Cartão de crédito sem anuidade: será que vale a pena?

Saiba tudo sobre cartão de crédito sem anuidade, veja se vale a pena e confira três dicas de cartões

Atualizado em abril 10, 2024 | Autor: Michelle Verginassi
Cartão de crédito sem anuidade: será que vale a pena?

Ter um cartão é sinônimo de praticidade nos dias atuais, mas o preferido dos brasileiros, o cartão de crédito sem anuidade vale a pena, ou é melhor pagar mensalidade e ter mais benefícios?
Pois bem, a praticidade dos cartões tem um custo, chamado de anuidade, que pode ser paga em algumas parcelas ao longo do ano ou então como mensalidade, por 12 meses.
Mas, afinal, o que é anuidade do cartão?
A anuidade é uma taxa cobrada pelos bancos para te oferecer um cartão e seus benefícios.
Entre eles, o limite, por exemplo, que nada mais é do que um empréstimo do banco a curto prazo para você usar hoje e pagar na próxima fatura.
Nos últimos anos, a moda tem sido usar cartões sem anuidade, que ganhou espaço no coração dos brasileiros com o roxinho Nubank e o cartão do Banco Inter.
Mas, não pagar anuidade vale a pena? Ou é melhor arcar com este custo e desfrutar de mais benefícios? Você já colocou esta conta na ponta da caneta?
Então, cola neste post e tire esta dúvida agora mesmo. Bora?

Saiba o que é a anuidade

Como já falamos, a anuidade é uma taxa do banco para liberar um cartão para você e, com ela, o banco paga a manutenção, administração, gerenciamento e monitoramento desse cartão.
Além disso, a anuidade do cartão de crédito é feita pelas bandeiras ou instituições financeiras que são as emissoras do cartão para oferecer benefícios.
Contudo, isso não é uma regra para todos os cartões, mas, em geral, quando você tem um cartão com anuidade, os benefícios são melhores.
Existe, por exemplo, um cartão muito popular no mercado que não cobra anuidade, contudo, não oferece nenhum benefício, salvo o limite mesmo!

Será que vale a pena ter um cartão de crédito sem anuidade

Quando falamos em anuidade, uma das maiores vantagens é o programa de pontos.
Ou seja, normalmente você só pontua para ter acesso a viagens e outros benefícios quando você paga anuidade. Mas, como já falamos, isso não é regra.
Então, através dos programas de recompensas, você pode trocar os pontos pela compra de produtos ou algum tipo de serviço.
Desta forma, cada cartão tem seus requisitos e sua forma de se posicionar no mercado, contudo, quanto mais você compra, mais pontos ele vai acumular.
Além disso, o preço da anuidade varia bastante, embora seja regulamentado pelo Banco Central (BACEN).
Mas, em geral, funciona assim: quanto mais benefícios e quanto mais exclusivo for o cartão de crédito do cliente, mais altas serão as taxas.
Mas e aí? Vale a pena pagar anuidade?
A resposta, simples e objetiva, é: depende do seu perfil e do que você busca.
Então, se você quer o cartão somente para pagar contas no dia a dia, sem pensar em viagens ou fazer compras com seus pontos, ok, um cartão sem anuidade (e, talvez, sem benefícios) está perfeito para você.
Mas, algo que você deve levar em conta quando se fizer esta pergunta é: quais benefícios eu terei ao pagar anuidade de um cartão?
Então, se por exemplo, você viaja com frequência, pagar anuidade e ter acesso a sala VIP em aeroportos vai valer muito a pena, pois vai trazer conforto e também economia na próxima viagem.
Por fim, a questão é que, antes de solicitar um cartão, verifique o que o programa de fidelidade oferece e faça as contas se vale a pena pagar aquele valor de anuidade.

Conheça cartão de crédito sem anuidade e escolha o melhor para você

Além disso, pagar um valor de anuidade mensal e poder desfrutar de um programa de pontos, que, ao longo de algum período, permita a você fazer compra de passagens aéreas com estes pontos, não é um ótimo benefício para você? Então, a resposta é…
Mas, além disso, há muitos cartões que cobram anuidade, porém, de acordo com seus gastos, você ganha isenção do valor total ou parcialmente.

Cartão Inter

O cartão Inter não cobra anuidade e já vem com uma conta no banco Inter, ou seja, ambos gratuitos e sem anuidade.
Este cartão é internacional, tem bandeira Mastercard, e também pode ser usado no débito.
Além disso, com esse cartão também é possível fazer saques nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.
Outra vantagem é o cashback, além de permitir investir pelo app, o qual é um benefício, mesmo que você não tenha anuidade.

Nubank

Daria para ficar sem falar do Nubank?
Não! Pois o cartão Nubank se tornou um dos queridinhos dos brasileiros.
O Nubank não tem anuidade nem no seu cartão e nem na sua conta e, aliás, o roxinho dispensa apresentações.
O Nubank não tem nenhum truque e nem taxas escondidas.
Além disso, com um aplicativo intuitivo, você pode rastrear cada centavo gasto.

Digio

O cartão de crédito Digio é outra opção interessante dos cartões sem anuidade e, apesar disso, traz benefícios.
O cartão Digio é internacional e sua bandeira é Visa.
Entre as vantagens que oferece, está a Digio Store e o Digio Cash.
Além disso, o Digio Cash é uma função inovadora entre os cartões, que permite transferir parte do limite do seu cartão para a sua conta.