Cartão Pré-pago: Saiba tudo sobre eles
Conheça todas as vantagens dos cartões de crédito que podem ser usados por negativados
O cartão pré-pago é um cartão de crédito em que você só gasta o quanto quiser. Para usá-lo, basta fazer uma recarga e sair por aí fazendo as compras que você quiser.
Os pré-pagos podem ser bem versáteis, e você pode usá-los do jeito que você achar melhor! Tudo isso sem correr o risco de pagar juros altos por causa de uma fatura atrasada.
Além disso, eles também possuem uma outra grande vantagem: ele não exige análise de crédito! Ou seja, negativados também podem usar esse cartão.
A seguir, saiba tudo sobre essa modalidade de cartão de crédito!
O que é um cartão pré-pago?
O cartão pré-pago é um tipo de cartão de crédito. Nos cartões convencionais, você faz suas compras e depois paga todas elas na fatura.
Já no cartão pré-pago, você precisa fazer uma recarga para poder fazer compras. Ou seja, você recarrega um valor e pode usar esse dinheiro para as suas compras
De certa forma, ele funciona como um cartão de débito, mas a grande diferença é que você só pode usar a função crédito com um cartão pré-pago.
Sendo assim, você pode usar o cartão pré-pago para fazer compras online, assinar serviços de streaming, aplicativos de mobilidade urbana, e outros serviços que só podem ser feitos usando um cartão de crédito.
Como o cartão pré-pago funciona?
Como já falamos, é preciso ter saldo suficiente para fazer compras por meio de um cartão pré-pago.
Dessa forma, você precisa fazer uma recarga, que geralmente é paga por meio de um boleto, para poder comprar.
Ele também te dá acesso a uma conta virtual, em que é possível verificar seu saldo, acompanhar seus gastos e fazer uma recarga.
No entanto, você não pode fazer compras parceladas com um cartão pré-pago, e nem fazer compras na função débito. Dessa forma, quando você for usar o cartão, deverá solicitar a função crédito, seja em lojas físicas ou virtuais.
Como fazer a recarga?
Geralmente, a recarga é feita pelo aplicativo ou site do cartão. A recarga pode ser feita de duas formas diferentes:
- Por meio de boleto: Você gera um boleto no app ou site e paga. Assim que o boleto é debitado, o dinheiro já fica disponível no cartão.
- Por meio de débito em conta: É possível recarregar por meio de depósito bancário ou por transferência, seja DOC ou TED.
A forma de recarga pode variar de cartão para cartão, as informações acima se baseiam nos métodos de recargas mais comuns.
O cartão é aceito em muitos lugares?
A aceitação do cartão de crédito depende da sua bandeira. As bandeiras mais comuns são a Visa, Mastercard e Elo, e elas são aceitas na maioria dos estabelecimentos e lojas virtuais do Brasil.
Sendo assim, se o cartão possuir uma bandeira que é aceita em muitos lugares, o cartão pré-pago também será aceito em muitos lugares.
Há também opções de cartão pré-pago internacionais, em que é possível fazer compras no Brasil e no exterior.
Por fim, a bandeira do cartão pode trazer alguns benefícios para os seus usuários, como participar de programas de fidelidade para conseguir descontos especiais.
É necessário pagar alguma taxa para usar os cartões pré-pagos?
Sim, algumas empresas cobram taxas para usar o cartão pré-pago. O tipo de taxa e o valor podem variar de instituição financeira.
Geralmente, as taxas cobradas pelas empresa são as seguintes:
- Taxa de adesão: Taxa cobrada quando o cartão é solicitado;
- Mensalidade: Algumas empresas podem cobrar uma mensalidade pelo uso do cartão. Geralmente, a taxa só é cobrada quando há saldo no cartão;
- Taxa de recarga: As instituições financeiras podem cobrar uma taxa sobre as recargas no cartão;
- Saque: Uma taxa pode ser cobrada por saques feitos em caixas eletrônicos.
Quais são as vantagens de um cartão pré-pago?
Uma cartão pré-pago pode ter muitos benefícios e vantagens. De modo geral, as principais vantagens que um cartão pré-pago pode te oferecer são as seguintes:
Negativados podem ter um cartão pré-pago
Essa talvez é uma das maiores vantagens de um cartão pré-pago. Ao solicitá-lo, você não precisa passar por uma análise de crédito e não há necessidade de comprovar renda.
Dessa forma, basta preencher os dados solicitados pela instituição financeira, pagar uma taxa de adesão, caso seja solicitado, e pronto. O cartão é aprovado na hora e pode ser usado assim que você fizer a sua primeira recarga.
Maior facilidade para controlar seus gastos
É mais fácil controlar os seus gastos por meio de um cartão pré-pago. Como você só pode usar o dinheiro que recarregou, fica mais fácil saber o quando você pode gastar.
Dessa forma, você não corre o risco de gastar um dinheiro que você não tem e evita surpresas desagradáveis com a fatura do cartão.