O desafio com certeza é ainda maior para famílias com mais de um filho e aquelas com crianças pequenas e bebês. De repente aquele passeio na casa da avó ou dos primos parou de acontecer, finais de semana no shopping e atividades no parque não estão disponíveis. Nem sequer ir à escola e ter uma interação com os coleguinhas é mais possível.

Mas a infância é a fase da vida que passa mais rápido, por isso para ajudar os pais a aproveitar esse momento com os pequenos em casa e tira-los de frente da TV e dos games, separamos algumas brincadeiras pela faixa etária pra você curtir cada fase do seu filho.

 

Brincando com crianças de 1 a 3 anos

Nessa fase eles estão desenvolvendo a coordenação motora fina e a coordenação motora ampla, por isso brincadeiras que ajudem nesse processo serão fundamentais, já que costumam ser trabalhadas nas escolinhas e a maioria não está frequentando. Separamos algumas ideias de brincadeiras que trabalham essa parte do desenvolvimento.

 Encaixando na saladeira

Você vai precisar de uma saladeira ou escorredor de macarrão ou outro objeto que tenha furinhos,

Macarrão espaguete cru.

Canudinhos de bebidas

Peça para a criança encaixar nos furinhos da saladeira e dentro dos canudinhos o macarrão, isso trabalha a coordenação motora fina, que vai ajuda-los a ter mais destreza para segurar um lápis no futuro.

 Engarrafando a caneta

Nessa brincadeira você vai precisar de garrafas pets de vários tamanhos ou potes que tenham um gargalo.

Anúncios


Papeis ou cartolina colorida

Canetinhas coloridas

Primeiro você vai decorar cada garrafa com uma cor diferente usando o papel colorido, depois peça a criança colocar as canetinhas na cor correspondente, isso vai ajudar a trabalhar além da coordenação a percepção de cores e tamanhos dos objetos.

 Carimbo de batata

Para essa atividade você precisa de batatas cruas,

Tinta guache e folha em branco.

Você mesmo corta a batata ao meio, depois faça uma forma em relevo no meio da batata, que pode ser uma estrela, um coração, uma lua. Depois peça a criança para passar tinta no desenho e ir carimbando o papel, pode ser trabalhado formas geométricas e cores com os pequenos

 

Brincando com crianças de 4 a 6 anos

Existem duas formas de fazer essa brincadeira, na primeira você cria uma teia de aranha entre as pernas de uma cadeira ou pode ser no meio de uma porta, deixando o lado adesivo para frente, faça bolinhas de papel amassado e peça a criança para arremessar. As bolinhas irão ficar grudadas como os insetos que ficam presos nas teias. Façam competições para ver quem acerta mais.

Na outra maneira você vai precisar uma alguma base onde possa remover a fita crepe com facilidade, por exemplo: uma mesa de vidro, o fundo de uma panela. Dessa vez. você vai fazer a teia grudando nessa base, e depois pedir que a criança vá removendo teia por teia, isso vai estimular concentração e a capacidade motora fina que pode ainda está se desenvolvendo.

 

Palavras secretas

Nesse jogo você vai precisar de um lápis de cor branco, papel A4, pincel e tinta. Nessa idade as crianças estão descobrindo as letrinhas e os números, essa brincadeira vai ajudar a criança a se familiarizar. Você vai escrever numa folha branca algumas letras ou números (pode usar palavras pros maiores) escreva com o lápis branco, e peça para a criança pintar com a tinta guache por cima das letras e então será revelado o que estava escrito em branco.

 Dentro fora

Se tiver um bom espaço para crianças brincarem, vai ser maravilhoso, demarque alguns círculos no chão, pode ser com bambolê, com fita adesiva, giz de lousa ou qualquer coisa que possa ser usado e não danifique seu piso. Diga para as crianças entrarem no círculo quando você falar dentro, e saírem quando falar fora. Quem for errando vai saindo do jogo.

 

Brincando com crianças de 7 a 10 anos

Nessa idade já estão grandinhos, mas ainda possuem uma mega energia para gastar e muita imaginação.

 

Passarinho no ninho e cobra no buraco

Nessa brincadeira você vai precisar de alguns brinquedos pequenos da criança, esconda sem que a criança veja. Esconda para a criança achar. Se colocar em algum lugar mais alto diga: “passarinho no ninho”, e se escondeu em algum lugar baixo diga: “cobra no buraco” e use quente e frio pra criança saber se estar perto ou longe de encontrar os brinquedos.

 Auto retrato

Imprima a foto do rosto da criança e recorte ao meio, e cole numa folha em branco, depois peça que ela desenhe o outro lado do rosto, pode fazer isso com a foto de toda a família e dos pets também.

 

Tem na geladeira

Nessa brincadeira, alguém diz tem na geladeira com a letra B, e um por um, vai falando o nome de coisas que tem na geladeira com a respectiva letra, vai saindo do jogo quem erra. Não pode repetir as palavras e pode ser feito com outras coisa e lugares por exemplo: Tem na escola com a letra C!

Aproveitem bastante esses momentos em família para se divertirem juntos, logo logo vai passar!