Um treino completo de emagrecimento rápido

Os treinos chamados funcionais são denominados assim, por se tratar de um exercício que vai ativar todas as principais funções biológicas para o bom funcionamento do seu corpo, e isso tudo ao mesmo tempo. É por esse motivo que o desgaste físico é bem maior e queima muito mais rápido as calorias.  Alguns exercícios exigem força onde o peso da própria pessoa serve para garantir uma boa formação da musculatura.

Os treinos funcionais contribuem ainda para a flexibilidade e equilíbrio, a partir dos exercícios que vão desde saltos, aos que precisam de base de chão, como os discos de equilíbrio por exemplo. Vão garantir uma melhora da postura, tonificar a musculatura à medida que você evolui nesse tipo de treinamento seu equilíbrio também irá melhorar.

 

Fortalecimento da musculatura

No treino funcional, vários músculos trabalham ao mesmo tempo, diferente da musculação que se concentra numa parte especifica por vez. A vantagem desse tipo de treinamento para algumas pessoas pode ser a ausência da fadiga muscular pós treino, como acontece com quem costuma treinar aparelhos de pernas e glúteos. Num treinamento funcional isso é mais raro de acontecer, porem os resultados são para pessoas que buscam uma musculatura menos definida sem apelo estético.

 

Potente acelerador do metabolismo

 

Um dos motivos que essa atividade promove o emagrecimento mais rápido, é que além do trabalho corporal global, ele turbina nosso metabolismo. Como o treino funcional exige atividades com velocidade e agilidade, isso abre nossas vias respiratórias, fazendo com que o pulmão receba mais oxigênio, e por consequência nossas células e corrente sanguínea ficam melhor oxigenadas. Outro fator é que a atividade intensa cardiovascular faz os batimentos cardíacos acelerarem e isso contribui pra queima de gorduras. Quando esse tipo de atividade trabalha a musculatura, ele transforma a gordura em músculo isso porque trabalha o corpo inteiro em apenas um exercício, fazendo o processo de troca de gordura por massa magra, muito mais rápido.

 



Liberdade de ação

Os treinos funcionais vão exigir também um acompanhamento técnico de um profissional, pois contusões e acidentes podem ocorrer, mas ele não te limita a academias e aparelhos, você pode sim fazer treinos em casa, além disso móveis e objetos são bem vindos e ajudam em algumas atividades. Tenha sempre cuidado com os seus limites, cada organismo reage de um jeito a qualquer tipo de estímulo, mas em geral o treino funcional só vai trazer benefícios para sua saúde.

Por isso separamos alguns canais do Youtube pra você se inspirar e começar, e se já treina vai encontrar muitas dicas.

 

EXERCÍCIO EM CASA

https://www.youtube.com/exercicioemcasa

Esse canal é bem dinâmico, tem diversos tipos de atividades funcionais, e outras modalidades que você pode se identificar. Dicas de alimentação, aulas de alongamento, detox e muito mais. É um canal focado nas mulheres por isso vai ter muita dica de duas especialistas pra te ajudar nos resultados que você busca, tem até um treino para ajudar a melhorar a diástase.

 

CANAL DO AURERILO ALFIERI

https://www.youtube.com/aurelioneto

Aurelio é um personal trainer que criou um canal com uma rotina super dinâmica para iniciantes, com aulas ao vivo para incentivar e te motivar a partir para ação. São muitas dicas para usar os espaços de casa nesses tempos de pandemia, e por isso você encontra uma serie de treinos específicos para pessoas acima dos 50 anos e idosos, com playlist separadas para esse público.

 

CAROL BORBA

https://www.youtube.com/channel/UCw_S3AgRp0t-iXw4x5aaZ_Q

O canal da Carol tem uma pegada mais intensa e avançada de treinos, mas possui uma série de vídeos com foco em resultados específicos, como glúteos, abdômen, braços cintura e mais. Existe uma playlist de receitas fit que vão agregar aos treinos.

 

MINHA VIDA

https://www.youtube.com/tvminhavida

Outro canal completo, com variedade de treinos, dicas de saúde, beleza, alimentação e receitas rápidas fit, é o Canal Minha Vida. É feito por profissionais de diversas áreas, que vão te ajudar a aprender cada vez mais formas diferentes de se exercitar e alcançar o bem estar.