Cartão clonado saiba como se proteger
Entenda como proceder se tiver o cartão clonado e cuidados para evitar passar por isso
O ano é 2021 e nós ainda passamos por golpes com cartão de crédito.
Algumas medidas de segurança são abordadas pelas operadoras, muita gente até aceita pagar caro por um seguro, mas mesmo assim as fraudes ainda assombram e prejudicam muitos consumidores Brasil a fora.
Por isso, vamos dar dicas para se proteger, identificar o mais rápido possível compras falsas e ensinar como agir após identificar o problema.
Os golpes mais comuns
É importante saber que a clonagem de cartão não se refere apenas as cópias físicas, mas da coleta dos dados contidos na tarja magnética ou no chip do cartão.
Por isso, o golpe mais antigo e mais comum são caixas eletrônicos e maquininhas de cartão adulteradas com skimmers, os populares “chupa cabras”, que são sistemas eletrônicos discretos instalados nesses aparelhos que fazem uma cópia de todos os seus dados e depois é removido pelos golpistas para clonar seu cartão.
Golpe da senha bloqueada– quando alguém te atende e logo após você digitar sua senha, essa pessoa olha a máquina sem que você veja e diz que a mensagem foi senha bloqueada, na hora você já pede pra tentar novamente, pois tem certeza que não digitou errado, nesse momento podem ocorrer duas situações, o atendente terá a oportunidade de memorizar sua senha e pode inclusive lhe entregar um cartão falso que tenha a mesma aparência do seu, ou esse cartão pode ser um cartão já cancelado de uma vítima anterior.
Sites e e-mails falsos – mesmo sendo bastante divulgado na internet e nas reportagens de TV a respeito desse tipo de golpe, eles ainda acontecem com frequência e o motivo pra isso é uma falta de atenção do usuário, o uso de softwares falsificados no computador como o Windows por exemplo.
Esses são só alguns dos exemplos, mas os criminosos são extremamente criativos e a cada dia surgem novas fraudes nos estabelecimentos físicos e virtuais, é preciso ter alguns cuidados para evitar ser enganado.
Dicas de cuidados e atenção
A primeira recomendação é ativar no celular as notificações de todas as transações do seu cartão de crédito, assim você irá conseguir identificar na mesma hora uma compra que não realizou e tomar as providências.
Caso seu cartão não tenha essa função certamente ele terá um aplicativo de controle onde você pode checar a fatura com frequência e se antecipar as fraudes da mesma forma.
Ative a função de pagamento por aproximação só quando sair de casa pretendendo usar seu cartão, e procure desativar assim que usar, essa função é super simples de configurar nos aplicativos dos cartões.
Esteja atento pois essa função dispensa o uso de senha para realizar compras então caso perca ou esqueça seu cartão em algum lugar ninguém vai conseguir usá-lo.
Use cartão virtual quando for comprar pela internet, eles só têm 1 único uso e isso garante que seus dados não serão reproduzidos em outras transações.
Antes de comprar em uma promoção de um site, mesmo ele sendo bastante conhecido e de confiança verifique em outros navegadores a mesma promoção e a mesma página, cheque todos os detalhes na barra de endereços, se o site for falso o endereço terá um domínio diferente da loja que o site aparenta ter.
O mesmo serve para os e-mails com superpromoções, verifique o endereço de e-mail e evite clicar nos links que são enviados, eles podem conter vírus roubadores de dados bancários.
Não é demais avisar para não escrever senhas atrás do cartão, ou aceitar ajuda de desconhecidos em agências bancárias, eles sempre têm um funcionário para ajudar com os caixas eletrônicos e passar informações.
Saiba o que fazer caso caia em um golpe
As operadoras de cartão são obrigadas a estornar vendas sinalizadas pelo cliente como não reconhecida, mesmo assim você pode ter alguma dificuldade para garantir seu direito, por isso sempre faça um Boletim de Ocorrência com todos os detalhes, comunique aos órgãos de proteção ao crédito quando tiver um cartão ou documentos perdidos ou roubados, eles podem ajudar na prevenção de novos golpes, e a comprovar junto a operadora de cartão que você realmente não realizou tal venda.
Ligue para a operadora de cartão informe o que aconteceu, os dados do B.O. e solicite o bloqueio do cartão, depois de alguns dias você irá receber outro cartão.
Se por acaso sua operadora não cancelar a venda indevida e ainda cobrar juros pelo não pagamento da fatura em questão, procure um juizado civil da sua cidade e leve o B.O. e as cobranças do cartão de crédito, o juizado irá mover uma ação contra a empresa responsável pelo cartão e o problema será resolvido em audiência, dependendo do caso você pode receber uma indenização além de ficar livre da dívida.