Carro novo: consórcio, empréstimo ou financiamento?
Conheça um pouco mais sobre cada uma das formas para adquirir um veículo
Pensando em trocar de carro ou adquirir um veículo novo, mas está em dúvida qual a melhor opção entre consórcio, empréstimo e financiamento? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um e escolha o melhor caminho para você.
Conheça as vantagens e desvantagens do consórcio
O consórcio sem dúvida, é o melhor caminho para quem quer pagar menos juros. Quando você faz um consórcio, um grupo de pessoas faz aportes mensais e a cada mês um dos participantes é contemplado com o valor total do contrato. Por isso, o consórcio não tem cobrança de juros, mas apenas cobrança de taxa de administração da instituição que o está oferecendo.
Dessa forma, o consórcio é a melhor opção para você pagar menos, e essa, sem dúvida, é a maior vantagem do consórcio.
Por outro lado, quando você faz um consórcio, você depende de ser sorteado para receber o valor. Nessa hora talvez você tenha que contar um pouco com a sorte. Lembre-se que você pode ser o primeiro ou o último a ser contemplado.
Por isso o consórcio vale a pena para quem não tem pressa e pode esperar esse prazo. Saiba que existem formas de antecipar o recebimento do valor total fazendo aportes maiores que funcionam como um leilão. Ou seja, em um determinado mês você faz um aporte de um valor adicional a sua parcela, e caso nenhum outro participante tenha feito um lance maior, você é automaticamente comtemplado com o valor contratado.
Essa pode ser uma boa forma de antecipar o sorteio e receber o valor total, mantendo o valor das parcelas restantes competitivo. Lembre-se que para isso, você terá que ter uma reserva para conseguir fazer o lance.
Então, de modo geral, se você não tem tanta urgência, o consórcio pode ser um bom caminho para pagar menos na compra do seu veículo novo. E você pode aumentar as suas chances de antecipar o recebimento do valor através dos lances.
Conheça as vantagens e desvantagens do financiamento
O financiamento é uma das formas mais comuns de aquisição de veículos no Brasil.
A vantagem do financiamento é que você recebe o valor total para realizar a compra do veículo pretendido. Além disso o financiamento não tem um valor pré-estipulado, com isso você pode utilizá-lo para adquirir o veículo que desejar. Outra vantagem do financiamento, é que você pode contratá-lo em até 60 meses, reduzindo bastante o valor das parcelas.
No entanto sobre o valor financiado você terá incisão de juros. Por isso é importantíssimo avaliar as condições oferecidas pelo banco ou instituição financeira que irão realizar o financiamento. Pesquise e busque sempre as menores taxas de juros, pois elas podem impactar bastante no valor total do veículo adquirido.
No financiamento também pode ser necessário o pagamento de uma entrada, com isso você precisará ter uma reserva de dinheiro para que possa realizar o pagamento inicial.
Dessa forma, o financiamento te dá flexibilidade de adquirir o veículo que deseja de forma imediata com longo prazo de pagamento, porém com uma maior taxa de juros. Lembre-se que ao contrário de imóveis, os veículos tendem a ter uma desvalorização rápida. Dessa forma veja o quanto você irá pagar no valor total pelo financiamento e quanto o veículo estará valendo ao término do prazo do seu contrato.
Conheça as vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo
O empréstimo é uma forma de crédito liberada de forma mais simples pelos bancos e instituições financeiras. Em geral o empréstimo não exige pagamento de uma entrada, e o dinheiro é liberado de forma imediata para o cliente.
O empréstimo pode parecer a forma mais simples e rápida para ter crédito aprovado e o dinheiro liberado para aquisição do veículo.
No entanto, o empréstimo tende a ser a forma mais cara de crédito para esse objetivo. Fique de olho na taxa de juros cobrada, além das demais condições impostas pelo banco. Em geral, os bancos concedem empréstimos, associados à contratação de serviços que podem gerar algumas taxas extras na sua conta. Por isso avalie bem todas as condições antes de tomar uma decisão.
Então afinal, o que levar em conta para decidir a melhor opção?
Em geral você precisa considerar três questões:
- Veja se você pode esperar e se planejar melhor, ou se tem a necessidade de realizar a compra do veículo de forma imediata
- avalie as taxas de juros cobradas em cada opção, e todas as tarifas adicionais incluídas no contrato
- avalie se você tem a possibilidade de dar uma entrada no início da negociação
Esses três fatores são decisivos para definir o melhor caminho para você. Lembre-se, no entanto, que antes de tomar uma decisão é fundamental avaliar bem as suas possibilidades para não correr o risco de se comprometer com valores e depois apertar o seu planejamento financeiro mensal.