Caneta que emagrece? EMS lança a primeira genérica no Brasil

Você conhece a caneta que emagrece? As vendas já começaram

Atualizado em agosto 11, 2025 | Autor: Michelle Verginassi
Caneta que emagrece? EMS lança a primeira genérica no Brasil

As vendas da caneta que emagrece já começaram no Brasil.
Lançada pela farmacêutica brasileira EMS, é a primeira caneta contra obesidade no Brasil.
A Olire, a caneta que emagrece, usa a liraglutida como princípio ativo e os preços nas prateleiras de farmácias estão em torno de R$ 300.
Mas, afinal, o que esse grande lançamento pode significar no Brasil?

Você está disposto a usar? Então, vem saber tudo sobre o lançamento da genérica pela EMS.

Saiba tudo sobre a caneta que emagrece

A farmacêutica brasileira começou a vender a caneta contra a obesidade, ou caneta que emagrece, no início deste mês de agosto.
Dessa forma, a EMS é a primeira fabricante 100% brasileira a ingressar no mercado global de análogos como o de GLP-1.
Desde antes do lançamento do Olire – ou, simplesmente, a caneta que emagrece – o medicamento contra a obesidade ganhou até “capa de jornal” e muitas notícias relacionadas ao tema.

Trata-se de um medicamento injetável que tem como princípio ativo a liraglutida, da qual falamos acima.
Mas, além da caneta, a farmacêutica brasileira EMS também teve mais um lançamento badalado neste período.
Além da caneta usada no tratamento da obesidade, a EMS lançou outra caneta que vem dando o que falar.
Esta última é indicada para uso contra o diabetes tipo 2 e o preço é semelhante ao da outra caneta.

Sendo assim, a caneta chamada Lirux (usada para o tratamento do diabetes) e a caneta Olire já estão sendo vendidas nas farmácias e o preço de ambas é R$ 307 .
Dessa forma, com preço tabelado, a EMS publicou que garante mais acesso aos milhões de pacientes que necessitam dessas terapias”.
De acordo com a farmacêutica, a previsão é produzir 200 mil canetas dos dois lançamentos em 2025.

Entenda o que é a liraglutida usada na caneta que emagrece

As duas canetas são os primeiros produtos análogos de GLP-1 produzidos aqui no país.
Mas, se você acha que trata-se de um medicamento, você se enganou.
Conforme a EMS, o produto não é classificado como um medicamento genérico.
Mas, então, o que é a liraglutida?

Este produto da EMS foi aprovada pela Anvisa, sim, mas como um novo medicamento de ingrediente ativo já registrado no Brasil.
Ou seja, se trata de uma inovação tecnológica exclusiva aqui do Brasil e que já tinha registro no país.
Sendo assim, no final de dezembro a Anvisa aprovou e a EMS se tornou a primeira fabricante 100% nacional ingressando neste mercado global dos análogos de GLP-1.

Entenda como agem a semaglutida e liraglutida

A semaglutida e a liraglutida são as principais substâncias para tratar o diabetes tipo 2 e a obesidade.
Estes são os dois princípios ativos das canetas injetáveis utilizadas para os dois tratamentos citados.
Mas, como eles agem?
Então, de forma sintetizada, eles reduzem o apetite e dão saciedade.
Mas, mesmo que não sejam considerados tratamentos com medicamentos, ambos precisam do acompanhamento de um médico.

Mas, funciona mesmo?
Então, conforme estudos da farmacêutica, a perda de peso alegada é de 6% ao longo de 12 semanas.
Contudo, precisamos destacar o seguinte: a liraglutida é de uso diário, a semaglutida é semanal.

E qual a diferença da liraglutida e da semaglutica?
Então, vamos citar dois medicamentos que usam como base a liraglutida: Victoza e o Saxenda.
Já o Ozempic e o Wegovy usam a semaglutida.

Saiba como usar a caneta que emagrece

A farmacêutica explicou, no lançamento, que o Olire age na regulação do apetite.
Mas, além disso, ajuda a melhorar marcadores de risco cardiovascular.
Sabe aquele remedinho que você tem que tomar antes das refeições ou só depois de ter ingerido algo?
Pois é, elas podem ser ingeridas a qualquer horário e independentemente das tuas refeições – uma vez ao dia.
Mas, como já citamos, elas devem ser injetadas por via subcutânea sabe onde?
Diretamente no abdômen, na coxa ou você ainda pode escolher a parte superior do braço.