Black Friday: o que fazer para não cair em golpes de sites falsos
Saiba o que fazer para evitar golpes e fraudes na Black Friday com as dicas do Alto Tietê Web
A Black Friday, que ocorre no dia 27 de novembro, pode ser uma ótima oportunidade para aproveitar descontos incríveis e comprar tudo aquilo que você precisa.
O comércio eletrônico pode ser um excelente meio para fazer suas compras. Afinal, você não precisa enfrentar filas e pode receber seus produtos no conforto de sua casa.
No entanto, muitos criminosos criam sites falsos para aplicar golpes e fraudes durante a Black Friday. Portanto, é importante dobrar o cuidado ao fazer compras online nessa época.
Dessa forma, o Alto Tietê Web preparou dicas essenciais para você passar longe de qualquer tipo de fraude, e aproveitar a Black Friday protegendo os seus dados e o seu dinheiro.
Não compre em sites sem protocolo de segurança
Existe uma forma bem simples de saber se um site é seguro ou não. Basta observar no seu navegador se há um cadeado ao lado do endereço da página.
Se há um cadeado, significa que o site possui HTTPS, que é uma sigla para Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Esse protocolo garante a segurança de seus dados, e permite proteção contra hackers.
Sendo assim, evite sites que não possuam esse tipo de protocolo e proteja suas informações pessoais.
Cuidado com sites replicados
Além de verificar se o site possui um certificado de segurança, você também deve observar se o site que você está acessando é verdadeiro ou não, pois criminosos podem criar uma cópia do site de determinada loja.
Nesses casos, o layout da loja falsa costuma ser idêntico ao da loja virtual, e só há uma forma de averiguar se o site é verdadeiro ou não, que é verificando o endereço do mesmo.
Observe se as letras do endereço estão trocadas, ou se alguma letra foi substituída por outra. Em alguns casos, os criminosos podem trocar um “o” por um “0”, um “i” por um “l” ou vice-versa.
Além disso, não deixe de observa o final do endereço do site. Na grande maioria dos casos, os sites de lojas terminam em “.com” ou “.com.br”. Entretanto, os criminosos podem usar o nome do endereço da loja e colocar uma outra terminação, diferente das mencionadas anteriormente.
Pesquisa a reputação da loja
Encontrou uma oferta incrível em uma loja que você nunca ouviu falar? É bom ter um pouco de cuidado e saber mais sobre a reputação da loja. Aliás, isso vale para qualquer tipo de loja virtual.
Para saber mais sobre a reputação de uma loja, fazer uma pesquisa em sites como o Reclame Aqui pode ser um bom começo. O site permite que consumidores façam reclamações sobre os serviços de uma loja, que por sua vez, pode responder as queixas.
Além disso, o próprio Procon mantém uma lista contendo lojas que não são confiáveis. Também é possível verificar se a loja possui um selo do E-bit, que é um site que concede selos de qualidade à lojas qualificadas.
Verifique se a loja disponibiliza informações para contato
Todas as lojas virtuais devem informar o número de CNPJ, telefone e endereço físico em um local visível.
Essa é uma obrigação estabelecida por meio do Decreto Federal 7962/13. Dessa forma, uma loja que não disponibiliza essas informações está agindo fora da lei.
Sendo assim, você deve verificar essas informações e evitar as lojas que não informam esses dados. Afinal, se a loja não faz isso, deve ter algo de errado.
Outras dicas de segurança para ficar longe de golpes e fraudes
Além dos sites falsos, os criminosos também podem usar outros meios para aplicar golpes. Sendo assim, o Alto Tietê Web separou mais três dicas para você evitar fraudes ou problemas.
Não faça compras usando redes de WiFi públicas
As redes de WiFi públicas podem quebrar um galho quando precisamos utilizar a internet, mas estamos sem crédito no celular. No entanto, elas oferecem perigo, pois hackers podem interceptar as redes e roubar dados sobre seus usuários.
Portanto, deixe para fazer as suas compras quando estiver utilizando uma rede de WiFi confiável, ou mesmo o pacote de dados da as operadora. Dessa forma, você também evita roubos de dados pessoais e de cartão de crédito.
Cuidado com preços muito baixos
É muito importante conhecer a média de preço de um determinado produto antes de comprar um produto. Assim, você consegue saber se o preço de uma oferta está baixo demais.
Se você se deparar com alguma oferta desse tipo, é bom desconfiar. Em alguns casos, você pode acabar comprando algum produto com defeito, ou ainda receber um produto que você não estava esperando.
Atente-se às condições de troca ou devolução
As grandes ofertas da Black Friday são sim importantes na hora de comprar um produto, entretanto é importante ficar atento às letras miúdas, principalmente àquelas que falam sobre as políticas de troca e devolução de uma empresa.
Essa dica é muito importante para quem deseja comprar roupas, calçados e até eletrodomésticos ou eletrônicos de modo geral, já que os produtos de vestimenta podem ter tamanhos variados, e um eletrônico pode vir defeituoso.