuidar para não cair em golpes e ao roubo de dados. Uma forma de evitar que isso aconteça, é dando preferência para os sites confiáveis.
Há algumas formas para verificar se um site é confiável ou não. Primeiramente, observe se o site possui um certificado de segurança válido. Para saber isso, basta verificar se há um cadeado ao lado do endereço do site. Se houver um cadeado, significa que o site possui o certificado, e que seus dados estão protegidos.
Além disso, toda loja virtual deve informar seus dados para contato em algum local visível do site. Se você não encontrar nenhuma informação, é melhor desconfiar e comprar em outro site.
Por fim, não deixe de verificar o que outros consumidores falam sobre a reputação do site. Para saber isso, procure a página da loja nas redes sociais e veja qual a pontuação da loja em sites de proteção consumidor, como o Reclame Aqui.
Além disso, não deixe de visitar o site do Procon para saber mais sobre a loja. O órgão mantem uma lista com lojas eletrônicas não confiáveis.
Use seu cartão de crédito ao fazer compras na Black Friday
O uso do cartão de crédito pode trazer ótimos benefícios para as suas compras online. Primeiramente, ele permite que faça compras com um valor mais alto de forma parcelada.
Além disso, o cartão de crédito pode te estornar em caso de golpes, o que não acontece em pagamentos via boleto bancário ou transferência por exemplo. Apesar do estorno, é importante ficar atento ao site que você pretende comprar, conforme falamos na dica anterior, pois o roubo de dados pode trazer problemas maiores a você.
Entretanto, vale tomar alguns cuidados com o cartão de crédito, especialmente com as compras parceladas. O acumulo de parcelas pode trazer problemas, como o endividamento. Portanto, é bom tomar cuidado, e não deixar de planejar as suas compras.