Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?
Confira os prós e contras e decida se o melhor negócio é solicitar outro ou ficar com o(s) que já está(ão) na sua carteira
Pelo menos metade dos consumidores brasileiros andam com pelo menos dois cartões de crédito no bolso – ou na bolsa.
É o que consta em pesquisa realizada em 2020 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na prática, o levantamento apenas confirmou o que já se sabia: na hora de pagar, é o ‘dinheiro de plástico’ que aparece na mão.
A propósito: vale a pena mesmo ter mais de um cartão de crédito no bolso? Quais são as vantagens e os riscos?
Por essa, acho que você até pagaria pra ver – com cartão, né? Mas, aqui é de graça de mesmo. O crédito é por nossa conta.
VANTAGENS
Saiba quando vale a pena ter dois ou mais cartões.
Acumular milhas
O uso do cartão também proporciona benefícios como a soma de milhas – isso, quando vinculado a um programa de fidelidade específico. Com dois cartões nas mesmas condições, por óbvio, as possibilidades aumentam para que você consiga trocar sua milhagem por aquela viagem tão desejada.
Bandeiras diferentes
Você pode ter um cartão de uma bandeira ‘x’ e outra da ‘y’ – no caso de precisar de dois, claro. Esta variedade faz sentido pelo fato de uma apresentar benefícios diferentes da outra. Diversificar é uma forma de expandir a possibilidade deste tipo de cobertura. Considere isso quando for solicitar outro cartão.
Débito e crédito
Há quem tenha o hábito de andar com dois cartões: um de débito, para que as compras não estourem o orçamento programado, e outro de crédito, para estar à mão no caso de alguma necessidade. Há cartões que desempenham ambas as funções. As regras de uso estão no app ou site da administradora.
Prazos e juros
Quem tem dois ou mais cartões possui uma margem maior de manobra no orçamento para pagamentos com prazo maior e sem juros. Trata-se de um expediente normalmente utilizado por empresários, na hora de negociar com um fornecedor. Seja qual foi o caso, é importante estar atento ao limite do crédito de cada cartão.
Sem anuidade
Já que é para ter mais de um cartão, que não seja com tantos custos. A começar, pelo da anuidade. O mercado tem muitas opções de cartões com muitas isenções de taxas. Basta verificar quais se encaixam em sua necessidade de uso. Na dúvida, dê um tour nas opções apresentadas pelo Alto Tietê.
Uso em viagens
Ainda na pegada das milhagens, uma vez que você esteja em viagem, pode separar um cartão apenas para as compras e outro para demais necessidades. É claro que ambos devem estar habilitados para se utilizar fora do país. Não se esqueça que, seja qual for o cartão, o uso implicará na cobrança de impostos.
Um de sobra
Com dois ou mais cartões, você pode manter sua programação de compras ou pagamentos por pelo menos um deles se algum vier a faltar por furto, roubo, perda ou mesmo bloqueio, até que chegue o novo. É aquela: sempre vai ter algum para te ‘salvar’ se precisar pagar uma conta de última hora ou um fornecedor.
DESVANTAGENS
Confira quando é melhor que você tivesse apenas um – ou, que sabe, até nenhum cartão.
Risco de inadimplência
O que é o cartão de crédito senão o dinheiro que se utiliza de terceiros para se pagar depois com juros? Por isso, todo juízo é pouco. Com dois ou mais cartões então, a preocupação aumenta na mesma proporção. Certifique-se, o tempo todo, de gastar somente o que deverá pagar quando a fatura chegar.
Falência
Achou a palavra aí muito ‘pesada’? Experimente deixar de pagar um – ou, muito pior – dois cartões de crédito. Os juros rotativos serão implacáveis, ao ponto de custar seu nome (o que é só o começo) e corroer seu patrimônio. Não se trata de tocar o terror, mas de expor a realidade como ela é. Pode acreditar.