Cadastro oficial para o Pix começa nesta segunda

Veja o que muda com Pix que começa a valera nesta segunda feira

Atualizado em outubro 5, 2020 | Autor: Michelle
Cadastro oficial para o Pix começa nesta segunda

Começa nesta segunda (5 de outubro) o cadastramento oficial para o Pix, o novo meio de pagamentos e transferência bancárias instantâneas desenvolvido pelo Banco Central.

Apesar de que as operações com o Pix só terá início em novembro, os usuários já podem cadastrar as chamadas chaves Pix, para começarem a se familiarizar com o novo sistema.

Anúncios


Até o momento em que este artigo foi escrito, cerca de 677 instituições já oferecem o cadastro das chaves. Dentre as instituições autorizadas, estão os bancos, as finetechs, financeiras, cooperativas, aplicativos de pagamento entre outras.

Muitas instituições financeiras se anteciparam e lançaram um pré-cadastro. No entanto, as mesmas instituições terão que confirmar com os clientes que realizaram o pré-cadastro se eles realmente querem confirmar o cadastramento oficial.

O que é o Pix?

O Píx é um novo sistema de pagamentos e transferências bancárias. Criado pelo Banco Central, as transações realizadas através do sistema serão praticamente instantâneas, já que a realização da mesma durará cerca de 10 segundos. Será possível fazer as transações 24 horas por dia e em todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.

De acordo com o Banco Central, todos os usuários que forem pessoa física não pagarão para utilizar o Pix. As pessoas jurídicas, entretanto, terão que pagar pelas transações, cujo custo será bem menor do que o de outras transações, como Ted e Doc. Alguns banco e instituições financeiras estão oferecendo o Pix gratuitamente para as pessoas jurídicas.

Espera-se que o sistema, devido ao seu menor custo e disponibilidade, torne transações como o Doc e o Ted obsoletas.

As operações com o Pix começarão no dia 16 de novembro, sendo que a fase de testes, que será disponibilizada apenas para alguns clientes, começará no dia 3 de novembro.

O que é a chave Pix e como cadastrá-la

As chaves Pix, cujo nome técnico é chave de endereçamento, são o meio pelo qual os usuários do Pix irão se identificar no sistema, ou seja, elas funcionam como uma espécie de apelido ou nickname.

O objetivo dessas chaves é deixar as transações mais práticas e rápidas. Ao usá-las, não será preciso perder tempo para passar todos os dados bancários para que a operação seja feita.

O seu cadastro, no entanto, não é obrigatório para quem quer fazer ou receber uma transação pelo Pix. Será possível usar o sistema de pagamentos instantâneos sem ela, no entanto, será preciso digitar todos os dados bancários antes de tudo.

Para fazer o cadastro no Pix, é preciso ter uma conta corrente, poupança ou uma carteira digital em uma instituição financeira aprovada. O cadastramento será feito diretamente no aplicativo oficial do banco ou no internet banking.

Com a chave Pix, todas as informações básicas do usuário serão vinculadas a ela, o trará mais facilidade para quem paga e para quem recebe. Dessa forma, ao fazer qualquer tipo de transação através do Pix, será necessário digitar apenas a chave Pix para que todos os dados bancários necessário para realizar a operação sejam preenchidas ao destinatários, sendo necessário apenas conferir se todos os dados, como o valor, estão corretos.

Os seguintes dados podem ser utilizados para criar a chave Pix:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Número do celular
  • EVP, que é uma sequência aleatória formada por 32 números e letras criada no momento da solicitação. Com ela, será possível criar um QR Code para realizar a transação, não sendo necessário informar o telefone ou e-mail a desconhecidos, proporcionando uma segurança maior.

De acordo com o Banco Central, não será possível vincular uma chave a várias instituições diferentes. Sendo assim, se você cadastrou o seu CPF no Banco X, você não poderá utilizá-lo novamente na sua conta no Banco Y, sendo necessário utilizar um outro dado.

Além disso, haverá um limite de chaves por conta. Segundo o Banco Central, quem for pessoal física pode registrar cinco chaves por conta, já os usuários pessoas jurídicas terão um limite maior, podendo registrar 20 chaves por conta. Desse modo, se alguém possui uma conta em três bancos diferentes, ela poderá ter 15 chaves se for pessoa física, e se for pessoa jurídica, poderá ter 60 chaves diferentes.

QR Codes poderão ser utilizados através do QR Code

O Pix oferecerá a opção de utilizar um QR Code para fazer as transações no sistema. Com isso, o QR Code vai ser utilizado na hora de pagar as compras ou para fazer operações bancárias, podendo ser utilizado no lugar dos dados bancários do destinatário.

Dois tipos de QR Code poderão ser utilizados nas operações do Pix:

QR Code estático: Esse tipo de código possui informações fixas, definidas antes da transação. Eles podem ser utilizados para a compra de produtos que possuem um preço fixo, por exemplo.

QR Code Dinâmico: O QR Code dinâmico é utilizado para quando as informações do pagamento mudam. Este tipo pode ser usado por supermercados, já que o valor total das compras variam.

O Banco Central não estabeleceu nenhum valor máximo para as transações feitas por meio do Pix. Entretanto, as instituições financeiras poderão estabelecer limites para as transações.